Jornal 328

Vol. 9, Nº 328/agosto de 2021- sexta-feira, 06.

EDITORIAL

O Esquecimento do Bicentenário

As rememorações do Bicentenário podem ser um momento importante para a elaboração de nosso luto societário de maneira coletiva e construtiva, de forma que possamos, em meio às trevas em que nos encontramos, vislumbrar  saídas democráticas e um país em que a violência, o racismo, a LGBTfobia, as desigualdades e todas as nossas mazelas sejam coisas do passado.

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LIVE – PENSAR AO VIVO
O Pensar ao vivo da próxima quarta-feira, 11 de agosto, tem como tema “Provocações sobre comunicação”. A live busca trazer reflexões sobre os modos de transmissão da informação e diversos processos comunicacionais presentes em nosso cotidiano. A Live “Provocações sobre comunicação” será no dia 11 de agosto, às 17h, no canal do Pensar a Educação Pensar o Brasil do YouTube (www.youtube.com/pensaredu). Haverá emissão de certificados para os participantes. 

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil da próxima segunda-feira, dia 9 de agosto, conta com a presença de Idayara Ferreira Conceição, discente da Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FAE/UFMG).
O bate papo acontece no Dia Internacional dos Povos Indígenas e abordaremos os diálogos entre a educação formal e a cosmologia indígena. Na sessão especial Belimbeleza, uma comemoração ao mês de nascimento de Paulo Leminski.
O programa conta ainda com a coluna Valorizando o Saber, parceria com o APUBH, e a coluna Pensando Bem, parceria com o SindUTE-MG.Todas às segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Esporte é transformação social!Marcus Periks Barbosa Krause – EXCLUSIVO
As crianças, por natureza, crescem praticando esportes, mesmo que de forma amadora e empírica. Quem nunca foi criança e não brincou de pega pega, pique esconde, amarelinha, pula elástico, andar de bicicleta, futebol no meio da rua, skate, dentre tantas outras brincadeiras que incentivam às práticas de atividades físicas?

Paulo Freire: leitura palavra, leitura do mundo!Valter Machado Fonseca – EXCLUSIVO
Um dos traços marcantes da obra de Freire reside na crença que ele tinha na capacidade de autotransformação do ser humano. Ele acreditava na essência do ser humano, enquanto sujeito de sua própria história, enquanto um sujeito em formação, em transformação. Assim, os traços relativos à capacidade do ser humano em se autotransformar perpassam toda sua obra.

Políticas públicas para as juventudes!Daniel Machado da Conceição – EXCLUSIVO
A legislação sobre juventude representa processos sócio-históricos e que marcam a conquista de direitos individuais, sem esquecer os deveres com a vida coletiva. No entanto, alguns projetos e leis não são pensadas de maneira articulada e acabam por interferir uma na outra.

“Omitireis a verdade, e isso nos libertará” Raquel Melilo e Renata Fernandes – EXCLUSIVO
O recenseamento não traduz verdades absolutas. Mas produz um retrato confiável, academicamente falando, da sociedade. Governa-se por meio desse retrato. E quando não há um retrato?.

Por que Democracia?  – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
As coisas vão muito bem para as elites até o momento que o povo, o demo se apresenta para participar de forma efetiva, exigindo direitos e cobrando deveres. Quanto maior a diversidade de um povo, maior deve ser a Democracia que o rege.

BICENTENÁRIO EM FOCO
Civismo e Educação na década de 1920: O caso da Praça de Desportos do município de Bagé/RSAlessandro Carvalho Bica – EXCLUSIVO
A constituição da Praça de Desportos em 1927 no município de Bagé foi a proposta da conjugação dos discursos cívicos e as intenções pedagógicas da construção de um espaço destinado à Educação e ao Civismo, na segunda década do século XX.

Palácios escolares: símbolos da modernidade na capital do Brasil –  Aline Machado dos Santos – EXCLUSIVO
Durante muitos anos foi comum que as escolas públicas existentes no Brasil funcionassem em casas alugadas. Na letra da lei em 1854, a conhecida Reforma Couto Ferraz, determinava estabelecer escolas em edifícios próprios no centro dos distritos com as devidas acomodações. Mas a realidade que se processava nas freguesias da Corte era bem diferente.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Vira, Ira! Ara! Ira! Vira Iara… – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Os olhos do pescador tomaram-se de mágica alegria. À cabeceira do rio viu a mulher mais linda que um homem poderia ver com as vistas do corpo. Viu e ouviu. Das mãos dela brotava água limpa e perfumada, e os cabelos, ah!, os cabelos eram tão sedosos e iluminados que o sol se encabularia ao vê-los assim.

Ler um texto, Ler o mundo – Rafael Muller – EXCLUSIVO
Entretanto, o tipo de leitura associativa só é possível com a criação de um hábito conexo, mas não automático e imediato, de ler o mundo ao mesmo tempo em que se lê um texto.

CONVITE À LEITURA
Arte e identidade: um convite a Carlos AlmarazAlexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Incompreendido e deslocado, numa sociedade racializada, Carlos Almaraz não era nem branco, nem negro. Nas palavras do próprio artista, era “marrom”, “chicano” e “queer”.

Ler “Entre Mulheres”Maria Catarina Laborê – EXCLUSIVO
Narrativas construídas que sustentam a existência de cada uma dessas mulheres que se apresentam de forma singular de sentimentos, configurando-se de maneira peculiar para esses sujeitos, trazendo registros de processos produzidos numa dinâmica sócio-histórica compartilhada.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Mulheres nas Olimpíadas Natascha Stefania Carvalho De Ostos EXCLUSIVO
Rayssa, Rebeca e Oksana são exemplos para meninas e mulheres do mundo todo. Elas inspiram para muito além da prática do esporte, mostrando que corpos femininos, em sua diversidade, podem e devem ocupar o espaço que desejarem, rompendo estereótipos etário, racial e de gênero.

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EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
O direito à vida em tempos remotosAmauri Carlos Ferreira e Luzia Maria de Jesus WerneckEXCLUSIVO
Na história dos direitos humanos, o direito à vida é uma conquista. É preciso preservá-lo, o que nos remete à seguinte pergunta: Por que há a necessidade de se declarar um direito humano?.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Com que idade você começou sua primeira dieta? Rafaela Vasconcelos Freitas EXCLUSIVO
Diversas narrativas que vieram a público recentemente ajudam a perceber como os espaços educacionais têm construído, para estudantes gordas (os/es), um fracasso anunciado.

EJA EM PAUTA
A EJA, a Filosofia e a BNCC  – Vinícius Figueiredo Costa – EXCLUSIVO
A BNCC […] retirou o estudo de Filosofia do currículo brasileiro não o presumindo em seu texto no Ensino Fundamental, aonde o Ensino Religioso foi incluído como área; no texto do Ensino Médio, apenas algumas temáticas foram sugeridas.

ENTREMEMÓRIAS
Vai!Aleluia Heringer Lisboa – EXCLUSIVO
O vai do meu pai tem força até hoje, e consigo agora decifrar o quanto de doçura, sabedoria, amor e cuidado havia naqueles gestos. Em tempos de incertezas, nos fazem muita falta os impulsionadores de coragem, como este firme vai!

LIVRE EXPRESSÃO
Amor ou ódio?Alice Barroso Guimarães – EXCLUSIVO
O que eu posso fazer para me distrair de você? / Eu não consigo pensar em mais nada porque você é inesquecível.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
‘Apagão na ciência’ deixa cientistas sem “documento de identidade” – El País
Acesso à principal plataforma de currículos de pesquisadores do país, o CNPQ, estava fora do ar desde 23 de julho e foi parcialmente restabelecido nesta terça-feira. Orçamento do órgão é o menor em 21 anos. 

Enem tem o menor número de inscritos em mais de uma década – Pragmatismo Político
“A geração Z não quer as mesmas coisas que queria a geração que está neste momento planejando a escola. Precisamos trazer os jovens para a discussão. E garantir que todos tenham voz – não apenas os mais extrovertidos (…)”. 

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CIÊNCIA E TECNOLOGIA
OMS e BNDES defendem investimento na produção de insumos nacionais para vacinas – Agência Câmara de Notícias
Hoje 90% dos Ingredientes Farmacêuticos Ativos (IFA) usados na fabricação de imunizantes no Brasil são importados.

CNPq não consegue resolver falha e Lattes completa dez dias fora do ar – Jornal da Ciência
O órgão que fomenta a pesquisa havia prometido restabelecer sistemas nessa segunda, 2 de agosto.

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AMÉRICA LATINA
Más de 61.000 profesores en Colombia no se han vacunado – El Tiempo / Colombia
En las últimas semanas se han conocido varios casos de docentes que han dado positivo por covid-19.

Manifestantes protestan en el centro porteño: acamparon en Córdoba y Callao – La Nación / Argentina
Organizaciones sociales y grupos de izquierda, encabezados por el Polo Obrero, se concentraron ayer en el Obelisco y en la legislatura porteña, y luego se trasladaron al Ministerio de Educación.

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PENSAR INDICA
Na próxima segunda-feira, dia 09 de agosto, o “E por falar em ciência…” organiza a live “Saberes e conhecimentos tradicionais”. O bate-papo é motivado pelo interesse em discutir a importância da diversidade dos conhecimentos apreendidos em lugares distintos, como é o caso dos saberes afrodescendentes e indígenas – derivados dos povos tradicionais. 

A live será às 10h no canal do Youtube do Pensar a Educação, Pensar o Brasil.  Acesse aqui

Em defesa da Saúde e Educação de Minas Gerais – Inteligência Coletiva Minas Gerais
Diversas entidades assinam campanha pela derrubada dos vetos do governador Romeu Zema que permite a privatização e precarização dos serviços públicos de Educação e Saúde.

INDICAÇÃO(A) DO LEITOR(A)
João Victor Oliveira
–  O XVII Encontro de Pesquisa em Educação FaE-UFMG  está com as incrições abertas para submissão de trabalhos do dia 03 a 22 de agosto. Para mais informações acesse aqui.

OPINIÃO DO(A) LEITOR(A)
Josiane Cristina em 30/07/2021 (Bicentenário em Foco, número 327, Entrecruzando a infância, o lúdico e práticas educativas femininas no Piauí, no início do século XX). Olá, Vilma da Silva Mesquita Oliveira! Quero parabenizá-la pela relevância do texto !!! De fato, Toda criança sem exceção deve ser concebida como sujeito de direito. No entanto, todos sabemos que precisamos repensar o sentido de “infância e de criança,” considerados no início do século XX. Continue Lendo.

Lex Netto em 31/07/2021 (Educação, Gênero e Sexualidades, número 312, Biologicamente Boyceta: inclusão, alargamentos identitários e (não) subversões linguísticas). Meu coraçãozinho chegou a errar as batidas aqui com esse texto. Precisava muito ler isso!
Wellton Sybalde em 05/08/2021 (EJA em Pauta, número 319, Educação de jovens e adultos no centenário de Paulo Freire: comemorações ou distanciamentos?). Estamos em Comemoração. Pois Progredimos um pouco.

Yolanda Assunção em 06/08/2021 (Educação em Debate, número 327, Jornalismo Educacional para quê?). Uma boa reflexão sobre a atuação do jornalista no debate publico da educação, principalmente vindo de um jornalista em formação. É preciso sempre refletir sobre estes papeis e atores para ter uma visão mais ampla do que está rolando.

TIRINHA