ED Nº 127 – 24/06/2016

Ano 4 – Nº 127 / sexta-feira, 24 de junho de 2016 

O Blog Pensar a Educação continua acompanhando a discussão sobre as novas regras de financiamento dos Programas de Pós Graduação estabelecidas pela CAPES. O post Ainda sobre as novas regras de Financiamento da CAPES busca informar sobre as responsabilidade pela instituição de tais regras e cobra a observância às especificidades das várias áreas do sistema de pós graduação. O segundo post, Ciências Sem Fronteiras como Política de Estado – desafios para as humanidades, comenta a tramitação, no Senado, do PLS 798/2015 que institui o CSF como política de Estado no Brasil e a necessidade de acompanhamento do projeto e, caso venha a ser aprovado, de sua regulamentação, sobretudo no que se refere à definição das áreas que serão consideradas prioritárias para integrar o Programa.

Essa chatice que é uma escola sem partido – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO

Enquanto a discussão em torno do cerceamento da fala dos professores em sala de aula continua, a meninada continua perguntando. O que fazer? Não responder? Aproveito para mostrar aos estudantes o crime de lesa humanidade que querem perpetrar contra eles. Não é contra nós, professores e professoras.

Desafios da inclusão na Educação Básica – Ingrid Ludimila Bastos Lôbo – EXCLUSIVO

Os diferentes movimentos sociais que surgiram na década de 80 apresentaram uma série de demandas sobre a necessidade de transformações políticas, sociais, culturais, econômicas e educacionais. Dentre esses movimentos, destacaram-se as mobilizações em prol dos direitos das pessoas com deficiência.

Reflexões sobre a construção do Plano Estadual de Educação de Minas Gerais – Otavio Henrique Ferreira da Silva – EXCLUSIVO

Nos dias 15, 16 e 17 de junho de 2016 ocorreu a etapa final, chamada de Fórum Técnico, para a construção das diretrizes do Plano Estadual de Educação de Minas Gerais. Anterior a essa etapa, foram realizados 12 encontros regionais para debater e incluir sugestões de propostas para o Plano Estadual de Educação. A etapa final foi a oportunidade de sistematizar as propostas para a educação mineira que haviam sido aprovadas nas etapas regionais.

O que o massacre de Orlando na Florida ensina? – Pedro Castilho – EXCLUSIVO

Na madrugada do dia 12 de junho, 49 pessoas foram assassinadas na boate Pulse, na cidade de Orlando na Flórida. Aquilo que seria mais uma festa LGBTT se transformou em um massacre sanguinário que morreram pessoas que gostavam de comemorar à vida.

Carta de Florianópolis – Encontro Nacional do Forumdir e Encontro Regional da Anfope Sul

Os participantes do 37º. Encontro Nacional do Fórum de Diretores e Diretoras das Faculdades e Centros de Educação das Universidades Públicas (FORUMDIR) e do Encontro Regional da Associação Nacional pela Formação de Profissionais da Educação Sul (ANFOPE), diante do preocupante quadro de ameaças à democracia, ao Estado de direito e à educação pública, em nosso país, vêm a público manifestar sua posição e conclamar para a luta em defesa das conquistas sociais consignadas desde a Constituição de 1988.

Manifesto em Defesa da Democracia, da Educação, da C&TI e das Diversidades

Nós, professoras e professoras,  alunas e alunos, pesquisadoras e pesquisadores reunidas(os) no XI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, realizado na Universidade do Porto, em Portugal, no exercício de nossa responsabilidade profissional e cidadã, vimos nos manifestar sobre a situação política pela qual passa o Brasil neste momento em que foi rompido o Estado de Direito e a normalidade democrática.

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