ED Nº 126 – 17/06/2016

Ano 4 – Nº 126 / sexta-feira, 17 de junho de 2016 

Blog do Pensar a Educação

O Blog Pensar a Educação tem se firmado como um importante espaço de divulgação das questões relativas à educação e ciência e tecnologia e de interlocução entre os diversos sujeitos que atuam nessas áreas. Em seu primeiro mês de funcionamento o Blog teve mais de 40 mil visualizações e foi visitado por mais de 35 mil pessoas. Nessa semana, o Blog focou assuntos de grande relevância e atualidade. No post 30 dias de desgoverno Temer: 10 ações que pavimentam a volta ao passado obscuro e violento chama a atenção para as diversas politica estabelecidas ou propostas pelo governo provisório que terão como resultado o desmonte do Estado e a desestruturação das politicas públicas no país. Em outro post, Do “Volta MCTI” ao “Volta Democracia”: os cientistas na cena política, o Blog repercute a reunião da comunidade científica com o ministro provisório das Comunicações e C&TI realizada em São Paulo no último dia 08 e advoga que o grande desafios dos cientistas, hoje, é a luta pelo retorno à normalidade democrática e ao Estado de Direito. Por último, em As regras da CAPES e o desmonte das humanidades, o Blog reflete sobre os impactos negativos da nova metodologia estabelecida pela agência para o cálculo do financiamento nos Programas de Pós-Graduação das áreas de ciências humanas e sociais. Leia mais.

O que podemos pensar sobre a vida e a morte de LGBTs no Brasil com o atentado em Orlando? – Anna Paula Vencato – EXCLUSIVO

O que o massacre de Orlando nos propicia é um momento bom para pensar sobre nossos próprios preconceitos e sobre as vítimas, letais ou não, deles: o que nossas palavras, piadas, atitudes, falta de atitudes ou risadinhas informam? Em que incentivam a esta violência que agride e assassina tanta gente mundo afora e, em especial, no Brasil?

#prayforOrlando #fightforOrlando #protestforOrlandoCássio Bruno de Araujo Rocha – EXCLUSIVO

Diante do massacre ocorrido na madrugada do domingo, dia 12 de junho, na boate LGBT Pulse na cidade de Orlando nos Estados Unidos, me vi, como professor de História e historiador, frente à questão não resolvida do lugar do intelectual em relação ao Poder. Em meio ao choque e à tristeza pelas vidas mais uma vez estupidamente perdidas de pessoas LGBT’s, qual posição o intelectual pode, ou deve, tomar?

Resistências, contracondutas e o filé alagoano – Roberto Silva – EXCLUSIVO

Sem dúvida, é necessário resistir! Em tempos de intensificação dos pressupostos de uma “sociedade da decepção”, de que nos fala Lipovetsky, constata-se uma proliferação das formas de individualização das responsabilidades, de descrença nas instituições públicas ou mesmo de ocaso de muitas narrativas compartilhadas.

Estudiantes inadvertidos en la educación superior  – Blanca Susana Vega Martínez – EXCLUSIVO

En México, la población de jóvenes asciende a los 21.5 millones, los cuales representan el 18.2% de la población total. De estos, de acuerdo al Instituto de Estadística y Geografía (INEGI, 2010) en México, solo el 17.1% de la población de 24 años y más, cuenta con al menos un grado aprobado en los niveles de: técnico superior, profesional, maestría o doctorado; es decir, solo un colectivo privilegiado puede acceder a la educación superior en México.

Formação continuada (e à distância) de professores – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO

Como a perfeição platônica reside apenas no mundo das ideias, caiamos no mundo real. Professores e professoras da educação básica formam-se às suas custas num cotidiano estressante sem a tranquilidade necessária para a reflexão, a atualização e a produção de novos conhecimentos para os seus alunos do mundo real.

Diálogos com Pós-Graduandos(as) em defesa da democracia para superar a crise e conquistar mais direitos – Analise da Silva – EXCLUSIVO

Promover a interiorização das instituições de maneira que os sujeitos não sejam obrigados a sair de seus locais de origens para vir estudar na UFMG e, ao mesmo tempo, aumentar o número de vagas e criar mecanismos de inclusão de sujeitos historicamente excluídos, são algumas medidas que devem ser desenvolvidas para que a meta seja atingida.

O desafio de ser professor da educação básica: será que a formação é adequada ao exercício da profissão? – Kelli Suelli Geraldi da Silva – EXCLUSIVO

Será que professores e coordenadores dos cursos de formação conhecem os problemas relacionados à violência vivenciados pelos profissionais da educação e preparam seus alunos para enfrentar essa realidade?

La formación docente y la (no) valorización de la profesión – Jorgelina Tallei – EXCLUSIVO

Y aquí cuestiono la formación inicial y continua y la posición de la Universidad como institución principal y fundamental en ese camino. Entiendo también que es válido preguntarnos cuánto se discute sobre cuestiones de formación, cuestiones pedagógicas en los propios consejos de clase.

“Acesso aos serviços públicos da educação” Educação em Pauta –  Luciano Mendes de Faria Filho

Prefeito de Doresópolis no centro-oeste de Minas proíbe crianças filhas de mães desempregadas ou afastadas do emprego de irem à creche para cortar custos da prefeitura. Você entende melhor esta história na conversa do Jornalista Vinicius Luis com o professor Luciano Mendes.

“Movimento Fora Temer”Pensando Bem – Beatriz Cerqueira

Uma série de manifestações e ocupações se espalham pelo país questionando a legitimidade do governo interino de Michel Temer e repudiando muitas de suas ações. Beatriz Cerqueira fala do lugar e da importancia destes atos.vida do trabalhador.

Nota da ADUnB sobre o fim do MCTI

Os professores e professoras da UnB, reunidos em assembleia, manifestam seu repúdio à extinção do MCTI e exigem a volta do Ministério tal qual fora pensado pela comunidade científica nacional.

 

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