Menu

Ano 2 – nº 046 / sexta-feira, 16 de maio de 2014

Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” do dia 19 de maio de 2014

Todas as segundas-feiras, das 20h00 as 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5 FM. O próximo programa, que vai ao ar no dia 19 de maio, será dedicado ao Dia Internacional do Museu (18 demaio).As entrevistadas serão Nathalia Larsen e Paola Cunha. Como sessão especial teremos Sons e Literatura no ar, além da agenda educativa, sorteio de livros e muito mais! Você pode ouvir pela internet acessando AQUI.

Ouça o programa “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” da última segunda-feira, dia 05 de maio de 2014.

Tema:  Nova direção da Faculdade de Educação da UFMG.

Entrevistados:  Nova direção da Faculdade de Educação da UFMG.

PISA: pesquisadores ao redor do mundo reagem ao teste – Blog Avaliação Educacional

Em carta ao Diretor do PISA da OCDE, publicada pelo The Guardian, mais de 80 pesquisadores ao redor do mundo expressam sua preocupação com o impacto dos testes do PISA nas redes de ensino.

Escola? Fotógrafa mostra escolas públicas em que ‘falta tudo’ – Portal UOL Educação

Escolas sem carteiras e sem banheiro, alunos sem livros e sem merenda escolar. Esses foram alguns dos problemas encontrados pela fotógrafa Cláudia Martini em escolas públicas de cinco Estados brasileiros.

Os técnicos e administrativos em educação e a Universidade – Boletim UFMG

Os técnicos e administrativos em educação (TAEs) estão, mais uma vez, em greve na UFMG. Não pretendo aqui entrar no mérito do movimento, mas chamar atenção para a importância de se discutir a situação estrutural dessa categoria de servidores na Universidade.

MEC autoriza 420 vagas de medicina em universidades federais no interior do país – Portal EBC

O Ministério da Educação autorizou a abertura de 420 vagas para oito novos cursos de medicina em universidades federais. As vagas são para campi das universidades localizados em cidades do interior de seis estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

MEC cria 800 vagas de Engenharia em universidades federais – Jornal O Globo

Portaria publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feria (14) autoriza criação de cursos de graduação em 14 universidades federais, totalizando 1020 vagas. Destas, 800 são para cursos de Engenharia.

Travestis e transexuais poderão usar nome social no Enem – Jornal Tribuna do Norte

O travesti ou transexual que se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 poderá ser identificado pelo nome social nos dias e locais de realização das provas.

Dilma: Enem abre cinco oportunidades de estudo para os jovens – Jornal da Ciência

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (12) que o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que abre nesta segunda-feira o período de inscrições, oferece cinco oportunidades de estudo para os jovens.

Comissão de Educação debaterá gestão democrática na rede federal – Portal de Notícias do Senado

A adoção de gestões democráticas e participativas como modelo na rede federal de ensino é o tema do debate a ser realizado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) nesta quarta-feira (14).

Literatura simplificada é polêmica nas escolas – Jornal O Estado de São Paulo

Queridos pelos professores, Machado de Assis e José de Alencar não são autores de cabeceira para a maioria dos alunos. A dificuldade de entender obras clássicas, seja pela linguagem ou complexidade das tramas, reaviva o debate sobre o uso de adaptações literárias nas escolas.

Currículo da escola básica pode incluir cinema e teatro no ensino de artes – Portal Undime

As artes visuais e audiovisuais, o cinema, especialmente, assim como as artes cênicas, podem ganhar apoio legal para uma atenção maior nas escolas brasileiras.

A educação de nossos filhos – Jornal O Globo

O objetivo deste texto não é criticar um colégio ou uma matéria em particular, mas fazer uma reflexão sobre a educação de nossos filhos. Creio que o que vem a seguir expressa o misto de perplexidade e angústia de muitos pais.

Empresas querem investir em educação. Falta um plano – Revista Veja

Aprovação do Plano Nacional de Educação, parado há quatro anos no Congresso, pode dar fôlego a projetos financiados pela iniciativa privada.

Méritos e contradições do PNE que vai a voto na Câmara – Campanha Nacional pelo Direito à Educação

É imprescindível que na quarta-feira, dia 14 de maio, seja iniciada a votação final do Plano Nacional de Educação (PNE – Projeto de Lei 8035/2010) no plenário da Câmara dos Deputados.

Depois de 50 anos de história, Ufac abre sua primeira turma do curso de doutorado – Portal ContilNet Notícias

Depois de 50 anos de história, a Universidade Federal do Acre (Ufac) abre sua 1ª turma de doutorado. A informação é do site iG. Contando com 18 vagas – todas já preenchidas -, o curso de Produção Vegetal vai formar pesquisadores em temas como manejo florestal, agroecologia e genética das plantas.

Brasil se distancia de média mundial em ranking de educação – Portal BBC Brasil

O Brasil se distanciou da média de 40 países em um ranking que compara resultados de provas de matemática, ciência e leitura, e também índices como taxas de alfabetização e aprovação escolar.

Estudo rankeia educação no mundo e sugere melhorias – Portal Porvir

A segunda edição do estudo realizado em parceria entre a “Pearson Internacional” e a divisão de pesquisas da “The Economist”, divulgado nesta semana, mostra que o envolvimento dos pais e familiares na vida escolar impacta consideravelmente a motivação dos estudantes, assim como o trabalho conjunto interno, entre professores e direção.

Além do DF, MEC vai certificar mais 207 municípios livres do analfabetismo – Portal Carta Maior

Após declarar o Distrito Federal a primeira unidade da federação livre do analfabetismo, o Ministério da Educação (MEC) se prepara para certificar, até o final do 2014, mais 207 municípios que conseguiram atingir a meta de ensinar mais de 96% da sua população a ler e escrever.

Um pacto pela educação – Jornal Gazeta do Oeste

Alfabetizar as crianças até os oito anos de idade. Essa é a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que está no segundo ano de atividade na educação infantil e agora parte também para o ensino médio, visando à universalização do ensino médio e à formação dos professores, entre outras diretrizes.

Alunos judeus e adventistas vão poder faltar a sábados de provas em MG – Jornal O Tempo

Foi aprovado em primeiro turno o Projeto de Lei (PL) que assegura aos alunos da rede pública de ensino o direito de não realizar provas em dias determinados, por motivos religiosos.

– PESQUISA EDUCACIONAL EM PAUTA –

A escola e famílias de territórios metropolitanos de alta vulnerabilidade social: práticas educativas de mães “protagonistas” – Hamilton Harley de Carvalho-Silva; Antônio Augusto Gomes Batista; Luciana Alves

O artigo apresenta resultados de uma investigação que teve por objetivo explorar relações com a escola de famílias moradoras de territórios de alta vulnerabilidade social. Examina práticas educativas de um grupo de mães, aqui consideradas “protagonistas”, caracterizado por realizar fortes investimentos na escolarização dos filhos, mesmo que expostas a grandes riscos sociais. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e da observação das famílias, moradoras na periferia da Zona Leste de São Paulo. A análise foi realizada por retratos sociológicos. As conclusões mostram que as mães empreendem alguns esforços, entre outros, para a escolha do estabelecimento de ensino, o acompanhamento da rotina escolar e do dever de casa e o controle das interações sociais dos filhos com o território.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

www.pensaraeducacao.com.br

www.facebook.com/pensaraeducacaopensarobrasil

twitter.com/pensareducacao

EQUIPE:

Coordenação: Luciano Mendes

Conteúdo: Isabella Brandão

Produção: Luísa Marques

Site: Sandra Ribas

Divulgação: Hercules Santos e Marcella Franca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *