Educação em Debate, edição 294

O choro do Pantanal – Aleluia Heringer – EXCLUSIVO
Quem lançou a primeira centelha de fogo? É alguém, um sistema, um projeto de governo ou tudo isso e nós? A destruição insistente daquilo que ainda resta dos biomas brasileiros têm a coautoria de eleitores, do legislativo, do judiciário e do executivo.

Como estão os professores? – Luan Manoel Thomé – EXCLUSIVO
O ano de 2020, marca o início de um tempo caracterizado pelo uso frequente das tecnologias digitais pelos professores. Pesquisas anteriores discutiam a relação dos docentes com tais ferramentas, na maior parte das vezes não usadas, mas no contexto pandêmico tornou-se algo indispensável.

Como o povo oprimido, Paulo Freire é alvo e escudo a um só tempo – Eugênio Magno – EXCLUSIVO
O Dia dos Professores se aproxima… O que pautar e comemorar de forma unificada? A categoria é imensa, mas condições de trabalho e salários são tão diversos quanto discrepantes.

A cidade educadora e suas múltiplas alfabetizações: um esboço ecológico e cultural de Contagem, Minas Gerais – Vagner Luciano de Andrade e Francimara das Graças Batist – EXCLUSIVO
O município de Contagem, segunda maior urbe da Grande BH é um cenário de complexidade que no que tange às demandas populares e à fomentação de políticas públicas. Neste contexto, inserem-se as educadoras, as mães, as militantes, as mulheres.

A gente não quer só estudar – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
A Escola é um lugar em que, espontaneamente, nós vamos de encontro ao outro e aí como impedir que as pessoas se encontrem? E, infelizmente, esse encontro pode ser letal..

Autoritarismo e (auto)censura Intelectual
O avanço de discursos e políticas autoritárias ameaça a produção e a disseminação de conhecimento. Constantes ataques à pesquisadores, docentes e instituições de ensino e pesquisa agravam o cenário de “fuga de cérebros” no Brasil e levam cientistas e divulgadores a assumirem posturas de autocensura. Na live PENSAR ao Vivo do dia 30 de setembro, Luciano Mendes e Yolanda Assunção receberam Ana Cristina da Cruz (UFSCar), Marco Aurélio M. Prado (UFMG), Fernando Penna (UFF) e  Miriam Grossi (ANPOCS) para uma conversa sobre estes processos.

‘Ministro ignora papel do MEC’ – CBN
Segundo colunista, declarações de Milton Ribeiro demonstra desconhecimento das atribuições do Ministério da Educação, tiram o foco dos problemas a serem enfrentados e reforçam preconceito.

Fazer a educação melhor, aproximando as pessoas por intermédio da tecnologia – Revista Educação
Aplicativo de gestão escolar Diário Escola oferece a transformação digital necessária para as escolas

A universidade federal na visão de uma professora – GGN
Veja a balbúrdia que uma instituição federal de ensino superior no interior de Pernambuco pode trazer para uma sociedade

COVID-19 estimula ensino a distância e formação complementar no exterior – Estado de Minas
Procura por cursos on-line deve superar educação presencial na pandemia. Passa de 300 mil o número de brasileiros estudando remotamente no exterior

Para educadores, avaliação da OCDE mostra que taxa de reprovação alta e internet lenta são gargalo das escolas brasileiras – G1
Dados do Pisa colocam o Brasil com o 4º maior índice de reprovação entre 79 países e territórios pesquisados.

Educação é contágio – Nelson Pretto (para o jornal A Tarde, via Jornal da Ciência)
Nós professores gostamos de gente e, por essa razão, defendemos que não se retorne o ensino presencial nesse momento, pois isso poderia colocar em risco a nossa saúde, dos alunos e suas famílias.

A dose do remédio – Gilberto Kassab (para o Jornal da USP)
“Atual cenário não permite interrupções ou reduções em pesquisa e educação”, alerta o ex-ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *