ED Nº 119 – 29/04/2016

Ano 4 – Nº 119 / sexta-feira, 29 de abril de 2016 

Série Avaliação da Pós-Graduação em Educação  A Educação na Pós Graduação e no Sistema de C&TI  brasileiros – Luciano Mendes de Faria Filho – EXCLUSIVO

O CNPq publicou, em meados de 2015, os resultados do Censo dos Grupos de Pesquisa realizado em 2014. É um conjunto de dados muito importante e de grande interesse para a comunidade de pesquisa em todo o país. Como era de se esperar, os dados revelam que houve um aumento substantivo do número de pesquisadores inscritos nos grupos de pesquisa em praticamente todas as áreas.

Educação, entretenimento, autoritarismo: ainda sobre a malfadada votação – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO

Quem vez ou outra acompanha as transmissões de atividades na Câmara Federal ou no Senado, ou que já conviveu com políticos profissionais, não deveria se espantar com o volume de estultices, com o ridículo das manifestações ao votar, com o oportunismo atroz. O legislativo brasileiro funciona assim, ainda que isso seja, de certa forma, cortina de fumaça para encobrir ações e obstruções que, como se sabe, nem sempre estão a favor da nação.

Narrativas de professores sobre a deficiência – Alexandro Braga Vieira e Renata Duarte Simões – EXCLUSIVO

No contexto atual, temos direcionado atenção para os cotidianos educacionais visando lançar uma escuta sensível sobre as narrativas produzidas por professores e pedagogos acerca dos modos de ser/estar de estudantes com deficiência que vivenciam processos de inclusão escolar. Essas narrativas têm indicado pistas para compreendermos como esses sujeitos vêm sendo significados e como essa significação tem produzido barreiras para o acesso ao currículo escolar.

Sim, voltamos à educação bancária – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO

Se é que alguma vez a deixamos para trás. Estamos ultrapassando o primeiro trimestre de aulas nas redes públicas de educação e é hora da meninada (gurizada, petizada, molecada, etc…) enfrentar as Avaliações Trimestrais de… Então os professores abrem os diários (eletrônicos, quanta modernidade!) e confirmam lá, a crédito, o que o aluno conseguiu acumular para, no final do ano, “passar de ano”.

Notas sobre os tempos sombrios – Marcos Cezar de Freitas – EXCLUSIVO

Metaforicamente a lógica da casa grande é mais do que o incômodo de alguns em relação às pretensões daqueles que experimentam os benefícios da mobilidade social resultante de políticas inclusivas, de ações afirmativas ou de expansão dos marcos de cidadania.

Os discentes do Promestre interrogam a Faculdade de Educação da UFMG – Leonardo Oliveira Barbosa – EXCLUSIVO

Por que o programa de pós-graduação da FaE/UFMG oferta bolsas para os discentes do mestrado acadêmico e não oferta bolsas para os discentes do mestrado profissional? Considerando a condição docente do discente da rede pública de ensino ele também precisa de auxílio financeiro para cursar o mestrado profissional. Com a bolsa de estudos o discente poderia trabalhar em um turno em uma escola e se dedicaria no outro turno ao curso do mestrado. Como muitos discentes são arrimo de família eles precisam trabalhar em pelo menos um turno porque apenas a bolsa de estudos não sustenta o seu núcleo familiar.

Empresta a senha do wifi? – Nelson Pretto

Desde muito, as operadoras não param de ameaçar o funcionamento da rede com medidas restritivas, tentando implantar uma legislação que se adéque aos seus modelos de negócios. Foi assim com a batalha para a definição de um Marco Civil da Internet, uma espécie de Constituição da rede, e que, após aquele longo e democrático processo, serviu de exemplo para o mundo.

“O destino das verbas da educação” – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho

Na coluna Educação em Pauta, o jornalista Gustavo Cunha e o professor Luciano Mendes conversaram sobre a proposta do PMDB que desvincula receitas constitucionais da educação. Essa questão tem repercutido entre os educadores que temem queda na aplicação de investimentos para o setor e impactos na qualidade do ensino no país.

 

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