Debates em Educação, Ciência e Tecnologia

 

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Há futuro para as universidades públicas brasileiras? Artigo de Luciano Mendes de Faria Filho

Fonte: Jornal da Ciência, 14 de dezembro de 2012

Uma pergunta assim posta, justo no momento em que as universidades públicas federais do Brasil conhecem um crescimento

“nunca antes visto neste país” (sic!), parece pura retórica. Mas, infelizmente, não é.

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Doutorado Pleno no Exterior abre inscrições para 2013 e publica regulamento

Fonte: Jornal da Ciência, 14 de dezembro de 2012

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recebe, até o dia 31 de janeiro de 2013,

exclusivamente pela internet, as inscrições para o processo seletivo do programa Doutorado Pleno no Exterior.

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Critérios para concessão de bolsas de estudos são questionados

Fonte: Jornal da Ciência, 14 de dezembro de 2012

Estudantes e deputados questionaram nesta quinta-feira (13) os critérios utilizados pelo Programa Ciência Sem Fronteiras

na concessão de bolsas de estudos para estudantes de pós-graduação.

No último edital da instituição, cursos das áreas de humanas e saúde foram deixados de fora.

Em 2012, o programa concedeu cerca de 21 mil bolsas para cursos no exterior.

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Educação: revolução pela inércia?

Fonte: Jornal da Ciência, 14 de dezembro de 2012

Embora as críticas ao novo Plano Nacional de Educação estejam ligadas ao aumento de gastos previsto,

maior problema são as estratégias para inserir o País na economia do conhecimento.

Artigo da CH defende que nossas deficiências educacionais exigem ação imediata e mais investimento. 

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Educação pelos novos tempos, artigo de Maria Alice Setubal

Fonte: Jornal da Ciência, 13 de dezembro de 2012

Ao propagar um tempo novo para São Paulo, o plano de governo de Fernando Haddad destaca a implementação de um novo modelo

de desenvolvimento urbano, apoiado em uma estrutura policêntrica que induza o desenvolvimento econômico e a geração de emprego.

Assim, gostaria de contribuir para o diálogo sobre o papel estratégico da educação de modo que a gestão da cidade expresse

articulação entre educação, desenvolvimento econômico e sustentabilidade.

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Carta Aberta sobre o PL 368 de Regulamentação da Profissão de Historiador

Fonte: Jornal da Ciência, 13 de dezembro de 2012

Sociedade Brasileira de História da Ciência envia carta aos parlamentares sobre o projeto de lei nº 368,

relativo à regulamentação da profissão de historiador.

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Bolsistas têm os valores regulamentados e ganham o adicional-localidade

Fonte: Jornal da Ciência, 12 de dezembro de 2012

Portaria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), publicada nesta terça-feira (11),

regulamenta os valores das bolsas de estudos e auxílios pagos a estudantes,

pesquisadores e professores participantes dos programas e ações da Capes fora do Brasil.

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Mais recursos para educação no campo

Fonte: Jornal da Ciência, 12 de dezembro de 2012

A representante da Associação Regional das Casas Familiares Rurais, Antônia das Graças Silva,

defendeu mais investimentos na educação no campo como forma de se evitar o êxodo rural.

Ela participou nesta terça-feira (11) de audiência pública realizada pela Comissão Especial

de Reformulação do Ensino Médio, para debater o assunto.

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Criação do Instituto de Avaliação da Educação Superior gera polêmica em audiência na Câmara

Fonte: Jornal da Ciência, 12 de dezembro de 2012

Participantes da audiência pública da Comissão de Educação e Cultura que discutiu o projeto de lei 4372/12,

que cria o Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (Insaes), discordaram sobre a necessidade do novo órgão.

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Ministro avalia que situação de patentes no País está melhorando

Fonte: Jornal da Ciência, 11 de dezembro de 2012

Para Raupp, o número de registros mostra a criação de uma cultura de proteção do que é criado.

Ele participou do 15º Encontro de Propriedade Intelectual e Comercialização de Tecnologia, no Rio.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, avaliou nesta segunda-feira (10) que a situação do País no campo de patentes

está melhorando e que começa a se criar uma cultura envolvendo esse tipo de proteção. Ele participou do 15º Encontro de Propriedade Intelectual e

Comercialização de Tecnologia, que discutiu temas ligados à área e novas estratégias de inovação sob os aspectos do novo

Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em tramitação no Congresso Nacional.

