A vida e o meio ambiente

Desde muitos anos, estamos acompanhando o deterioramento do planeta Terra. Anos se passam e nada muda, o ser humano apenas usufrui da terra e devolve muito pouco. É possível observar as matas sendo cada vez mais desmatadas, os rios sendo poluídos e o ar cada vez mais prejudicial à saúde. O mundo colorido e cheio de vida passou a ser apenas uma lembrança, conhecido por muitos apenas por fotografias antigas, pois nos vemos cercados por prédios e paisagens acinzentadas. 

Nas escolas, é comum termos comemorações a respeito do meio ambiente. É comemorado o dia da árvore, o dia da água e até mesmo o dia do meio ambiente. Todos eles relembram para as crianças a importância destes elementos para a vida do planeta, porém estas crianças crescem e se veem pertencentes a um mundo que esqueceu desses valores. Os adultos estão muito ocupados trabalhando em prédios, andando em ruas pavimentadas e dirigindo carros que emitem gases tóxicos para o mundo, mas nas férias visitam áreas verdes e reclamam da sujeira do ambiente, visitam praias e destacam a água poluída, fazem trilhas e se deparam com caminhos lotados de lixos descartados de forma indevida. 

A contradição está em toda parte: queremos um mundo com mais vida para as futuras gerações, queremos um ar mais puro em nossas cidades, queremos matas preservadas e uma fauna e flora rica. Queremos, queremos e queremos, mas não fazemos nada para mudar o cenário atual. Governos entram e saem de seus mandatos com políticas que prezam a natureza, mas o que tem sido feito gera pouco impacto, sendo necessário anos para que tudo o que foi destruído seja refeito. Contudo, surge a necessidade do sistema educacional fazer também a sua parte. O futuro será vivido por crianças de agora, e são elas que devem crescer com o sentimento de preservação muito nítido em suas mentes. Entretanto, cabe também aos pais e à toda sociedade semear esse sentimento. 

Como pequenas sementes, cada criança e jovem deve entender a importância do meio ambiente para um mundo melhor, porque só assim um futuro de vida verde irá florescer. Diante disso, nesta edição iremos relembrar postagens que demonstram a importância deste assunto no ambiente escolar. Para finalizar e desejar a todos uma ótima leitura, deixamos um pensamento do ambientalista Ailton Krenak, vencedor do Prêmio Jabuti for Human Sciences: “O futuro é ancestral e a humanidade precisa aprender com ele a pisar suavemente na terra”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *