Carta aberta em defesa da democracia na escola brasileira

Carta aberta em defesa da democracia na escola brasileira

Diante dos recentes e constantes ataques à liberdade democrática nas escolas brasileiras, que vão desde o projeto de lei intitulado Escola sem Partido, que fere a liberdade de ensino e pensamento, passando pela tentativa de reforma do ensino secundário imposta pelo governo sem qualquer debate com a sociedade ou educadores, chegando ao uso da violência do Estado contra estudantes secundaristas que reivindicam os seus direitos constitucionais de maneira pacifica, pedimos o apoio da comunidade internacional para a defesa dos direitos fundamentais e constitucionais que têm sido sistematicamente atacados pelo atual e ilegítimo governo brasileiro. 

Entre os muitos retrocessos da política brasileira nos últimos meses, marcados principalmente pelo autoritarismo e pela violência, o movimento denominado “Escola sem Partido”  surgiu como proposta formal de manipulação ideológica que dá suporte à quebra do Estado de Direito, elaborada por pessoas sem qualquer relação com a educação. Definindo-se como um movimento contra a doutrinação ideológica nas escolas, ele defende uma suposta ‘neutralidade’ dos professores em sala de aula e exclui do debate escolar temas como gênero, religião e política, e mesmo o debate crítico sobre temas da atualidade, prevendo punições que vão de advertências à exoneração. A gravidade desta proposta reside no fato de ela ter sido aprovada no Estado de Alagoas e ter entrado em pauta no Senado brasileiro, mesmo contrariando a liberdade de ensino garantida pela Constituição. Fica evidente que o movimento “escola sem partido” busca não só intimidar professores, como também busca minar as bases de uma sociedade democrática, construída com conhecimento, pensamento crítico, diálogo e contato com a realidade social. 

Justamente a falta de conhecimento, de capacidade crítica e de diálogo resultou numa proposta governamental de reforma do ensino médio no Brasil sem a consulta aos alunos, professores e pesquisadores do campo educacional. Indignados contra a arbitrariedade das medidas, que se impõem por força de emenda à Constituição sem o necessário debate que o tema requer, os estudantes secundaristas brasileiros protagonizaram um movimento de resistência em defesa do direito à educação, dando uma lição de mobilização e democracia a todo o país. 

O movimento dos estudantes secundaristas, que consiste principalmente na ocupação das escolas, tem sido apoiado também por estudantes universitários, que iniciaram a ocupação das universidades brasileiras. Contra este protesto pacífico e legítimo, o governo tem utilizado a força da polícia, autorizando ações contra jovens que seriam impensáveis nestes dias: remoção forçada, isolamento, corte no suprimento de alimentos, água e luz nas escolas, e a absurda autorização judicial para ações de tortura. Essa utilização do aparato institucional do Estado – força policial, intervenção jurídica, suspensão inconstitucional de direitos – contra estudantes e professores segue sob a embaraçosa indiferença da grande mídia. 

É por essa razão que nós, abaixo assinados, repudiamos com veemência as ações antidemocráticas e violentas tomadas pelo atual governo contra professores e estudantes, e convidamos a comunidade internacional a manifestar seu apoio aos jovens brasileiros que defendem a educação e a democracia, entendendo que uma sociedade mais justa nasce com o respeito aos direitos fundamentais, às diferenças, e com o necessário exercício do diálogo. 

 

Turim, 13 de novembro de 2016. 

 

Paolo Bianchini – Università degli Studi di Torino/Itália 

Eduardo Galak  – CONICET-Universidad Nacional de La Plata/Argentina 

Marcus Aurelio Taborda de Oliveira – Universidade Federal de Minas Gerais/Brasil 

Carolina Kaufmann, Facultad de Humanidades y Artes, Universidad Nacional de Rosario, Argentina 

Patricia Camargo –Universidade de São Paulo/Brasil 

Antonio Viñao Frago – Universidad de Murcia, Espanha 

José Gonçalves Gondra – Universidadde do Estado do Rio de Janeiro, Brasil 

Paola Dogliotti Moro – Universidad de la República, Uruguai 

Felipe Quintão de Almeida – Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil 

Ricardo Luis Crisorio – CONICET/Facultad de Humanidades

de la Universidad Nacional de La Plata, Argentina 

Katya Braghini – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil 

William Moreno Gómez – Universidad de Antioquia, Colômbia  

Luciano Mendes de Faria Filho – Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil 

Mirian Jorge Warde – Universidade Federal de São Paulo, Brasil 

Noah W. Sobe – Loyola University Chicago, Estados Unidos 

Kazumi Munakata – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil  

Sergio Eduardo Centurión – Universidad Nacional de Rio Cuarto, Argentina 

Maria do Carmo Martins – Universidade Estadual de Campinas, Brasil 

Adriana Migliavacca – Universidad Nacional de Luján, Argentina 

Orlando Aguiar Junior – Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil 

Eurize Caldas Peçanha – Universidade Federal da Grande Dourados, Brasil 

Miguel Vicente Pedráz – Universidad de León, Espanha 

Miguel Somoza-Rodriguez – UNED, Espanha 

Marcus Levy Bencostta – Universidade Federal do Paraná, Brasil 

Pablo Pineau – Universidad de Buenos Aires, Argentina 

Ivan Marcelo Gomes – Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil 

María Paula Gonzáles – Universidad Nacional de General Sarmiento y CONICET, Argentina 

Michela Ferreira da Silva – Escola Estadual Professora Massako Higashioka, São Paulo, Brasil 

 

Maria Cecília Sanches – Universidade Federal de São Paulo, Brasil 

 

Nicolás Bores Callle – Universiddad de Valladolid, Espanha 

 

Natália Gil – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil 

Tarcísio Mauro Vago – Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil 

Nicolá Viñes – Universidad Nacional de La Plata, Argentina 

Marcus Vinicius Corrêa Carvalho – Universidade Federal Fluminense, Brasil 

Juliana Cesário Handam – Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil 

Alessandra Frota Martinez de Schueler – Universidade Federal Fluminense, Brasil 

Lucio Martinez Alvarez – Universidad de Valladolid, Palencia, Espanha 

Suzete de Paula Bornatto – Universidade Federal do Paraná, Brasil 

Amon Pinho – Universidade Federal de Uberlândia, Brasil 

Luiz Eduardo Oliveira – Universidade Federal de Sergipe, Brasil 

Miguel Villamón – Universitat de Valencia, Espanha 

Márcia Cristina Rossato – Universidade Federal do Paraná, Brasil 

José Geraldo Silveira Bueno – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil 

Marcelo Mariño – Universidad de Buenos Aires, Argentina 

André Luiz Lopes de Faria – Universidade Federal de Viçosa, Brasil 

Nancy Lesko – Teachers College, Columbia University, Estados Unidos 

Andrea do Rocio Caldas – Universidade Federal do Paraná, Brasil 

Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas – Universidade Federal de Sergipe, Brasil 

Sean Purdy – Universidade de São Paulo, Brasil 

Silvia Finocchio – Universidad de Buenos Aires /Universidad de La Plata, Argentina 

Marcelo Ricardo Pereira – Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil 

Kênia Hilda Moreira – Universidade Federal da Grande Dourados, Brasil 

Sidmar dos Santos Meurer – Universidade Federal do Paraná, Brasil 

Ivana Verónica Rivero – Universidad Nacional de Rio Cuarto, Argentina 

Luciana Maria Viviani – Universidade de São Paulo, Brasil 

Carlos Eduardo Vieira, Universidade Federal do Paraná, Brasil 

Marisa Massone – Universidad de Buenos Aires, Argentina 

Andrea Moreno – Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil 

Maria Aparecida Leopoldino – Universidade Estadual de Maringá, Brasil 

Daniel Lvovich – Universidad Nacional General Sarmiento, CONICET, Argentina 

Antônio Jorge Gonçalves Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil 

Adriana Maria Cancella Duarte – Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil 

Maria Rita de Almeida Toledo – Universidade Federal de São Paulo, Brasil 

Néstor Guillermo Días – Universidad de Antioquia, Colômbia 

Marcos Garcia Neira – Universidade de São Paulo, Brasil 

Ernesto Bhoslavsky – Universidad Nacional de General Sarmiento, Argentina 

Deise Cristina de Lima Picanço – Universidade Federal do Paraná, Brasil 

Márcia Aparecida Jacomini – Universidade Federal de São Paulo 

Lavinia Silvares – Universidade Federal de São Paulo, Brasil 

Alberto Moreno Doña – Universidad de Valparaíso, Chile 

Maria Aparecida Cabral – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil 

Cassia Daniele Monteiro Dias Lima, Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil 

Gabriela Ossembach – UNED, Madrid 

Carlos Antônio Giovinazzo – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil 

Álvaro Giansanti – professor aposentado da rede escolar de São Paulo, Brasil 

Claudia Engler Cury – Universidade Federal da Paraíba, Brasil 

Juarez Dayrell – Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil  

Giovana de Cássia Ramos Fanelli – Professora do Município de São Paulo, Brasil 

Antonio Simplicio de Almeida Neto – Universidade Federal de São Paulo, Brasil 

Jaison José Bassani – Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil 

Vera Lucia Gaspar da Silva – Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil 

Marco Paulo Stigger – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil 

Cleber Antonio Rodriguez Cataldo – Universidad de la Republica, Uruguai 

Vanessa Ferraz Almeida Neves – Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil 

Vera Angelo – Escola Municipal Jorge Americano 

Antonio Teodoro – Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, Portugal 

Angela Brandão – Universidade Federal de São Paulo, Brasil 

Arnaldo Pinto Junior – Universidade Estadual de Campinas, Brasil 

Inés Dussel – DIE-CINVESTAV, México 

Clarice Ferrão – Universidade Federal de São João del Rey, Brasil 

Bruno Bontempo – Universidade Federal de São Paulo, Brasil 

Adriana de Oliveira Pires, Colégio Santa Maria, São Paulo, Brasil 

Valquiria Braga – Escola Estadual João Ramalho, São Paulo, Brasil 

William Silva – Universidade Anhembi Morumbi, Brasil 

Elisabeth Murilho da Silva – Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil 

René Medina Esquivel – El Colégio de San Luiz, México 

Helena Damélio – Universidade de São Paulo, Brasil 

Joana Borges de Faria – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil 

Augustina Craviotto – Universidad de la República, Uruguai 

Luiz Menna Barreto – Universidade de São Paulo, Brasil 

Lívia Cotrim – Centro Universitário Fundação Santo André, Brasil 

Luiz Carlos Barreira – Universidade Católica de Santos, Brasil 

Maria Ana Manzione – Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Argentina 

Fernando Carbayo – Universidade de São Paulo, Brasil 

Celeste Mira – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil 

Adelina Arredondo – Universidad Autónoma del Estado de México, México 

Marcello Angotti – Univerdidade Federal de São João del Rey, Brasil 

Leoncio Lópes-Ocón Cabrera – Consejo Superior de Investigaciones Cientifcas, Espanha

 

Maria Gorete Neto – Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil 

Arnaldo Carvalho – Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Brasil 

Raumar Rodríguez Giménez – Universidad de la República, Uruguai 

Carmen Carvalho – Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil 

Liliana Paredes – Universidad Nacional de La Plata, Argentina 

Raphaell Moreira Martins – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP-RC/ Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO/

Secretaria da Educação do Ceará – SEDUC-CE 

Marcos Bagno – Universidade de Brasília, Brasil 

Cecilia Ruegger Otermin – Universidad de la Republica, Uruguai 

Suzana dos Santos Gomes – Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil 

Luciano Galvão Damasceno – Prefeitura do Município de São Paulo, Brasil 

Pedro Osmar Flores de Noronha Figueiredo – Secretaria de Educação do Distrito Federal e Universidade de Brasília, Brasil 

Camila Tenório Cunha – Instituto Federal de Brasília, Campus Gama, Brasil 

Marcelo Moreira – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil 

Lino Castellani Filho – Universidade de Brasília, Brasil 

Matheus Cruz e Zica – Universidade Federal da Paraíba, Brasil 

Vivian Urquidi – Universidade de São Paulo, Brasil 

Ana Márcia Silva – Universidade Federal de Goiás, Brasil 

Ana Maria Smith – Universidade Federal do Pará, Brasil 

Rosana Areal de Carvalho – Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil 

Vânia Noeli Ferreira de Assunção – Universidade Federal Fluminense, Brasil 

Regina Castro McGowan – The City College of the City University of New York, Estados Unidos 

Shirley Rezende Sales – Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil 

Joana D’Arc Germano Hollerbach – Universidade Federal de Viçosa, Brasil 

Victor Pavía – Profesor Emérito Universidad de Flores. Ex docente e investigador Universidad Nacional del Comahue, Argentina 

Heloisa Herneck – Universidade Federal de Viçosa, Brasil 

Mirian Santos de Moraes – Universidade de São Paulo, Brasil 

Fábio Franzini – Universidade Federal de São Paulo, Brasil 

Elaine Lourenço – Universidade Federal de São Paulo, Brasil 

Ivor Goodson – University of Brighton, Reino Unido 

Rosemeire Monteiro Ziliani – Universidade Federal da Grande Dourados, Brasil 

Dalila Andrade Oliveira – Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil 

Antonio Carlos Rodrigues de Amorin – Universidade Estadual de Campinas, Brasil 

Marco Fidel Gomes Londoño – Universidad de Antioquia, Colômbia 

Elena Mignosi – Universtità di Palermo, Itália  

Eduardo F. Mortimer – Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil 

Rebecca Tarlau – Stanford University, Estados Unidos 

Alida Alves Leral – Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil 

Régis Malet – University of Bordeaux, França 

Cynthia Greive Veiga – Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil 

Gustavo E. Fischman – Arizona State University, Estados Unidos 

 

Keyla Cristina Santana Pereira – Université de Bordeaux , França 

 

Wenceslao Machado de Oliveira Jr – Universidade Estadual de Campinas, Brasil 

 

Suzanne Majhanovich Faculty of Education Western University London, Canadá 

 

Yuri Jiménez Nájera – Universidad Pedagógica Nacional, México 

 

Jenny Assaél Budnik – Universidad de Chile 

 

Mônica Maria Farid Rahme – Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil 

 

Maria Aparecida Augusto Satto Vilela – Faculdade de Ciências Integradas do Pontal –campus da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil 

 

Daniel Mendes Gomes – Faculdade Messiânica, Brasil 

 

João do Prado Ferraz de Carvalho – Universidade Federal de São Paulo, Brasil 

 

Javier Campos-Martinez – University of Massachusetts Amherst, Estados Unidos 

 

Fernando César Ferreira Gouvêa – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil 

 

Silvia Tamez González – Universidad Autónoma Metropolitana, México 

 

Gary Anderson – New York University, Estados Unidos 

 

Norma Laura Lara Flores – Universidad Autónoma Metropolitana, México 

 

Carlos Eduardo Albuquerque Miranda – Universidade Estadual de Campinas, Brasil 

 

Gloria Esther Edelstein – Universidad Nacional de Córdoba, Argentina 

 

Gisele Girardi – Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil 

 

Cláudio Benito Oliveira Ferraz – Universidade Estadual Paulista, Brasil 

  

Alejandra Birgin – Universidad de Buenos Aires/UNIPE, Argentina 

 

Paulo Custódio de Oliveira – Universidade Federal da Grande Dourados, Brasil 

 

Margarita Pulido Navarro – Universidad Autónoma Metropolitana, México 

 

María Elena Ortiz Espinoza – Universidad Politécnica Salesiana, Equador 

 

Guadalupe Olivier Téllez   Universidad Pedagógica Nacional, México 

 

Adela Coria – Universidad Nacional de Córdoba, Argentina 

 

Ana Maria T. Benevides Pereira – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil 

 

Fernando De León-González – Universidad Autónoma Metropolitana, México 

 

Martha Edilia Palacios Nava – Universidad Nacional Autónoma de México 

 

Ana-Carolina Reynaldos Quinteros – Universidad Católica del Maule, Chile 

 

Adriana Puiggros – Universidad de Buenos Aires, Argentina 

 

María del Pilar Unda Bernal – Universidad Pedagógica Nacional, Colômbia 

 

A. Nicolás Venturelli – CONICET/Universidad Nacional de Córdoba, Argentina 

 

María del Pilar Paz Román – Universidad Nacional Autónoma de México 

 

Verónica Hollman – CONICET/Universidad de Buenos Aires, Argentina 

 

Silvia Noemí Barco – Universidad Nacional del Comahue, Argentina 

 

María Cristina Martínez Pineda – Universidad Pedagógica Nacional de Colombia 

 

Guadalupe Staines – Universidade Autónoma Metropolitana, México 

 

Leonora Reyes Jedlicki – Universidad de Chile 

 

Villy Creuz – U niversidad de Buenos Aires, Argentina 

 

Rodrigo Cornejo – Universidad de Chile 

 

Malena Mazzitelli Mastricchio – Universidad Nacional de La Plata, Argentina 

 

Eduardo Donizeti Girotto – Universidade de São Paulo, Brasil 

 

Carmen Rodríguez Martínez – Universidad de Málaga, Espanha 

 

Sandra Gomez – CONICET/UNCPBA, Argentina 

 

Alejandra Martinetto – Universidad Nacional de Lujàn, Argentina 

 

Olga Echeverría – IEHS/IGEHCS/UNCPBA y CONICET, Argentina 

 

Mercedes Martinez Padilla – Presidenta de la Federacion de Maestros de Puerto Rico 

 

Edwin L Morales Laboy – Vicepresidente Federacion de Maestros de Puerto Rico

 

Hortensia Castro – Universidad de Buenos Aires, Argentina 

Elsa Gatti – Universidad de la República, Uruguai 

Omar Orlando Pulido Chaves – Plataforma Colombiana de Incidencia en Políticas Educativas, Colômbia 

Aurora Loyo – Universidad Nacional Autónoma de México 

Mónica Farías – University of Washington, Estados Unidos

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