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Cientistas querem aprovação de projeto de lei que facilita importação de material de pesquisa

Fonte: Jornal da Ciência, 11 de dezembro de 2012

Projeto de lei do deputado federal Romário visa diminuir burocracia que impede avanços das pesquisas no País. 

Simplificação do processo é reivindicada há anos e seria semelhante ao que já acontece nos países mais desenvolvidos.

Por todo o Brasil milhares de pesquisadores enfrentam dificuldades para dar prosseguimento a seus estudos, mas não por falta de verba ou de capacidade de trabalho. O motivo do atraso é a burocracia na importação de equipamentos, reagentes e outros itens essenciais para a prática científica no País.

Atualmente, o material importado pode levar até mais de um ano para chegar aos laboratórios nacionais.

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Sala de aula do futuro

Fonte: Jornal da Ciência, 10 de dezembro de 2012

Universidade inglesa desenvolve carteiras coletivas com telas sensíveis ao toque para tornar o ensino mais atraente às crianças.

Os equipamentos se mostraram capazes de, quando bem utilizados pelo professor, melhorar a habilidade matemática dos alunos.

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Rico banco de dados sobre educação ainda é pouco divulgado e utilizado

Fonte: Jornal da Ciência, 10 de dezembro de 2012

Para especialistas, essas informações são mais relevantes para melhorar a educação do que os rankings.

O Brasil possui um enorme banco de dados sobre alunos, professores e as escolas da rede pública, mas essas informações são pouco estudadas e utilizadas na produção de diagnósticos e na formulação de políticas públicas.

Os microdados, como são chamados, são os resultados dos questionários aplicados em avaliações de larga escala, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a Prova Brasil, usada no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Para especialistas, a divulgação organizada dessas informações é muito mais relevante para melhorar a educação no País do que a publicação de um ranking de escolas, como feito pelo Ministério da Educação (MEC) este ano com o Enem, pois é possível entender, em detalhes, as razões para um bom e um mau resultado.

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As Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas e os órgãos superiores do CNPq

Fonte: Autor Luciano Mendes de Faria Filho 

Professor da UFMG, Coordenador do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil -1822/2022 e Pesquisador da Linha de Pesquisa Políticas de C&T e Educação do Observatório das Políticas para a Educação da UFMG.

Este texto foi enviado para publicação no JC e-mail da SBPC. No entanto, sua publicação foi vetada pela sociedade sob o argumento de estar agressivo em relação às sociedades científicas das ciências humanas.

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Cresce diferença na nota da redação do Enem entre rede privada e pública 

Fonte: Jornal da Ciência, 07 de dezembro de 2012

Cresceu a diferença no desempenho entre alunos das redes privada e pública na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Dados obtidos pelo jornal Folha de São Paulo mostram que, em 2011, estudantes particulares tiveram nota média de 623,13, ante 506,31 dos concluintes do ensino médio das escolas públicas. A discrepância cresceu 56%, chegando a 116,82 pontos; no ano anterior, era de 74,95. Considerando a totalidade dos alunos, a nota média na redação do Enem caiu.

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Um terço das instituições de ensino superior no País é reprovada em avaliação do MEC

Fonte: Jornal da Ciência, 07 de dezembro de 2012

Ministério promete pena rigorosa a 324 cursos ‘repetentes’. Quase um terço (31%) das instituições de ensino superior brasileiras tiveram um desempenho considerado insatisfatório no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011, o principal indicador de qualidade do ensino superior. Das 1.875 instituições que receberam conceito do Ministério da Educação (MEC), 577 obtiveram notas 1 ou 2 numa escala que vai até 5. Os números foram divulgados ontem (6) pelo MEC. Também foi apresentado o resultado de 2011 de outro índice, o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que faz uma avaliação por curso, e não por instituição. De 6.324 cursos com conceitos divulgados, 976 (15%) tiveram notas insatisfatórias (1 ou 2).

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Royalties do petróleo: CNTE não aceita gato por lebre

Fonte: SindiUte MG, 06 de dezembro de 2012

Ao tomar conhecimento do teor da Medida Provisória nº 592, a CNTE verificou que a forma de distribuição dos recursos destinados a estados e municípios, oriundos da camada Pré-Sal, continua sem vinculação própria para a área da educação pública, fato que motivou a Entidade a pedir esclarecimentos ao Ministro da Educação sobre a efetiva abrangência da referida MP e sua estimativa de arrecadação.

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Escola com ensino integral tiveram salto de qualidade 

Fonte: MEC, 06 de dezembro de 2012

O Ministério da Educação reuniu esta semana em Brasília cerca de 300 pessoas, entre elas coordenadores estaduais e regionais do programa Mais Educação, gestores de escolas e pesquisadores de 30 universidades brasileiras. Durante três dias, foram realizados grupos de trabalho, mesas de debate e muita troca de experiências sobre os êxitos e desafios relacionados à implementação do ensino integral nas escolas da rede pública brasileira.

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Avaliação aponta melhora em todos indicadores de qualidade de 2008 a 2011

Fonte: MEC, 06 de dezembro de 2012

Houve evolução na qualidade da educação superior brasileira nos últimos anos. A afirmação foi feita nesta quinta-feira, 6, pelo ministro Aloizio Mercadante, com base nos indicadores de qualidade da educação superior 2011. Foram avaliados no ano passado 8.665 cursos das áreas de ciências exatas, licenciaturas e áreas afins, bem como os cursos dos eixos tecnológicos de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial, pertencentes a 1.387 instituições de ensino superior.

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Senador diz que vigência obrigatória de acordo ortográfico será adiada

Fonte: Jornal da Ciência, 05 de dezembro de 2012

O senador Cyro Miranda (PSDB/GO) disse ontem (4) que o novo acordo ortográfico da língua portuguesa deverá ter vigência obrigatória só a partir de 31 de dezembro de 2015. O acordo, assinado em 2008 por sete países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, e que pretende simplificar as regras ortográficas e aumentar o prestígio social da língua no cenário internacional, valeria a partir de 1º de janeiro de 2013 no Brasil. No entanto, de acordo com Cyro Miranda, a presidente Dilma Rousseff declarou que vai emitir um decreto adiando a data.

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Metas para a educação precisam sair do papel

Fonte: Jornal da Ciência, 05 de dezembro de 2012

Melhorar a qualidade da educação no Brasil é meta crucial para o desenvolvimento econômico sustentável. As ações precisam sair do papel e os seus resultados devem ser acompanhados para que o sistema educacional brasileiro preencha importantes lacunas na formação de mão de obra qualificada e, principalmente, atue no avanço dos índices sociais.  “Somente conseguiremos um país melhor – do ponto de vista de crescimento sustentável e do capital social – se houver educação de qualidade para a geração atual e as futuras”, defende Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho de Administração da Gerdau.

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Senadores querem ouvir entidades científicas e estudantis sobre revalidação de diplomas estrangeiros

Fonte: Jornal da Ciência, 05 de dezembro de 2012

Em uma tentativa de evitar impactos negativos nos critérios de qualidade do ensino universitário nacional, a senadora Ana Amélia (PP/RS) pediu vistas ao Projeto de Lei (PL) nº 399 de 2011 que dispõe sobre a revalidação automática de diplomas de alunos que estudam em universidades estrangeiras.

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Guia resume obras destinadas ao ensino em escolas do campo

Fonte: SindiUte MG, 05 de dezembro de 2012

As coleções oferecidas pelo Programa Nacional do Livro Didático do Campo (PNLD-Campo) para 2013 estão à disposição de professores, diretores e orientadores educacionais de escolas públicas das zonas rurais do país. O Guia do Livro Didático do PNLD-Campo, que contém o resumo das coleções, está disponível a partir desta quarta-feira, 5, na internet.

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MEC vai reeditar conjunto de obras de grandes educadores 

Fonte: MEC, 04 de dezembro de 2012

O Ministério da Educação vai republicar um conjunto de obras de grandes educadores e pensadores brasileiros, entre eles, Paulo Freire, Cecília Meireles, Fernando Azevedo e Darcy Ribeiro. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 4, pelo ministro Aloizio Mercadante, durante o evento O Manifesto dos Pioneiros da Educação e sua Atualidade na Política Educacional no Brasil, em comemoração ao 80º Aniversário do Manifesto dos Pioneiros da Educação, no Palácio Tiradentes, Rio de Janeiro.

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Educação, ciência, tecnologia e PIB, artigo de Renato Sérgio Cordeiro 

Fonte: Jornal da Ciência, 04 de dezembro de 2012

Fomos surpreendidos com a divulgação da notícia de que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu apenas 0,6% no terceiro trimestre de 2012, ao mesmo tempo em que a presidente Dilma, atendendo a movimento liderado pelos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, vetou artigo aprovado pelo Congresso Nacional que redistribuía os royalties do petróleo para todos os estados. Medida provisória (MP) encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional regulamenta a destinação dos recursos obtidos dos novos poços de petróleo e destina 100% da receita desses campos à educação.

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Medida provisória torna obrigatória a destinação de 100% dos royalties 

Fonte: MEC, 04 de dezembro de 2012

Foi publicada na noite de segunda-feira, 3, a Medida Provisória nº 592, do dia 3 último, que destina à educação 100% dos royalties recolhidos em futuros contratos de produção de petróleo e gás. A medida determina que o recurso seja adicional aos mínimos exigidos pela Constituição. Cabe à União o repasse de 18%; a estados e municípios, 25%.

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Educação deve garantir a quilombolas acesso a conhecimentos tradicionais de seu povo, diz Fundação Palmares

Fonte: Jornal da Ciência, 03 de dezembro de 2012

Em busca do resgate das raízes das comunidades remanescentes de quilombos, o Ministério da Educação publicou, no fim de novembro, as diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola. O documento institui orientações para que os sistemas de ensino formulem projetos político-pedagógicos adequados à especificidade das vivências, realidades e história dessas comunidades.

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MEC pretende mobilizar sociedade pelos 100% dos royalties do pré-sal 

Fonte: MEC, 03 de dezembro de 2012

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez nesta segunda-feira, 3, em Brasília, apelo à sociedade para que se manifeste favoravelmente à medida provisória que destina à educação 100% dos royalties das futuras concessões de petróleo e gás. Também à educação serão destinados 50% dos rendimentos do Fundo Social, integrado pelos recursos do pré-sal.

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Cotistas de baixa renda terão bolsas em federais

Fonte: Jornal da Ciência, 30 de novembro de 2012

Ministério anuncia ajuda de custo para alunos beneficiados nas universidades. Governo garante que haverá recursos extraordinários para oferecer bolsas.Os alunos de baixa renda aprovados por meio da nova lei das cotas nas universidades federais receberão uma bolsa do Ministério da Educação para as despesas com o curso de graduação. A medida faz parte do plano nacional de ações afirmativas, que vem sendo preparado pelo governo federal e deve incluir também cotas para negros no funcionalismo público.

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Mercadante pede a senadores agilidade na votação do Plano Nacional de Educação

Fonte: Jornal da Ciência, 29 de novembro de 2012

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, pediu hoje (29) aos senadores que agilizem a votação do Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação (PNE). A matéria está na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado que fez audiência pública em conjunto com a Comissão de Educação para ouvir a posição dele quanto ao texto aprovado pela Câmara.

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SBPC encaminha carta aos senadores sobre PL que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Fonte: Jornal da Ciência, 29 de novembro de 2012

Leia o documento encaminhado aos senadores sobre o projeto que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para dispor sobre a revalidação e o reconhecimento automático de diplomas oriundos de cursos de instituições de ensino superior estrangeiras de reconhecida excelência acadêmica.

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Proporção de negros na faculdade cresce 350% em uma década

Fonte: Jornal da Ciência, 29 de novembro de 2012

Em 2011, eram 35,8% dos pretos e pardos dessa faixa etária no ensino superior, contra 10,2% em 2001. Nunca tantos pretos e pardos frequentaram o ensino superior no Brasil como em 2011, segundo a Síntese dos Indicadores Sociais (SIS) do IBGE: 35,8% dos jovens desses grupos éticos entre 18 e 24 anos que estudavam no Brasil em 2011 estavam em faculdades.

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Brasil fica em penúltimo lugar em ranking global de qualidade de educação

Fonte: Jornal da Ciência, 28 de novembro de 2012

O Brasil ficou em penúltimo lugar em um ranking global de educação que comparou 40 países levando em conta notas de testes e qualidade de professores, dentre outros fatores. A pesquisa foi encomendada à consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU) pela Pearson, empresa que fabrica sistemas de aprendizado e vende seus produtos a vários países. Os resultados foram estruturados a partir de notas de testes efetuados por estudantes dos países entre 2006 e 2010. Também foi considerada pela pesquisa a quantidade de alunos que ingressam na universidade e foram empregados.

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Fundo democratiza acesso de estudantes de baixa renda

Fonte: MEC, 27 de novembro de 2012

Instrumento criado em 2010 para democratizar ainda mais o acesso ao ensino superior, ao dispensar o papel do fiador para contratar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc) já é utilizado como garantia em mais de 240 mil contratos de crédito firmados desde 2010. Esse número equivale a 41% do total de financiamentos concedidos no período.

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Educação e pesquisa no Rio de Janeiro podem perder investimentos com mudança na Lei dos Royalties

Fonte: Jornal da Ciência, 27 de novembro de 2012

Se o Projeto de Lei 2.565/11, que redistribui a arrecadação dos royalties do petróleo entre todos os estados e municípios da Federação, for sancionado na íntegra pela presidente Dilma Rousseff, os setores de educação e pesquisa serão diretamente afetados pelo corte de verbas.

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Secretarias estaduais de educação apostam nas mudanças do ensino médio

Fonte: Jornal da Ciência, 27 de novembro de 2012

Representantes de secretarias estaduais de educação apostam no sucesso das novas diretrizes para o ensino médio público nacional. O diretor de currículos especiais da Secretaria de Educação da Bahia, Gilson Lima, elogia o fato de a reforma do currículo vir acompanhada de um conjunto de medidas.

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Investimento do governo beneficia 1,1 milhão de jovens por meio do Senai 

Fonte: MEC, 26 de novembro de 2012 

A presidenta da República, Dilma Rousseff, destacou nesta segunda-feira, no programa semanal de rádio Café com a Presidenta, o investimento do governo federal na qualificação profissional de jovens e trabalhadores. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vai criar 8 milhões de vagas em cursos técnicos e de qualificação profissional até 2014. Hoje, 2,2 milhões de jovens e trabalhadores frequentam cursos oferecidos pelo programa.

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Para CNE, novo modelo levará a prática ao ensino médio

Fonte: Jornal da Ciência, 26 de novembro de 2012

Preparar os alunos do ensino médio para o mercado de trabalho, ao ingresso nas universidades e à vida são algumas das principais propostas da Resolução nº 2 do Conselho Nacional da Educação (CNE), segundo o presidente do órgão, José Fernandes Lima.

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Professores rejeitam nomeação de Cláudia Costin para o MEC

Fonte: Sinpro Minas, 23 de novembro de 2012

Apesar de muito criticada por sua visão neoliberal e privatizante, a atual secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, Cláudia Costin,  foi convidada  pelo ministro Aloizio Mercadante para assumir a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC).

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Alunos da rede pública alcançaram uma média de 474,2 pontos em 2011

Fonte: MEC, 22 de novembro de 2012

Foram divulgados nesta quinta-feira, 22, os dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por escola, referentes à edição de 2011. Foi de 474,2 pontos a média nacional dos cerca de 891 mil alunos da rede pública que fizeram a prova em 2011, enquanto os quase 247 mil alunos de escolas particulares alcançaram a média foi 569,2 pontos.

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Ministro debate novas ações de reforço à assistência estudantil

Fonte: MEC, 22 de novembro de 2012

Investimento em apoio pedagógico, plano de tutoria e bolsas aos estudantes de baixa renda: nesses três eixos o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fixou suas propostas para reforço da política de assistência estudantil, em discussão com os reitores das universidades federais, durante a 116ª reunião ordinária da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O evento aconteceu nesta quarta-feira, 21, em São Paulo.

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Governo institui diretrizes curriculares para quilombolas

Fonte: MEC, 21 de novembro de 2012

Em cerimônia realizada no Palácio do Planalto nesta quarta-feira, 21, foi assinado o documento de diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola, que institui orientações para que os sistemas de ensino formulem projetos político-pedagógicos adequados à especificidade das vivências, realidades e história das comunidades quilombolas do país. Aprovadas anteriormente pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), as diretrizes foram publicadas na edição desta quarta-feira, 21, no Diário Oficial da União.

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Aumento de crianças com necessidades especiais na rede pública expõe carências e preconceitos 

Fonte: Jornal da Ciência, 20 de novembro de 2012

Educadora diz que pais devem denunciar escolas que não aceitam alunos especiais. De 2003 para 2011, o número de alunos com deficiência ou doenças crônicas, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação cresceu 164%. Segundo o Ministério da Educação, em 2003, 28% dos alunos que precisavam da educação especial estudavam em classes comuns e o restante, em classes especiais. Em 2007, o percentual desses alunos incluídos nas classes regulares passou para 54% e, no ano passado, para 74%, com 752 mil estudantes inscritos.

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Comissão debate novo plano de carreira para professores federais

Fonte: Jornal da Ciência, 20 de novembro de 2012

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados realiza hoje (20) audiência pública para discutir o projeto (PL 4368/12, do Executivo) que reestrutura o plano de cargos e carreiras do magistério federal. São beneficiados pela proposta os profissionais da educação básica, superior, profissionalizante e tecnológica da União, inclusive os dos ex-territórios e os das escolas vinculadas ao Ministério da Defesa, como os colégios militares.

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Brasil ocupa 14º lugar em ranking de países com mais alunos em universidades dos EUA 

Fonte: Jornal da Ciência, 13 de novembro de 2012

O relatório Open Doors, divulgado ontem (12), mostra que o número de estudantes estrangeiros em faculdades e universidades norte-americanas aumentou 6%, atingido um recorde de 764.495 alunos, no período de 2011 e 2012. O Brasil ocupa o 14º lugar entre os países com maior número de alunos estudando em universidades nos Estados Unidos. No total, segundo o estudo, 9.029 brasileiros estão matriculados em universidades norte-americanas. O embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon, disse que há um esforço conjunto entre norte-americanos e brasileiros para aumentar o número de estudantes do Brasil em instituições de ensino superior do país, por intermédio, do Programa Ciência sem Fronteiras.

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Para ter 25 de alunos por sala, País terá de criar 16 mil turmas de pré e fundamental 

Fonte: Jornal da Ciência, 13 de novembro de 2012

O projeto, recém-aprovado pelo Senado, é elogiado pedagogicamente, mas implica adaptações que demandam investimento e planejamento das redes. O Brasil vai precisar criar 16.622 turmas de pré-escola e dos dois primeiros anos do ensino fundamental se um projeto recém-aprovado pelo Senado passar pela Câmara e for sancionado pela presidente. É que o texto prevê um limite de 25 alunos por sala nessas séries iniciais da escolarização, justamente as responsáveis pela alfabetização da criança.

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UFMG, 85 anos e grandes desafios, artigo de Luciano Mendes de Faria Filho 

Fonte: Luciano Mendes de Faria Filho, Jornal da Ciência, 12 de novembro de 2012

As comemorações dos 85 anos nos oferecem a oportunidade de discutir os desafios que se colocam para a nossa jovem e quase centenária universidade. O primeiro deles é a própria posição da UFMG frente ao modelo universitário brasileiro. Recentemente o jornal Folha de São Paulo publicou ranking em que a UFMG aparece como a segunda melhor universidade brasileira, superada apenas pela USP.

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Historiadores se dividem sobre lei que regulamenta profissão 

Fonte: Jornal da Ciência, 12 de novembro de 2012

Senado aprovou projeto que obriga diploma em história para atuar na área. Texto, que inclui áreas como magistério, pesquisa e organização de documentos, deve ser votado na Câmara.

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Inspiradas nos EUA, universidades brasileiras pedem doações a ex-alunos

Fonte: Jornal da Ciência, 12 de novembro de 2012

Prática corriqueira no exterior ainda é rara no Brasil. Entre os motivos apontados por especialistas estão a inabilidade ao pedir contribuições, o não acompanhamento da carreira dos egressos e a falta de uma lei de incentivos fiscais para a educação.

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Beatriz Pont: escola deve dar a pais ideia clara sobre o que se espera deles 

Fonte: Beatriz Pont, Jornal da Ciência, 12 de novembro de 2012

Quanto maior for o engajamento dos pais na vida escolar dos filhos, melhores serão os resultados educacionais das crianças. É o que pensa a analista sênior de políticas educacionais da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) Beatriz Pont. Ela liderou pesquisa da OCDE que concluiu que priorizar os vínculos entre famílias e escolas é uma das políticas que devem ser adotadas para melhorar o ambiente de aprendizado em escolas desfavorecidas – em que problemas econômicos e sociais são mais notados.

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Redes acadêmicas brasileiras se preparam para a internet do futuro

Fonte: Jornal da Ciência, 12 de novembro de 2012

No primeiro semestre de 2013, algumas universidades e instituições de pesquisa do estado de São Paulo começarão a se conectar a uma rede experimental na qual serão testadas aplicações de novas tecnologias que poderão definir a internet do futuro.

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A greve universitária e o princípio do prazer

Fonte: Rogério Cezar de Cerqueira Leite, Jornal da Ciencia 13 de agosto de 2012 

Freud, entre as inúmeras contribuições que constituiriam a teoria psicanalítica, propôs este revelador fenômeno que consiste na transição sofrida pela criança: a passagem do princípio do prazer para o princípio da realidade.

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Instituições de ensino privadas planejam acionar Justiça contra cotas nas federais

Fonte: Paula Sarapu e Flávia Ayer, Estado de Minas, 10 de agosto de 2012  

Projeto que reserva a metade das vagas nas federais por critérios sociorraciais nem foi sancionado, mas escolas particulares já articulam estratégia para derrubá-lo na Justiça

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