Ano 3 – nº 087 / sexta-feira, 19 de junho de 2015

EDITORIAL

Repetência escolar e diminuição da maioridade penal: quais relações?

Repercutiram bastante nas mídias e nos meios acadêmicos nos últimos dias os dados divulgados pela prefeitura da cidade de São Paulo acerca da reprovação de alunos no ensino fundamental após as “reformas” estabelecidas pela prefeitura municipal na gestão de Fernando Haddad, que é ex Ministro da Educação. A atual gestão, além de alterar os ciclos, estabeleceu também que poderia haver reprovação de alunos não apenas em dois anos, no 3º e no 9º, mas em 5 (3º, 6º, 7º, 8º e 9º). Com isso, as reprovações obviamente aumentaram, tendo triplicado nos 4 últimos anos. Ao mesmo tempo, o IPEA lançou um amplo estudo no qual constata que boa parte dos adolescentes em conflito com a lei teve, ou tem, problemas com a frequência e o aprendizado escolares. Continue lendo.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

No programa de rádio “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” do dia 22 de junho, conversamos com jovem Dayvide Rodrigues sobre a redução da maioridade penal.

Segunda também tem Reportagem Especial, a agenda da educação com os principais eventos da semana, o professor Marcus Taborda na coluna Educação em Pauta e na seção especial Educação e Literatura.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5FM.

ENTREVISTAS

“Pesquisa e inovação pelo desenvolvimento de Minas Gerais” – Professor Evaldo Vilela, Presidente da FAPEMIG

No Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 18 de junho, o professor Evaldo Vilela, Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais  fala sobre o trabalho da fundação. No cenário de crise que atinge o país que reduz o investimento em todas as áreas, o professor falou que como a fundação trabalha para o desenvolvimento da ciência no estado.

“O Inep que a sociedade precisa”: entrevista a Alícia Bonamino 

A quarta entrevista da série “O Inep que a sociedade precisa” conta com a participação da professora Alícia Bonamino. É doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde leciona e coordena o Laboratório de Avaliação da Educação.

CONVITE À LEITURA

O sal da terra – Eugênio Magno – EXCLUSIVO

Nosso convite desta semana é sobre “O sal da terra”, filme indicado na sessão Cinema Falado, que foi ao ar no dia 06 de abril, no Programa de Rádio Pensar a Educação Pensar o Brasil. O filme é um retrato, ou melhor, são retratos da obra e da vida desse grande fotógrafo brasileiro, conhecido em todo o mundo, Sebastião Salgado.

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Universidades e espaço público no Brasil: tensões e conexões – II – Marcus Vinicius Corrêa Carvalho – EXCLUSIVO

A especialização universitária, com isso, pode ser simplificada e curta, pois sua complementação funcional pode ser implementada em algumas horas ou dias. Pouco a pouco, as universidades vão aplicando modelos organizacionais de empresas, tendo como fim o rendimento, como meio a burocracia e como condição a regência do mercado.

Refletindo sobre educação no espaço público – Juca Gil – EXCLUSIVO

Palestras e composição de mesas não ocorrem apenas em eventos acadêmicos, mas também junto às administrações públicas e aos movimentos sociais, aos sindicatos. E isso é riquíssimo seja para ter contato direto com professores e estudantes, seja para aprender a modular formas diferentes de intervenção, de vocabulário, de óticas e de recortes distintos.

Trabalho, greve e professores: um olhar – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO

Força, professores! O brado retumbante já está sendo escutado nos quatro cantos do país. Força para buscar melhores condições de trabalho. Força para fazer o melhor trabalho. Força para buscarem qualificação. Nossa sociedade está carente do profissional que tem o maior poder em garantir o crescimento social de um país: o/a professor/a!!!

A falência do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB): dilemas e (su)postos novos lemas para aEaD pública brasileira – Eucidio Pimenta Arruda – EXCLUSIVO

A política pública do Brasil para a EaD está comprometida pela, já à vista, falência do Sistema UAB. Com todos os riscos da simplificação, pode-se anunciar o esgotamento do modelo, sintoma recorrente de ações governamentais de indução e fomento no ensino superior público, as quais, não bastasse empreenderem contra a institucionalização, expropriam conquistas históricas e potências das instituições de ensino.

A China como espelho – Matheus da Cruz e Zica – EXCLUSIVO

Em suma, a educação chinesa só se torna interessante no momento em que reafirma valores fundamentais do capitalismo ocidental, quando ela se torna espelho. 

Um ano de PNE e poucos avanços – Marcus Taborda

Depois de um ano da aprovação do Plano Nacional de Educação pelo Poder Legislativo, o plano, que não estava de acordo com as expectativas da sociedade civil ainda encontra muitas dificuldades para ser colocado em prática. Na coluna educação em pauta o jornalista Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre o andamento do plano.

Instituir um Sistema Nacional de Educação – Ministério da Educação

Trata-se de um documento ainda conceitual, validado pelo nosso Ministro Renato Janine Ribeiro, cujo objetivo é provocar discussões em todo o país, como mais um passo na construção da proposta a ser encaminhada ao Congresso Nacional. Sua participação e contribuição serão importantes neste caminho.

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CIÊNCIA E TECNOLOGIA

O lugar da ciência nas sociedades contemporâneas – Reinaldo Bechler –EXCLUSIVO

No mundo em que vivemos atualmente, se torna cada vez menos plausível compreender a relação ciência e sociedade através do binômio “Especialistas versus Leigos”. Definitivamente, ele já não é mais suficiente, especialmente por deixar – às vezes mais, às vezes menos – implícita uma sobreposição dos primeiros em relação aos últimos.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL

Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil encerra seu ciclo de seminários do semestre com conferência da Professora Samira Zaidan

O projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil encerra as atividade do primeiro semestre do Seminário anual de 2015 DAS ESCOLAS NORMAIS À PÓS GRADUAÇÃO: 180 anos de formação de professores no Brasil no dia 25 de junho. A quarta conferencia será com a pesquisadora e professora da Faculdade de Educação da UFMG Samira Zaidan. A professora fecha a série que já contou com palestras realizadas pela professora e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas Bernadete Gatti, a professora emérita da UFMG e convidada da UFOP Eliana Marta Lopes, e também a professora da UFS, Anamaria Bueno. As conferencias fazem uma revisão dos 180 anos da formação e da profissão de professores ajudando a entender o panorama atual.

A conferencia com a professora Samira será às 19h no auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG. Ainda será possivel acompanhar ao vivo pela Radio WEB FaE e também pelo canal do Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022 no YouTube.

Após fim da greve, professores de SP voltam ao trabalho nesta segunda – Portal G1

Os professores da rede pública estadual de São Paulo voltam ao trabalho nesta segunda-feira (15) após a greve de 92 dias, a mais longa da história do sindicato. Os docentes votaram pelo fim da paralisação em assembleia realizada nesta sexta-feira (12) no vão livre do Masp, na Avenida Paulista. Eles não conseguiram reajuste salarial.

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AMÉRICA LATINA

Rolando (Pelota de Trapo, Argentina)

Barrio Ludueña es el profundo y lejano noroeste rosarino. Allí, desde hace medio siglo, el sacerdote Edgardo Montaldo viene inventando escuelas, comedores y esperanzas. 

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PESQUISA EDUCACIONAL

VENZKE, Lourdes Helena Dummer; FELIPE, JaneProfessoras e crianças pequenas no contexto da Educação Infantil pelotense em meados do século XX. Educar em Revista, Curitiba, n.55, p.205-227, jan.-mar. 2015.

Este artigo aborda uma pesquisa realizada nas primeiras instituições escolares de Pelotas/RS que se dedicaram ao atendimento de crianças pequenas, sem o caráter asilar, em meados do século XX. 

PENSAR INDICA

O site Livro e Game disponibiliza gratuitamente os Jogos da Literatura: games inspirados nos clássicos literários Dom Casmurro, de Machado de Assis; Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida e O Cortiço, de Aluísio de Azevedo, com roteiros de Toni Brandão, e produzidos pela Virtual Educação Cultura e Comunicação, sob patrocínio da  Fundação Telefônica Vivo.

INDICAÇÃO DO LEITOR

Paulo Maia & Ana Gomes e Equipe do OEEI (Observatório da Educação Escolar Indígena) – Encontro de Antropologia e Educação: Comendo como gente.

Tatiana Gorete – Lançamento do livro “Gestão escolar e formação continuada de professores: O Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto”.

Maria Helena e Ester Fraga – I Sessão do Colóquio NEPEDUCA de 2015

Cleida A. Oliveira – Mesa de trabalho: ICB, Educação Básica & Divulgação da Ciência

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OPINIÃO DO LEITOR

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TIRINHA

Armandinho questiona a redução da maioridade penal – Jornal GGN

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