Alexandre Fernandez Vaz

alexfvaz@uol.com.br

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutor em Ciências Humanas e Sociais pela Leibniz Universität Hannover, Alemanha. Frequentou ainda os cursos de Psicologia (UFSC, IMES) e de Sociologia, Filosofia e Psicologia Social (Universidade de Hannover). É professor permanente dos programas de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado) e Interdisciplinar em Ciências Humanas (Doutorado), e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea.

Deseducação republicana e Humanidades

Alexandre Fernandez Vaz A circulação de informações e contrainformações anda em ritmo tão vertiginoso, que não há tempo de discutir com cuidado cada um dos disparates que se escuta diuturnamente. O que tem dado para fazer é reagir. Há nisso,…

Universidade e livre-pensar sob ameaça

Alexandre Fernandez Vaz Há poucas semanas a administração central da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, veio a público esclarecer que não era verdade que nas instalações da instituição realizar-se-ia o II Congresso sobre Satanismo da UFSC. A direção…

Indústria cultural (à la Brasil)

Alexandre Fernandez Vaz Nos anos 1970 não era raro que as crianças brasileiras acordassem no primeiro dia da semana com o jingle que abria um programa de televisão. Capitaneado pelo mais famoso e longevo apresentador de auditório, Sílvio Santos, a…

Uma escola para a autonomia, para a boa vida

A exemplo de um episódio de educação sexual Alexandre Fernandez Vaz Não é fácil dizer que nos últimos dias uma notícia chamou a atenção. Afinal, é só abrir um bom portal de notícias e lembrar da importância da meditação, de…

Pensamento, regressão: crítica e autocrítica educacional em tempos cheios de esquinas

Alexandre Fernandez Vaz O fim do período eleitoral dissolve a disputa política mais imediata, já que agora todos sabemos quem serão os governantes de estados, como se configurarão Senado e Câmara Federal, quem será o Presidente da República. Isso traz…

Política, “mito”, luta

Alexandre Fernandez Vaz Um dos importantes avanços políticos dos últimos tempos são os processos de reconhecimento vinculados às políticas de identidade. O contemporâneo tem visto emergir grupos organizados de diferentes matizes, reivindicando participação social sem amarras, desde seu lugar de…

Algo sobre fé em tempos impolíticos

Alexandre Fernandez Vaz Em nome de um deus supostamente branco e colonizador, que nações cristãs tem adorado como se fosse o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, milhões de Negros vem sendo submetidos, durante séculos, à escravidão, ao…

Falsas notícias, desinformação e incapacidade de pensar: democracia sob ataque

Alexandre Fernandez Vaz Um dia é a foto de alguém em atitude francamente suspeita, no outro, lê-se que um artista ganhou milhões para um espetáculo comercial. Logo, divulga-se que se fulano for eleito, haverá novo confisco da poupança. Todas notícias…

Mais razão e democracia

Alexandre Fernandez Vaz É muito comum em campanhas políticas se escutar todo tipo de asneira e disparate, tanto porque os candidatos são dificilmente sinceros, dados os cálculos eleitorais feitos a cada momento, na busca incessante de convencer grupos ainda em…

Theodor W. Adorno, intelectual e professor

Alexandre Fernandez Vaz Theodor W. Adorno é o nome que de forma mais imediata se associa à Teoria Crítica da Sociedade da Escola de Frankfurt. Não é para menos, dada a extensa obra, a originalidade e a qualidade que a…

O Museu Nacional: memória e catástrofe

Alexandre Fernandes Vaz Em 2009 estive na Universidade Federal de Minas Gerais para participar de uma banca de avaliação de tese de doutorado em História, a de Ana Carolina Vimieiro-Gomes. Foi dessas tardes de trabalho que valem a pena, o…

Uma imagem duradoura – (outra vez) Passagens, de Walter Benjamin

Alexandre Fernandez Vaz O primeiro semestre viu chegar ao mercado editorial brasileiro, depois de longo hiato, a segunda edição de um livro muito especial. Refiro-me à monumental obra Passagens, de Walter Benjamin, publicado pela Editora da Universidade Federal de Minas…

Woodstock, juventude, ruínas do presente

Alexandre Fernandez Vaz Há quase cinquenta anos, em agosto de 1969, aconteceu em uma fazenda da pequena cidade de Bethel, estado de Nova York, nos Estados Unidos da América, aquele que ficou conhecido como Festival de Woodstock. Durante três dias,…

Deseducação política

Alexandre Fernandez Vaz Quando abro um portal de notícias e passo os olhos pelas chamadas de capa, não é raro que me confunda com as manchetes das telenovelas. Elas dizem de personagens que não conheço, com uma pequena legenda identificando…

Espetacularização da experiência de pesquisa: um comentário sobre a iniciação científica – exclusivo

Alexandre Fernandez Vaz ​ “Isso aí uma escola”, me disse de maneira algo enigmática o barbeiro, já lá se vai um ano. Referia-se a um pequeno aparelho de televisão colocado em frente à cadeira em que exerce seu ofício, mas…

