Aluno x Cliente

Stella Barbara

Dentro do ambiente escolar estamos nos deparando com a crescente constante do aluno como cliente. Cada vez mais é notável a perda de identidade das escolas particulares e o quanto essas estão entregando sua “personalidade” aos seus clientes. Um ambiente de formação acadêmica e social, se moldando às demandas de exigências pontuais de seu público.  E, como consequência, todo corpo docente se torna cada vez mais refém. 

Busca-se cada vez mais por uma escola que agrada e que seja flexível. Por escolas que dão voz a todo tipo de opinião, sem peneirar se essas opiniões são efetivamente necessárias. Atropela-se toda e qualquer didática aprendida nas faculdades. Hoje agrada-se a X e amanhã a Y. Assim, um trabalho sem perfil, a cada hora seguindo uma tendência é realizado. 

E o aluno? O pai exige, a escola acata, o professor executa… assim o aluno fica no meio desse “mercado”. A família não preza pela formação moral, a escola cede. O aluno está ali, no ambiente formador, aprendendo que ele é o cliente, que os pais estão pagando e que ele pode definir as regras do ambiente escolar. Perde-se muito na formação não só acadêmica, mas também na formação social do ser. 

Os valores, as regras e normas são totalmente banalizados, quando um aluno perde nota o professor que é questionado. Perde- se na construção social, quando um aluno perde seu material e o professor é responsabilizado pelos pais. E quem está perdendo com isso é a próxima geração, a geração desses que agora em nada são questionados ou responsabilizados. Nota-se um medo em trazer a responsabilidade para essa geração e exigir deles que prestem um estudo de qualidade é o mínimo que se pode cobrar de uma criança ou adolescente. Que venhamos refletir sobre isso enquanto educadores e pais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *