ED Nº 093 – 21/08/2015

Ano III – Edição 093 / sexta-feira, 21 de agosto de 2015 

Mitos sobre ser moderno na educação – docência! – Tiago Tristão Artero –EXCLUSIVO

A apropriação bastaria para nossa realização profissional, qualidade do nosso trabalho e solidez na nossa prática. Mesmo assim, quanto mais observamos nossa prática, mais notamos o quanto nos deixamos influenciar por mitos criados relativamente ao o que é ser um “educador(a) moderno(a)”.

Colonialidade e desobediência docente – Eduardo Junio Santos Moura –EXCLUSIVO

Um olhar detido no contexto brasileiro desvela um colonialismo interno, na medida em que a negação do pensamento freireano se dá na regionalização das relações de poder. A perspectiva neocolonial que cega e cerceia, considera inadmissível que um nordestino brasileiro seja capaz de produzir uma epistême que contemple a realidade educacional latino-americana.

Quando a realidade lancinante invade o seu plano de aula – Ana Luiza Jesus da Costa – EXCLUSIVO

Eis que, na noite anterior à aula, me deparo com o texto de Eliane Brum, publicado na coluna Opinião do jornal El País de 17 de agosto de 2015. Um cortante artigo sobre a maior chacina do ano ocorrida em São Paulo, dias antes, na região de Osasco e Barueri. Quando a periferia será o lugar certo, na hora certa? Este é o título.

As Escolas Militares do Brasil e o raio x do INEP – Parte II – Educação em Pauta – Marcus Taborda

A duas semanas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP, divulgou os resultados do ENEM 2014 por escola. O levantamento realizado em parceria com o Ministério da Educação trás novos indicadores que pretendem avaliar e qualificar as instituições de ensino além dos rankings organizados pela mídia. Na coluna Educação em Pauta o jornalista Vinicius Luis conversou com o Professor Marcus Taborda sobre algumas características dos resultados divulgados.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *