ED Nº 118 – 20/04/2016

Ano 4 – Nº 118 / quarta-feira, 20 de abril de 2016 

Série Avaliação da Pós-Graduação em Educação  Pós Graduação e Pesquisa no Brasil: as faces perversas de um projeto exitoso – Luciano Mendes de Faria Filho – EXCLUSIVO

A criatividade, a ousadia, a experimentação necessárias á produção do conhecimento científico de ponta exige, por suposto, uma sólida formação teórica e metodológica no campo em que pesquisador se insere. E a pós-graduação pode contribuir para isso. No entanto, quando o modelo e as estruturas de formação são erigidos como locus fundamental da pesquisa e quando as regras de formação se impõem à pesquisa, o resultado pode até ser o aumento do número de titulados, mas nada garante que de tal pesquisa resultará um conhecimento mais denso e inovador.

Porque tanto se falou da família para fundamentar e justificar o voto “sim” à admissibilidade do pedido de impedimento à Presidente Dilma Roussef? – Pedro Castilho, Marcelo Ricardo Pereira, André Favacho e Pablo Lima – EXCLUSIVO

Provocados pelo Pensar a Educação em Pauta 4 pesquisadores da UFMG nos ajudam a entender a contínua referência não apenas a uma família genérica, mas também ao pai (sobretudo), à mãe, aos filhos e à esposa (ninguém falou em irmão e irmã, por exemplo) para justificar e fundar o voto, e o que isso diz de nós e de nossa República e de nossa Democracia.

Pequenos apontamentos sobre a banalidade do mal – Joaquim Ramos e Sandro Santos – EXCLUSIVO

Assim, nos encaixamos como nunca nesta categoria de bichos: odiamos por muito pouco, ofendemos por menos ainda, destruímos o outro como se não tratasse de gente, imprimimos o nosso desejo à força e quando temos algum tipo de poder, não abrimos mão de usá-lo para aniquilar os mais fracos, matamos o lado racional de nós mesmos para então, entrarmos na categoria de “deuses”, acima do bem e do mal!

Nem ternos comprados em Miami podem cobrir o desnudamento do projeto privatista representado por Alkmin e Nalini – Ana Luiza Jesus da Costa – EXCLUSIVO

A lógica do privatismo está na formação de nossa sociedade desde o período colonial e se infiltrou no âmago do Estado brasileiro, mesmo quando ele precisou discipliná-la para constituir-se como poder público, quando da arquitetura do Estado Imperial. Houve momentos de maior disciplinamento da voracidade do poder privado, durante, por exemplo, a Era Vargas.

A TFP tomou o poder no Brasil –  Dalvit Greiner de Paula  EXCLUSIVO

Já faz algum tempo que a Tradição, Família e Propriedade – TFP não vem aparecendo como esse nome na cena pública brasileira. Não que ande meio caída pelas tabelas. Pelo contrário, anda espalhando ideias por todos os lados do país e domingo (17/04/2016), em dia de votação da admissibilidade do impeachment da presidente Dilma Roussef, as suas ideias apareceram com força. A TFP venceu!

Las voces que no callan – Jorgelina Ivana Tallei EXCLUSIVO

Presentes: el machismo y la intolerancia. Ausentes: el verdadero sentido de la democracia, el argumento por el cual se estaba juzgando el mérito de la presidenta. A estas alturas la palabra Dios pronunciada en vano ya se había escuchado innumerables veces. En el banquillo: el Diablo asiste la partida, sonriendo viendo a sus borregos seguir sus mandatos.

Posicionamento político do projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil  – Tarcísio Mauro Vago – EXCLUSIVO

No Programa de Rádio do dia 18 de abril, o Professor Tárcisio Mauro Vago, coordenador do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil 1822-2022, manifestou a posição do Projeto em relação aos últimos acontecimentos no cenário político brasileiro. 

“Por Deus e pela minha família” – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho

Na coluna de hoje o jornalista Gustavo Cunha conversa com o professor Luciano Mendes sobre os discursos dos deputados federais que votaram ontem pela continuidade do processo de impeachment da Presidenta Dilma Rousseff. Para o professor a leitura dos votos mostra preconceito e também resistência de determinadas bancadas sobre políticas educacionais de promoção da igualdade e da diversidade.

Abaixo assinado de professores da FaE/UFMG em defesa da democracia

Professores da Faculdade de Educação UFMG proclamam a defesa da democracia e repudiam o golpe institucional aprovado pelo Parlamento Brasileiro em 17 de abril de 2016 

O Plano Nacional de Educação e a crise do país – Simon”s Site

Não é só por falta de dinheiro, entretanto, que o PNE está fadado a se transformar em uma grande frustração. Em 2011, quando a primeira versão foi publicada, escrevemos um artigo dizendo que o Plano mais parecia uma enorme lista de Papai Noel, que não distinguia com clareza o que é prioritário do que é supérfluo, ou mesmo prejudicial.

 

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