EB Nº 072 – 06/03/2015

Informativo semanal do projeto “Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022”

Ano III – Edição 072 / sexta-feira, 6 de março de 2015 

Em nota à comunidade, UFMG esclarece medidas tomadas para enfrentar cenário de restrições financeirasUFMG Notícias

Na manhã desta quinta-feira, 5, o reitor Jaime Ramírez e a vice-reitora Sandra Goulart Almeida divulgaram nota à comunidade universitária sobre o cenário de restrições financeiras à execução orçamentária de órgãos e entidades vinculados ao Poder Executivo, estabelecidas pelo Decreto Federal 8.389/2015.

STJ proíbe matrícula de crianças menores de seis anos no Ensino Fundamental – Zero Hora

O Ministério Público Federal também recorreu ao STJ para que o então entendimento do TRF5 fosse válido em todo o território nacional e não apenas aos pernambucanos.

Especialistas dos Brics debatem formas de aprimorar educação – Portal MEC

O grupo que tratou da educação superior discutiu a criação da rede de universidades do Brics, a formação de uma liga de universidades para desenvolver projetos de pesquisa conjuntos e a intensificação da mobilidade acadêmica de professores, pesquisadores e estudantes do bloco.

CTC da PUC-Rio desenvolve ferramenta de auxílio para interpretação dos dados do Enem – Jornal da Ciência

Dissertação do Mestrado Profissional em Matemática (Profmat) cria ferramenta útil às escolas para o detalhamento dos resultados do exame, indo além da divulgação do Inep, que apenas utiliza a média dos alunos para ranquear escolas.

Assembleia de professores decide pela manutenção da greve – Jornal Gazeta da Povo (PR)

Professores de todo o Paraná se reuniram em assembleia nesta quarta-feira (4) e decidiram rejeitar as propostas do governo estadual e manter a greve da categoria, iniciada em 9 de fevereiro. O encontro aconteceu no estádio da Vila Capanema, no bairro Rebouças, e teve um público de cerca de 20 mil pessoas, segundo a organização da APP-Sindicato.

Estudo é instrumento de remição de pena para 1,6 mil reeducandos – Jornal Diário de Cuiabá

A remição pelo estudo é uma realidade para 1.631 alunos, distribuídos por 34 unidades penitenciárias, situadas em 29 municípios de MT e, segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), aproximadamente mais 600 recuperandos somaram-se a esse efetivo no decorrer de 2015.

Qualidade será o foco das novas metas para educação, afirma Unesco – Jornal Folha de São Paulo

A oferta de uma educação de qualidade a todos terá atenção prioritária da Unesco ao elaborar as novas metas do setor para os próximos quinze anos. Os objetivos para os 195 países membros da agência serão debatidos em encontro em maio na Coreia do Sul. 

Mais de 33 municípios executam ações para educação de jovens e adultosPortal EBC Agência Brasil

Mais 33 municípios em 15 estados estão aptos a receber recursos para ações do governo referentes à abertura de turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A medida faz parte de uma portaria publicada nesta quarta (4) no Diário Oficial da União. Serão disponibilizados R$ 11.371.130 para a criar 6.219 vagas.

Baixo desempenho do Brasil em teste da OCDE revela também desigualdade de gênero na educaçãoPortal BBC Brasil

Um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) detectou disparidades no desempenho escolar de meninos e meninas no Brasil.

Secretária de educação anuncia a extinção da UDE no AmapáJornal Diário do Amapá

A secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, afirmou na manhã dessa quarta-feira, 4, no programa LuizMeloEntrevista (Diário 90,9FM), que a Unidade Descentralizada de Execução da Educação (UDE) será extinta do serviço público no Amapá, atendendo a uma recomendação anterior do Ministério do Trabalho.

Conheça a nova formação da Comissão de Educação da CâmaraPortal Undime

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados tem nova formação. O novo presidente é o deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG). A votação, secreta, foi realizada por processo eletrônico na manhã desta terça-feira (4). Os mandatos terão a duração de 1 ano. A eleição para a indicação dos vice-presidentes será na semana que vem.

Entidades querem discutir aplicação do passe livre – Jornal Gazeta do Alagoas

As entidades de representação dos estudantes vão acompanhar de perto a regulamentação da Lei do Passe Livre, aprovada na terça-feira, 3, pela Assembleia Legislativa.

Comissão de Educação propõe Plano de Qualificação para professores da rede públicaCamara Municipal de Manaus

A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (Comed/CMM) enviará proposta de um plano de qualificação para os mais de 14 mil profissionais da Educação do município, com cursos de capacitação e palestras certificadas para melhorar o currículo dos profissionais da Educação do município.

Após indicativo de greve, governo de SC abre diálogo com professoresJornal de Santa Catarina

Poucas horas depois de ser comunicado do indicativo de greve dos professores, ogoverno estadual convidou o Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Ensino de SC (Sinte) para negociar as reivindicações da categoria.

MEC abre consulta pública para criar o ‘Enem online’Portal G1

O Ministério da Educação abriu uma consulta pública para debater a construção de um formato de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) online e já recebeu mais de 2,2 mil contribuições até as 18h desta quarta-feira (4). A consulta pública receberá contribuições até o próximo dia 17 no site enemdigital.mec.gov.br.

Educadores da rede municipal de Peixe deflagram greve por tempo indeterminadoJornal Conexão Tocantins

Os educadores deflagraram greve em assembleia realizada nesta quarta-feira, 04. A rede municipal de Ensino conta com cerca de 250 profissionais e atende aproximadamente dois mil alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *