Educação em Debate, edição 261

Problematizações curriculares VI – os direitos de aprendizagem – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
Após compartilhar algumas leituras sobre os conceitos de competências socioemocionais, protagonismo juvenil e projetos de vida, neste mês priorizarei uma noção relativamente nova em nosso vocabulário curricular, qual seja: os direitos de aprendizagem.

É muito nunca para uma vida tão curta: por uma educação militante e jamais militar – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
A escola tinha que se adequar aos ditames das grandes empresas e dos canteiros de obras, onde muitos subalternos se tornaram escravizados, sem direitos e sem opções.

Evo Morales, arroz com ovo, olha sua cor, sai daqui criola e a Lei 11.645/08 para a educação – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
É preciso pensar, de maneira despojada de preconceitos, se esta, realmente, não foi a “educação” que tivemos e que forjou uma índole no seio de uma nação que ainda respira uma cultura fortemente colonialista.

O Brasil que nega seus intelectuais – Eudásio Cavalcante Melo – EXCLUSIVO
A educação brasileira está à deriva. Nunca vivemos numa situação de tamanho desprezo, da parte daqueles que dirigem esta Nação, um total descompromisso em relação a uma área de indiscutível importância em qualquer País sério.

Observar para absorver o mundo: A Filosofia como forma de leitura e apropriação da sociedade – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Num delicado momento, onde o discurso de ódio se tornou o irmão gêmeo da liberdade de expressão, urge aos licenciados e professores, em especial aos filósofos pensar a Filosofia, como mecanismo de complementar, e completar a formação democrática dos indivíduos.

O voucher e a mercantilização da educação básica – Blog do Prof. Chistian
Caso isso ocorra, a educação, que é um direito de todos e todas, será balizada pelos interesses do Mercado.

Jovens fora da escola são 12%; um terço sai por desinteresse – Valor
Levantamento mostra que dos 9,75 milhões de jovens brasileiros com 15 a 17 anos, 1,15 milhão estavam fora da escola no ano passado.

Em Sobral, formação de professores dialoga com o ‘chão’ da sala – Professora Ticiane Maria de Sousa Silva (para Educa2022)
Quando o assunto é formação de professores, os pedagogos de Sobral têm a oportunidade de fazer um estágio nas escolas, o que em muito contribui para que dialoguem entre teoria e prática.

Ponhamos fim ao experimento neoliberal na educação: lições que vêm do Chile – Formação de Professores
As transformações impostas pela ditadura transformaram o anteriormente bem sucedido sistema educativo chileno e a educação de seu povo em mercadoria.

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