Menu

Ano 5 – Nº 176 / sexta-feira, 26 de setembro de 2017

EDITORIAL
Adeus Estado Laico!

A decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal nesta última quarta feira, dia 27 de setembro, de permitir que o ensino religioso nas escolas públicas possa ter conteúdo que diga respeito a uma religião específica, não significa apenas um grande retrocesso e um golpe contra o Estado laico, mas também uma grande agressão à Constituição Federal, e isso justamente pelo órgão que deveria zelar pelo seu cumprimento. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
Na próxima segunda, dia 02 de outubro, o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil receberá a jornalista Joana Tavares, editora do jornal Brasil de Fato. Vamos conversar sobre os 10 anos da publicação, o trabalho realizado na última década e os caminhos para a cobertura da educação.

Segunda também tem as colunas Educação em Pauta com o professor Marcus Taborda, Pensando Bem, a Agenda da Educação e a Sessão Especial Educação e Música, com o professor Tarcísio Mauro Vago.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela  Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Educação Inclusiva: políticas públicas, pesquisa e vivência – Mônica Rahme e Adriane Cruz
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil, do dia 25 de setembro, recebeu Adriane Cruz, mãe do João Pedro e presidente da Ami, e a professora Monica Rahme, colaboradora do GEINE. As convidadas contaram sobre o andamento das políticas de educação inclusiva e a realidade das escolas.

CONVITE À LEITURA
O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil, 1870-1930 – Gustavo dos Santos – EXCLUSIVO
Esse livro tem como objetivo entender a relevância e as transformações da teoria racial no Brasil entre os anos de 1870 e 1930.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Desafios nacionais para os anos Finais do Ensino Fundamental – Raquel Angela Speck – EXCLUSIVO
Quanto mais se acumulam dificuldades de uma etapa para outra, muito mais provavelmente tais dificuldades se agudizarão no futuro.

Em tempos de Medida Provisória, elogia-se a Ratio Studiorum – Leandro Lente de Andrade – EXCLUSIVO
O golpe não se limitou à usurpação do poder, também desencadeou uma série de ataques à fragilizada democracia.

A arte silenciada em tempos de obscurantismo – Sandro Santos – EXCLUSIVO
Tudo parece obscuro, pois de modo deliberado, setores conservadores de nosso país insistem em restringir o acesso do povo ao conhecimento.

As vivências educativas e a construção da cidadania: pais e professores reformulando o ensino e formando cidadãos – Vagner Luciano de Andrade e Alexandre Gomes Nick – EXCLUSIVO
É preciso ressignificar a prática educativa, para que ela seja menos conteudista e mais conectada à realidade dos discentes.

Candidatos à reitoria da UFMG discutem com a Comunidade acadêmica a relação entre a universidade e a cidade – Vanessa Macedo – EXCLUSIVO
Em debate realizado pelo Pensar a Educação, Pensar o Brasil, as chapas que concorrem à reitoria da UFMG destacam o diálogo com as diversas faces da cidade.

Fraudes no sistema de cotas da UFMG – Educação em Pauta – Marcus Taborda
No último fim de semana o jornal Folha de São Paulo publicou uma denúncia de que pessoas brancas se auto declararam negras para entrar no curso de Medicina da UFMG pelos sistema de cotas. Essa discussão é o assunto da coluna do professor Marcus Taborda. Para ele, a sociedade precisa discutir formas de evitar fraudes e deve haver punição para quem burla o sistema. Ouça a conversa com jornalista Vinicius Luiz.

Desmontes do governo federal – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira
Esta semana a coordenadora geral do Sind-UTE Minas, Beatriz Cerqueira, fala sobre os desmontes do governo federal que atingirá várias esferas do serviço público no país, onde pelo menos R$ 18 bilhões de reais serão cortados na Educação no Brasil.  Beatriz Cerqueira diz que o desmonte provocado pelos cortes de recursos previstos pelo governo para os próximos vinte anos, são estratégias para privatização das empresas e serviços públicos.

Leia mais.

ENTREMEMÓRIAS
O sertão na educação: a influência de Affonso Arinos na obra didática de Olavo Bilac – Vanessa Martins Gonçalves – EXCLUSIVO
Embora escrevessem para públicos distintos e tivessem opiniões políticos divergentes, Arinos e Bilac eram grandes amigos que tinham em comum um interesse pelo Brasil e pela busca de um sentimento patriótico.

PESQUISA EDUCACIONAL
Maria Janine Dalpiaz Reschke e Maria Cláudia Fogaça Bido – Potencializando a experiência de internacionalização: reflexões sobre o Programa Ciência sem Fronteiras – Revista Espaço Pedagógico (UPF)
A qualidade do ensino superior vem incluindo a dimensão da internacionalização como um diferencial e se impondo na agenda das universidades brasileiras. Neste estudo, buscou-se compreender as contribuições do Programa Ciência sem Fronteiras, dando ênfase à perspectiva dos estudantes beneficiados com bolsas no exterior.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Sentidos do Nascer inicia nova temporada de exposição em Belo Horizonte – Thacyane Martinelli – EXCLUSIVO
Nessa temporada a exposição conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, mais especificamente com o programa Escola Aberta.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Supremo autoriza ensino religioso confessional nas escolas públicas – Portal EBC
De acordo com a presidente, enquanto for facultativo, o ensino religioso preserva a separação entre governo e religião.

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Evaluarán a estudiantes de la carrera docente por primera vez – La Nación, Argentina
Se trata de la prueba Enseñar, que darán 31.600 alumnos

Leia mais.

LIVRE EXPRESSÃO
Histórias da Vovó Albertina – Daniele Franco e Claudiana Costa – EXCLUSIVO
A divertida personagem, que nasceu na época do telefone, se conecta ao universo virtual e encontra nele a possibilidade de estar perto das pessoas que ama: seus familiares e amigos.
​PENSAR INDICA
O programa Território do Brincar é um trabalho de pesquisa, documentação e sensibilização sobre a cultura da infância brasileira, coordenado pela educadora Renata Meirelles e pelo documentarista David Reeks e correalizado pelo Alana. Os dois viajaram pelo Brasil por dois anos e o registro dessa jornada – em filmes, fotos, textos e áudios – se transformou em publicações, documentários, exposições e diálogos sobre a infância brasileira. Dando continuidade a essa pesquisa, a equipe do Programa segue rumo a terras distantes, além das fronteiras nacionais, e continua produzindo materiais que tragam a infância de todos nós para dentro de escolas, instituições e famílias.

​INDICAÇÃO DO LEITOR
Ana Mae Barbosa – Seminário As trajetórias de Ana Mae Barbosa – Neste encontro pretende-se apresentar as bases fundamentais do pensamento da estudiosa, debatendo sobre seu legado nos campos da Arte e da Educação, e apresentando os pontos fundamentais de sua trajetória.

Marileide L. Cassoli – A Construção da Liberdade – Vivências da Escravidão e do Pós-Abolição

Participe do nosso jornal enviando sua indicação para o e-mail:jornalpepb@gmail.com

TIRINHA
Diogo Nascimento – EXCLUSIVO

 

É permitida a reprodução dos textos exclusivos, desde que seja citada a fonte.

O conteúdo dos textos publicados pelo Pensar a Educação em Pauta é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Diagramação: Diogo Nascimento e Maria G. Lara

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail: jornalpepb@gmail.com – Telefone: (31) 3409-5355

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *