Ano 7 – Nº 261 / quinta-feira, 14 de novembro de 2019

EDITORIAL

Os Cientistas e a República do Medo

Desde sua proclamação, no final do século XIX, a República, entre nós, tem sido mais uma obra de ficção, de péssima qualidade, do que uma realidade.  Ao longo desses 130 anos, foram raros os momentos em que essa forma de governo transformou-se, também, em conteúdo da ação do Estado brasileiro objetivando o fortalecimento da coisa pública (res pública) ou da cidadania republicana em seu pleno e lato sentido.

Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No programa de rádio do dia 18 de novembro vamos conversar sobre as mobilizações em defesa da Ciência e da Tecnologia em Minas Gerais. Para isso receberemos a Zélia Profeta, Diretora da Fiocurz Minas, e o secretário da Sociedade para o Progresso da Ciência em Minas Gerais, Luciano Mendes de Faria Filho. A conversa contemplará os ataques ao sistema de ciência e tecnologia do estado e como as instituições têm se organizado em relação à isto. 

Segunda-feira ainda tem a Sessão Especial Educação e Música, a coluna Pensando Bem e a Agenda da Educação com os principais eventos da semana.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência Álida Leal, Teresinha Kawasaki, Kelson Guimarães Bueno, Simone Pereira, Pedro Moreira, Gabriela Carolina Paiva, Camila Santana Vieira e Ana Carolina Santos.
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 11 de novembro conversou com estudantes e professores do PIBD para falar de suas experiências na formação docente.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Problematizações curriculares VI – os direitos de aprendizagem – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO

Após compartilhar algumas leituras sobre os conceitos de competências socioemocionais, protagonismo juvenil e projetos de vida, neste mês priorizarei uma noção relativamente nova em nosso vocabulário curricular, qual seja: os direitos de aprendizagem.

É muito nunca para uma vida tão curta: por uma educação militante e jamais militar – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
A escola tinha que se adequar aos ditames das grandes empresas e dos canteiros de obras, onde muitos subalternos se tornaram escravizados, sem direitos e sem opções.

Evo Morales, arroz com ovo, olha sua cor, sai daqui criola e a Lei 11.645/08 para a educação – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
É preciso pensar, de maneira despojada de preconceitos, se esta, realmente, não foi a “educação” que tivemos e que forjou uma índole no seio de uma nação que ainda respira uma cultura fortemente colonialista.

O Brasil que nega seus intelectuais – Eudásio Cavalcante Melo – EXCLUSIVO
A educação brasileira está à deriva. Nunca vivemos numa situação de tamanho desprezo, da parte daqueles que dirigem esta Nação, um total descompromisso em relação a uma área de indiscutível importância em qualquer País sério.

Maiêutica da alfabetização emergente – Marcelo Silva de Souza Ribeiro – EXCLUSIVO
A ideia, portanto, de “maiêutica” pode ser uma inspiração para fazer frente às pressões do alto desempenho escolar e suas métricas, além da obsessão por acelerar desenvolvimento infantil.

O voucher e a mercantilização da educação básica – Blog do Prof. Chistian
Caso isso ocorra, a educação, que é um direito de todos e todas, será balizada pelos interesses do Mercado.

Leia mais.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Precisamos falar sobre nós: sexualidades e Direitos Humanos – Marco Antonio Torres – EXCLUSIVO

Quero defender a importância das sexualidades quando falamos de nós nas escolas, nas igrejas, nas famílias ou em outro lugar qualquer.

LIVRE EXPRESSÃO
Didática da violência – parte I – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO

Silenciados pela chegada de algum adulto, os colegas que também desconheciam as cores do vento escondiam as frases carregadas de espontânea maldade.

PESQUISA EDUCACIONAL
O ensino de astronomia no município de Cascavel/PR: um olhar para o currículo da educação fundamental – anos iniciais – Rosana Maria de Oliveira e Vilmar Malacarne  – Revista Estudos Aplicados em Educação (USCS)
Diante do significativo valor conteúdo de Astronomia, e por estar vinculado à disciplina de Ciências no Ensino Fundamental I, o presente trabalho tem como objetivo verificar se o Currículo para o município, segue as orientações desenvolvidas pelas pesquisas científicas sobre o ensino de Astronomia.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Participantes da Campanha “Ciência, pra que ciência?” ressaltam motivos para defender a ciência brasileira – Jornal da Ciência

A campanha lançada pela SBPC reúne depoimentos de cientistas, professores e estudantes mostrando como a ciência desenvolvida aqui no Brasil, com apoio das agências públicas, é importante para o desenvolvimento do País. 

UFMG promove Jornada de Comunicação Pública da Ciência – Observatório
Evento gratuito será aula inaugural da especialização lançada no último semestre e acontece no dia 25 de novembro.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Negros são maioria pela primeira vez nas universidades públicas, aponta IBGE – O Globo

Instituto credita mudança na composição do alunado ao sistema de cotas; estudantes criticam sub-representação e relatam dificuldades nas instituições

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Educación mantiene la suspensión de clases en el departamento La Paz – Página Siete – Bolívia

La institución emplaza a los padres de familia a coordinar con las juntas escolares, los consejos educativos y autoridades sindicales de los colegios fiscales, de convenio y privados.

Recoleta recibirá a alumnos del Instituto Nacional para continuar sus estúdios – La Cuarta – Chile
Los alumnos del Instituto Nacional , vuelven a tomarse el colegio luego de la votación realizada el fin de semana, en rechazo a las medidas tomadas por el alcalde de Santiago.

Leia mais.

​PENSAR INDICA
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano lança o “Papo Ciência”. Uma série de podcasts de divulgação e jornalismo científico com temas relacionados à “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para Desenvolvimento Sustentável”. Os programas estão disponíveis no site do IF Baiano, no Spotify, e no YouTube (com tradução de Libras).

INDICAÇÃO DO LEITOR
Luciano Mendes – No próximo dia 20, quarta-feira, acontece no campus Pampulha da UFMG o seminário Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais.

Ricardo Falzetta – Estão abertas até o dia 2 de dezembro as inscrições para o seminário “Militarização das Escolas Públicas” da faculdade de Educação da UNICAMP.

Analise Silva – De 19 a 22 de novembro, o Promestre realiza sua 1a. Semana Negra.

Olivia Medeiros Neta – Está no ar mais uma edição da HistELA, um periódico vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte com publicação contínua de pesquisas com temas associados à história e à historiografia da educação.

OPINIÃO DO LEITOR
Beatriz Flandoli
 em 08/11/2019 – (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 260 – 08/11/2019 – Suposta babá, ladra, ou babá, suposta ladra, de Érick Jacquin: temos que falar das desigualdades sociais e do punitivismo)

Parece inacreditável que uma reflexão como esta – tão necessária, sobre a desigualdade, Que é a causa primeira dos problemas do país – de todos eles – possa ser criminalizada. Pensar exige coragem. Parabéns, Tiago Artero!

Gilson em 08/11/2019 – (EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS – Edição 260 – 08/11/2019 –  Uma questão de prova)
Precisamos mesmo entender a esse processo de bestialidade pseudo social, nada tem a ver com o pensar social de Webber. Não podemos permitir de forma alguma que essas “sugestões nacionalistas” nos moldem de tal forma, que nos identifiquemos como parte disso e nos levem a ficarmos calados!!!

TIRINHA
Gilmar

http://www.otc-certified-store.com/stop-smoking-medicine-europe.html https://zp-pdl.com https://zp-pdl.com/fast-and-easy-payday-loans-online.php https://zp-pdl.com/online-payday-loans-cash-advances.php

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *