Jornal 390

Vol. 56, Nº 390/julho de 2023 – sexta-feira, 07.

EDITORIAL

A vida e o meio ambiente

Desde muitos anos, estamos acompanhando o deterioramento do planeta Terra. Anos se passam e nada muda, o ser humano apenas usufrui da terra e devolve muito pouco. É possível observar as matas sendo cada vez mais desmatadas, os rios sendo poluídos e o ar cada vez mais prejudicial à saúde. O mundo colorido e cheio de vida passou a ser apenas uma lembrança, conhecido por muitos apenas por fotografias antigas, pois nos vemos cercados por prédios e paisagens acinzentadas. 

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COLETÂNEA: MEIO AMBIENTE
Educação, mobilidade e meio ambiente: o transporte coletivo como pauta pedagógica – Vagner Luciano de Andrade – publicado originalmente em 14/12/2018
Muitos serão os conteúdos e discussões ao longo dos doze anos de educação básica. De tal modo, as pautas educacionais deliberam sobre todos os aspectos e assuntos da humanidade. Portanto, o ensino vai além de livros, quadros e salas, pois prepara indivíduos para atuarem sobre suas realidades. Assim, inspira os seres em formação, na perspectiva da ação e do movimento. Assim, educar é conscientizar sobre o movimento em sociedade e sobre dos movimentos da mesma buscando inserções e readequações na ordem posta.

Ecologia humana enquanto morada do ser e do s(ab)er: estudos bioculturais como pressupostos na educação básica Vagner Luciano de Andrade – publicado originalmente em 04/09/2020
Não tem nada mais claro e evidente que o ano de 2019 como um marco histórico no que se refere às políticas socioambientais brasileiras, para muito para além dos absurdos e retrocessos nas diferentes áreas da coletividade. Porém, o que mais assombrou em 2019, foram as questões socioambientais tratadas de forma mercantilista, com seres e saberes ignorados.

Cooperação e construção coletiva no desenvolvimento de ações cidadãs e ambientais em áreas de risco e vulnerabilidade social Camila Amormino Corsini – publicado originalmente em 12/03/2021
As favelas no Brasil ou aglomerados subnormais no Brasil são considerados como uma consequência da má distribuição de renda e do déficit habitacional no país. O bairro Jardim Felicidade, localizado na Região Norte de Belo Horizonte, Minas Gerais, possui uma população de 19.175 pessoas e é constituído por 26 setores censitários. De acordo com a classificação do Índice de Vulnerabilidade da Saúde, verifica-se que 50% destes setores censitários possuem classificação de risco elevado, 35% de risco muito elevado e 15% de risco médio, o que indica que este é um território de elevada presença de risco e vulnerabilidade social.

Educação ambiental e comunicação social: o poder público em questão – Vagner Luciano de Andrade – publicado originalmente em 28/05/2021
Vimos a partir do presente atestar, que educar é, sobretudo, comunicar. Neste âmbito, para fins legais, o destaque é para as atividades exercidas pelos servidores públicos lotados na GEEDA-MA/SMMA/PBH (Gerência de Educação Ambiental/Secretaria Municipal de Meio Ambiente/Prefeitura de Belo Horizonte) cujos atos consolidam-se como importante elemento de ressignificação da questão ambiental da cidade de Belo Horizonte, e entorno metropolitano.

Pensar o Ensino de Ciências: a escola das águas e das florestas em Parintins/AM Silvia Pantoja de Souza e Lucinete Gadelha da Costa – publicado originalmente em 17/09/2021
As escolas das águas e das florestas são instituições pertencente à Amazônia, também, conhecidas como escolas Ribeirinhas ou escolas do Campo por estarem assentadas em territórios ribeirinhos. O âmbito educacional destacado neste texto é a Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, situada às margens direita do rio Amazonas, na região Miriti, em Parintins, no Amazonas. Com um aspecto de terra firme, por não sofrer com os grandes impactos da enchente, essa instituição possui uma diversidade histórica, cultural e natural.