Ano III – Edição 095 / sexta-feira, 04 de setembro de 2015
Mobilizar para o saber – Aleluia Heringer Lisboa – EXCLUSIVO
O que está sendo ensinado e como está sendo ensinado têm peso na mobilização do aluno. Do ponto de vista teórico, uma aula interessante é aquela em que ocorre o encontro do desejo e do saber, encontro, diga-se de passagem, nada fácil.
Estranhos no ninho: a questão dos professores homens na educação infantil – Joaquim Ramos e Sandro Vinicius Sales dos Santos – EXCLUSIVO
No município de Belo Horizonte, mesmo após mais de uma década de ampliação do atendimento à criança de zero a seis anos, os professores do sexo masculino ainda são vistos como “estranhos no ninho”.
Primer semestre de 2015: Panorama sobre el último “paro” de docentes en Colombia – Lyda M. González Orjuela – EXCLUSIVO
Para el gobierno nacional Colombiano lo más importante es mostrar una elevada mejora en los índices internacionales, de allí el eslogan “Colombia la más educada de américa latina” y para ello se ciñe de forma restricta a la norma internacional, de tal manera que como autómatas somos medidos bajo “estándares nacionales e internacionales”.
As direções da escola – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Segundo levantamento do IBGE divulgado na ultima semana em 74,4 por cento dos municípios brasileiros os diretores de escolas chegam à posição através de indicação política. Os dados são referentes a 2014 e fazem parte da Pesquisa de Informações Básicas Municipais. O índice destaca uma das preocupações do novo Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado pela presidenta Dilma Roussef que indica que a nomeação dos diretores seja feita com base em critérios técnicos de mérito e desempenho, e que envolvam a participação da comunidade escolar. Na coluna Educação em Pauta o jornalista Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre o papel dos administradores escolares.