Centenário Lima Barreto – 100 anos de encantamento 

O Centenário Lima Barreto (1881-1922) é uma realização da Escola de Comunicação da UFRJ e da Livraria Lima Barreto. A programação acontece nos dias 01, 03, 04 e 05 de novembro de 2022, sendo um evento gratuito, com inscrição prévia e transmissão online, através do youtube/extensão ufrj. A programação conta com a participação de pesquisadores, editores, escritores, jornalistas e teatrólogos. Participam do evento Augusto Massi, Beatriz Resende, Benjamim Magalhães, Carla Andréa, Carine Prevedello, Daniela Nunes Araújo, Felipe Botelho Corrêa, Igor Sacramento, Lilia Schwarcz, Luciana Hidalgo, Luiz Ricardo Leitão, Marcelo Moutinho, Marialva Barbosa, Mercia Pessôa, Renata Miryanova, Sandra Costa. Será uma bela e justa homenagem que pretende destacar a importância do escritor para entender e pensar o Brasil de Lima Barreto nos dias de hoje. Com duração de quatro dias, proporcionamos ricas palestras e debates para o público interessado de um modo geral. O leitor e o ouvinte estarão motivados a se reconectar com a memória, pensar o presente e o futuro.

Jornalista, servidor público no Ministério da Guerra e escritor considerado pré-modernista, Lima Barreto se destaca por, já no início do século passado, denunciar as mazelas da sociedade, que se perpetuam até os nossos dias. Carioca e neto de escravos, sentiu na pele as incoerências de seu tempo, assim como também destacou em sua literatura o transe entre realidades opostas vivenciadas na cidade do Rio de Janeiro, ao transitar entre o centro, a periferia, o subúrbio e a zona sul. Escreveu “Recordações do escrivão Isaías Caminha” (1909), “Triste fim de Policarpo Quaresma” (1911), “O homem que sabia Javanês” (1911), importantes obras que compõem sua extensa criação, que foi organizada primeiramente pelo biógrafo e acadêmico Francisco de Assis Barbosa e publicada em 17 volumes  pela editora Brasiliense em 1956. Sua extensa fortuna crítica vem crescendo a cada ano e sua obra ganha adaptações no cinema, teatro, televisão e nas novas tecnologias.

Inscrições e informações, acesse aqui.  

 

PROGRAMAÇÃO

01/11/2022

Lima Barreto: um nome por ele só
(Abertura do evento com exibição de documentário com depoimentos de Carlos Nelson Coutinho, Joel Rufino e Beatriz Resende, com direção de Gabriel Collares e roteiro de Mercia Pessôa)
Horário: de 14h às 15h
Local:  Extensão UFRJ – YouTube
Com participação de  Benjamim Magalhães,  Sandra Costa, (Livraria Lima Barreto), Carine Prevedello (UFRJ) , Mercia Pessôa (UFRJ) .

As crônicas de uma cidade redesenhada e percorrida por Lima Barreto
Com a participação de Augusto Massi (USP)
Mediação:  Marcelo Moutinho (OAB/FGV)
Horário: 15h  às  17h
Local:  Extensão UFRJ – YouTube

03/11/2022

Lima Barreto: a atualidade de sua obra e fortuna crítica
Horário: de 15h às 17h
Local: transmissão online
Com a participação de Beatriz Resende (UFRJ),  Lilia Schwarcz (USP)
Mediação:  Igor Sacramento (UFRJ)

04/11/2022

Lima Barreto: A escrita de si e o espelho do outro
Horário: de 15h às 17h
Local: Extensão UFRJ – YouTube
Convidados: Felipe Botelho Corrêa (Kcl/UK) , Luciana Hidalgo (Escritora/Jornalista/Pesquisadora)
Mediação: Mercia Pessôa (UFRJ)

05/11/2022

Leitura do Conto “ O homem que sabia Javanês”
Interpretação: Carla Andréa e Renata Miryanova
Horário: de 15h às 16h
Local:  Extensão UFRJ – YouTube

Diáspora, ancestralidade, universalidade e o legado de Lima Barreto
Horário: de 16h às 18h
Local: Extensão UFRJ – YouTube
Mediação: Daniela Araújo
Convidados:  Luiz Ricardo Leitão ( UERJ) fará uma reflexão sobre o conto  “O homem que sabia Javanês”.  Marialva Barbosa  (UFRJ) apresenta uma visão sobre o legado de Lima Barreto a partir de temas como diáspora, ancestralidade e universalidade.


Imagem de destaque: Galeria de imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *