EDITORIAL
Pelo direito à infância!
Como a eleição de Bolsonaro demonstrou, não são poucos e poucas no Brasil que defendem ardorosamente políticas e ações fascistas, inclusive o puro e simples extermínio dos adversários políticos e das populações mais vulneráveis. A desfaçatez e perversidade com que o Presidente defende causas eticamente insustentáveis em todos os rincões do mundo civilizado respondem, neste sentido, às demandas dos grupos que defenderam mais aguerridamente a sua candidatura. E, não por acaso, os alvos de seus ataques são, de forma sistemática, não apenas os mais pobres, mas também os grupos social, cultural e politicamente mais vulneráveis.
XIII SEMINÁRIO ANUAL: EDUCAÇÃO NO BRASIL: TRADIÇÕES DEMOCRÁTICAS
Se inscreva para o seminário Educação no Brasil, tradições democráticas
No segundo semestre de 2019 o PEPB oferece a disciplina Educação no Brasil, tradições democráticas (FAE 926) para a graduação, pós graduação e disciplina isolada
NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil está de férias e só volta no dia 05 de agosto. Mas você pode conferir todos os programas de 2019 no nosso site.
ENTREVISTA
Os caminhos para o FUNDEB – Chico Soares
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 08 de julho recebeu o pesquisador e ex-presidente do INEP que conversou com a equipe do Pensar sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb.
EDUCAÇÃO EM DEBATE
Tratado de Methuen – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Eis aí o trabalhador do século XXI. Sem alimentos, sem trabalho, sem seguridade e sem segurança.
A Carta de Florianópolis – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO
Eu quero dizer que uma nação que quer ser soberana não pode construir um projeto de educação a partir de conjunturas.
Reforma da Previdência: “modernidade” com ares de eugenia – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
O empobrecimento da população irá aumentar a distância entre as classes sociais e esta Reforma da Previdência contribui para isso. Fará
Dia do Rondonista – Monica Abranches – EXCLUSIVO
O Projeto Rondon surgiu em 1967, em meio aos debates da Reforma Universitária e no período de exercício do Regime Militar.
A luta pela aposentadoria digna – Pensando Bem – Denise Romano
Na coluna desta semana, coordenadora-geral do Sind-UTE/MG convoca a classe trabalhadora para cobrar dos deputados e deputadas federais de Minas Gerais para que votem contra a Reforma da Previdência, proposta que irá acabar com o direito a uma aposentadoria digna ao povo brasileiro.
Estudos sobre Paulo Freire – Reportagem Especial – Leandro Duso
Paulo Freire é um dos autores mais importantes do mundo e o educador que influenciou o movimento chamado “pedagogia crítica” em todo o mundo. O Patrono da Educação Brasileira é o foco do Grupo de Estudos Paulo Freire, coordenado pelo Professor Leandro Duso, da Universidade Federal de Santa Catarina, que nos conta sobre as atividades do grupo.
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Cinco anos da Lei Menino Bernardo: é possível educar sem violência? – Luiz Carlos Castello Branco Rena – EXCLUSIVO
Ao impor limites na ação disciplinar, a Lei Menino Bernardo potencializa debates e aprofunda conflitos sobre a natureza da educação oferecida na escola e aquela outra educação oferecida na família; bem como a interface entre ambas.
ENTREMEMÓRIAS
Marcas na vida de uma estudante no século XXI – Gabrielly Cristina Pereira – EXCLUSIVO
Neste aspecto ocorreu uma grande expansão da educação brasileira por meio de sua interiorização, com a criação de várias Universidades e Institutos Federais; é deste último que compartilho minhas memórias sobre a trajetória educacional.
CONVITE À LEITURA
A urgência da universidade necessária – Peter Schulz – Com Ciência
A universidade necessária de Darcy Ribeiro completa 50 anos. Lançado em 1969, o livro é composto por textos escritos nos dois anos anteriores. Remete, portanto, a tempos difíceis, precisando ser relembrado agora, novo momento complexo para a educação em nosso país.
LIVRE EXPRESSÃO
Incapacitados para o silêncio – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Todos sabem um pouco de tudo sem saber um pouco de qualquer coisa.
Um relato sobre as “oportunidades” do trabalho infantil – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Eu não entendia que o trabalho na cerâmica era muito mais nocivo do que o caminho da escola.
PESQUISA EDUCACIONAL
A Divulgação científica como forma de resistência – Letícia Silva e Pires – EXCLUSIVO
Num contexto de políticas que desvalorizam a educação gratuita é necessário defender e divulgar as universidades públicas. Para isso, a diretoria da FAE e o projeto PEPB se juntam em novo projeto.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Ciência agita centro de Belo Horizonte – Yolanda Assunção – Observatório da Comunicação Pública da Ciência – EXCLUSIVO
Comemorações do Dia Nacional da Ciência da capital mineira reúnem pesquisadores, curiosos e instituições de pesquisa no CRJ
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Como mudar o sistema educativo para transformar o mundo – El País
Educar em liberdade exige romper esquemas e crenças tradicionais
AMÉRICA LATINA
Piden intervención de colegio que “en cualquier momento se cae” – CRHoy – Costa Rica
El diputado de Restauración Nacional Melvin Núñez exigirá una intervención inmediata del colegio de la comunidad de Cerrito, en Quepos.
PENSAR INDICA
A Confederação Nacional de Advogados de Servidores Públicos preparou um material de orientação para docentes saberem como agir em caso de serem filmados indevidamente ou acusados de promoverem “doutrinação ideológica”. A cartilha Liberdade de cátedra, de ensino e de pensamento – Orientação aos docentes está disponível online.
OPINIÃO DO LEITOR
Karllos em 06/07/2019 – (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 244 – 05/07/2019 – A César o que é de Jesus, a Jesus o que é de César)
Excelente Reflexão. Texto claro e preciso. Parabéns pelo trabalho. Recomendo.
Jailton em 06/07/2019 – (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 244 – 05/07/2019 – A César o que é de Jesus, a Jesus o que é de César)
Texto bem escrito, bem embasado, bem estruturado, claro e objetivo. Produção excelente. Parabéns!
Luiz Carlos Castelo Branco Rena em 06/07/2019 – em resposta a Cícero Christófaro em 28/06/2019 – (EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS – Edição 243 – 28/06/2019 – A educação como Direito Humano de todos e todas)
Olá Cícero!! Gratidão pelo seu comentário.
Temos em comum a origem italiana e o fato de meu Pai também não ter concluído o Ensino Fundamental: deixou a escola para trabalhar na quarta série. Mas, ao contrário da sua mãe minha Avó, filha de escrava, se submeteu ao serviço de faxina do Colégio das Salesianas de Ponte Nova para fazer o Ensino Médio e se formar professora. Só comia o que sobrava da alimentação das estudantes internas.
Meu Pai lia e escrevia muito bem; e fazia operações matemáticas com agilidade. As gerações dos nossos avós e nossos pais nos inspiram para a luta que o momento atual exige.
INDICAÇÃO DO LEITOR
Tadeu Jungle JB – Assista o filme em Realidade Virtual RIO DE LAMA. Também disponível em inglês.
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