Ano III – Edição 096 / sexta-feira, 11 de setembro de 2015
Novos indicadores educacionais, novas perspectivas para a pesquisa educacional – Maria Teresa Alves e Flavia Xavier – EXCLUSIVO
Este ano, duas novidades vieram ampliar as modalidades de consulta às estatísticas educacionais e merecem nossos aplausos: os indicadores contextuais sobre a educação desagregados até o nível das escolas e o InepData.
Desafios para a gestão democrática da educação – Otavio Henrique Ferreira da Silva – EXCLUSIVO
Os estudos sobre a gestão democrática, apesar de apontarem a importância desta para toda a educação, estão ainda concentrados no ensino fundamental e médio. Pouco se tem pensando sobre a gestão democrática na educação infantil, talvez muito por conta do recente reconhecimento desta modalidade como primeira etapa da educação básica.
Chamada I Colóquio de Estudos Chineses (CEC) – Matheus da Cruz e Zica
A realização desse Colóquio visa o fortalecimento dos estudos de culturas orientais, notadamente de matrizes chinesas, junto ao cenário da Pós-Graduação brasileira, bem como contribuir para o aprofundamento e qualificação do diálogo intercultural Brasil-China/China-Brasil.
Escola, literatura e sociedade: esquizofrenia – Digestivo Cultural
Então o que acontece se oferecer um autor vivo, interessante e contemporâneo? Fogueira. A não ser que limpem dali os grandes temas atuais, os palavrões e qualquer laivo do que possa ser chamado de preconceito.