Jogos olímpicos, sociedade, educação – exclusivo

Alexandre Fernandez Vaz Em 1º de agosto de 1936, foram abertos os Jogos Olímpicos de Berlim, um evento que impressionou pela grandiosidade e que ficou marcado como celebração da Alemanha Nazista. Não é para menos. Com mais de quatro mil atletas,…

Educação na cidade, contra o esquecimento – exclusivo

Alexandre Fernandez Vaz ​ Uma cidade, qualquer que seja, oferece em suas ruas uma história que pode ser multiplamente narrada. Não é diferente com Berlim, onde muito da história contemporânea está fartamente documentado em cada esquina. Revoltas e insurreições, mudanças na…

Vicissitudes dos pós-graduandos (I)

Alexandre Fernandez Vaz Há alguns anos, João Moreira Salles, em discurso na Academia Brasileira de Ciências, mencionava a pouca presença de cientistas como personagens do cinema e da literatura nacionais. Eles estariam ausentes do rol de referências que povoam nosso…

O que é que ele tem?, de Olivia Byington

Alexandre Fernandez Vaz Há trinta e cinco anos, uma prima de meu pai, a quem chamávamos de tia, me deu de presente um elepê de uma cantora que eu não conhecia. Identidad, deOlivia Byington, havia saído naquele mesmo ano de…

Educação, entretenimento, autoritarismo: ainda sobre a malfadada votação – exclusivo

Alexandre Fernandez Vaz No penúltimo domingo, contrariando minhas inclinações e desafiando fuso-horário e bom senso, assisti à sessão da Câmara dos Deputados que aprovou o que a comissão especial antes indicara, o impeachment da presidente do Brasil, Dilma Rousseff. Não…

Em nome do pai, aus dem abseits: sobre Peter Brückner – exclusivo

Alexandre Fernandez Vaz A primeira vez em que eu ouvi falar em Peter Brückner foi ao final do semestre de verão de 1998, quando estudava na Universidade de Hannover. Li no pequeno manual que era disponibilizado com as informações sobre…

A laicidade em questão: um exemplo que faz pensar – exclusivo

Alexandre Fernandez Vaz Berlim, cidade-estado e capital da Alemanha, cujo status de zona de ocupação só em 1995 foi integralmente levantado, tem enfrentado uma problemática escolar que poderia parecer simples, não fosse o que ela expressa nos termos dos conflitos…

Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir: uma visita, muitas ideias – exclusivo

Alexandre Fernandez Vaz A recente polêmica gerada pela inclusão de uma questão no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) que fazia referência ao livro O segundo sexo, de Simone de Beauvoir, fez lembrar a esperada visita que ela e Jean-Paul…

Extensão e pesquisa: duas ou três notas para pensar a Universidade – exclusivo

Alexandre Fernandez Vaz Desde que ingressei na UFSC como professor efetivo, formalmente em 1998, mas, de fato no ano seguinte, promovo e envolvo-me com atividades de extensão. Cursos pontuais, organização de eventos, mas, em especial, programas de formação continuada, fazem…

Pensar no interior da experiência histórica, como em Vio.Me – Ocupar, resistir, produzir! Uma ocupação de fábrica na Grécia – exclusivo

Alexandre Fernandez Vaz  “Ocupar, resistir, produzir” são palavras de ordem do Movimento Rural dos Trabalhadores Sem Terra, no Brasil. Em momento de crise mais extremada do capitalismo, na Europa esse também é um lema evocado por trabalhadores que resolvem assumir…

Nós e nossos vizinhos: sobre as relações acadêmicas na América do Sul – exclusivo

Alexandre Fernandez Vaz Costumamos dizer que o Brasil não olha muito para seus vizinhos quando o assunto é ciência e tecnologia. Uruguai, Argentina, Colômbia, entre outros, não seriam adequadamente considerados em nossas investidas acadêmicas, tampouco se consultaria, com a frequência…

Políticas de ação afirmativa na universidade: reafirmações, tensões, algo do que dizem sobre o nosso tempo

Alexandre Fernandez Vaz   Há algumas semanas noticiou-se a forte suspeita de que haveria na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) processos de fraude na autoidentificação relativa às cotas étnico-raciais para o ingresso no curso de Medicina. Indivíduos notadamente não…

Selvino José Assmann (1945-2017)

Alexandre Fernandez Vaz Quando eu ingressei na pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para cursar o mestrado, há vinte e cinco anos, já ouvira muito falar de Selvino José Assmann, e presenciara duas defesas de dissertação…

Universidade e obscurantismo – exclusivo

Alexandre Fernandez Vaz Quando ingressei no curso Psicologia na UFSC, há trinta anos, o peso das questões da sociedade e da cultura era muito grande do debate interno. Em tempos de forte politização, a Psicologia Social tinha uma presença acadêmica…

Dialética do esclarecimento: 70 anos

Alexandre Fernandez Vaz   Há setenta anos, um breve livro foi publicado em alemão por uma pequena editora de Amsterdã, depois de haver sido escrito nos Estados Unidos da América, mais precisamente na bela Califórnia. Seus autores se haviam transferido…