Jornal 281

Ano 8 – Nº 281/ sexta-feira,  19 de junho de 2020

EDITORIAL

Menos Museus = Menos Futuros!

Não é incomum, no Brasil, a enunciação de que SOMOS UM POVO SEM MEMÓRIA. A afirmação, por mais que carregue um tom genérico e desqualificador da própria população, teima em atualizar-se com ares de verdade. Essa semana, como vem acontecendo com desnecessária regularidade no Brasil nos últimos anos, tivemos mais uma perda em um importante espaço de memória no Brasil. Desta vez, o fogo consumiu parte da reserva técnica do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, em Belo Horizonte.

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O Ministro caiu!
Depois de muitas pressões políticas o Ministro da Educação caiu! Levou consigo a incompetência técnica e a arrogância política.

HOMENAGEM
Despedida do nosso querido Professor Tomaz – Andréa Macedo e Élida Rabelo – EXCLUSIVO
Estamos de luto, a Universidade e o País! Perdemos o nosso ilustre e querido Professor Emérito, Diretor, Reitor e principalmente amigo, Tomaz Aroldo da Mota Santos.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 22 de junho vai falar do mal estar docente! Vamos conversar com o professor Marcelo Ricardo Pereira sobre a saúde, a exaustão e as dificuldades de professoras e professores, especialmente neste tempo de pandemia. 

Segunda também teremos a Sessão Especial Cinema Falado. A professora Inês teixeira vai conversar com Marcela Borela sobre Cineclube online. Além disso, o programa também vai contar com as colunas Pensando Bem, Valorizando o Saber e Pioneiras. 

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

LIVE – PENSAR AO VIVO
Docência: cuidar de quem cuida
A professora de educação Básica, Camila Figueiredo, a enfermeira e professora da UFMG, Erica Dumont Pena e o Filósofo e professor da UERJ, Walter Kohan, conversam sobre o cuidado com o bem estar de docentes da educação básica na live PENSAR ao Vivo, no dia 24 de junho.

ENTREVISTA
Cinema e conhecimento: produção e vivências – Dayane Gomes e Tatiana Carvalho
O Programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 15 de junho recebeu as produtoras e pesquisadoras para refletir sobre os impactos do cinema como gerador de conhecimentos.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
A pandemia desnuda – Léo Heller – EXCLUSIVO
O que a pandemia desnuda neste aspecto? Que justamente as pessoas que não têm seu direito humano realizado, com acesso a quantidades adequadas de água, de forma contínua, serão as menos capazes de acionar esta barreira.

Descolonizar nossas práticas e as políticas – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Estamos caminhando a passos largos para a própria extinção dos humanos. Não é a toa que vemos queimadas sem controle na Amazônia e no Pantanal, mineração em ricos ecossistemas, opressão das culturas que não se dobram aos processos produtivos e ao trabalho alienante exigido pelo sistema.

O mal do século – Antonio Teixeira – EXCLUSIVO
Na juventude, a depressão se alastra e desafia pais e professores nas universidades. O suicídio é a expressão da dor, do desespero e da desesperança. As pessoas precisam ser encorajadas a entender a depressão, recebendo apoio e informação para lutar contra a doença.

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EDUCAÇÃO EM DEBATE
Os desafios professorais em tempos de isolamento social – Raquel Barreto Nascimento – EXCLUSIVO
Desde o início do isolamento, os professores têm sido cada vez mais cobrados por produtividade. Os docentes universitários são cobrados a produzir textos e artigos acadêmicos em ritmo acelerado, produção que depende, em muito dos casos, de pesquisa em acervos inacessíveis durante a pandemia.

Novos desafios da educação pós covid-19 – Marcus Periks Barbosa Krause – EXCLUSIVO
Pretendo refletir sobre os desafios da educação em nosso país e a necessidade de investimentos tecnológicos e democratização do acesso à internet, como garantia dos direitos à educação de nossas crianças e adolescentes.

Quantas famílias cabem em uma escola – Aleluia Heringer – EXCLUSIVO
Por tudo isso é que uma escola comporta mil famílias, mas uma família não comporta uma escola. São espaços com finalidades distintas, por vezes antagônicas, noutros momentos, complementares. Ainda assim, a atuação de uma não anula o propósito da outra.

Brincando de esticar a corda – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
A política é uma outra forma de fazer a guerra. A regra democrática permite que todos os interesses sejam postos no jogo, exceto aqueles que acabam com as regras do jogo: numa Democracia ninguém é dono da bola.

Monumentos, memória e a educação para uma sensibilidade iluminista – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Nesse impulso crítico, atualiza-se a disputa pela memória e pela narrativa histórica, desta vez, entre outros casos, a propósito do ataque à estátua em homenagem ao bandeirante Borba Gato, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Os movimentos sociais em 50 tons de pele negra e o colorismo na escola! – Laís Melo – EXCLUSIVO
Concordamos ao enfatizar que as mudanças antirracistas nas instituições não iriam sanar todos os problemas raciais da nossa sociedade, porém, a possibilidade de um resgate da história e valorização da cultural afro-brasileira, ressignificaria a história.

Tempo de Escola
Neste episódio do DEPOIS DA AULA conversamos com Fabiana da Silva Viana, pedagoga formada pela FAE/UFMG e supervisora da educação infantil de um colégio particular de Belo Horizonte. Conversamos um pouco sobre sua experiência acadêmica e em sala de aula, e como ela, como supervisora, tem lidado com os pais e os alunos, com a saudade, com o stress e muito mais neste período de pandemia.

Editoria em tempos de pandemia e pandemônio
Com a pandemia de COVID-19 novos desafios são colocados na rotina de produção e editoria de publicações acadêmicas. Pensando nisso, o PENSAR ao Vivo recebeu Lia Machado Fiuza Fialho, da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e José Luís Bizelli, do Fórum de Editores Periódicos da  Área da Educação (FEPAE) para conversar sobre estes desafios.

FEPEMG publica oficio com propostas para garantir o direito constitucional à educação escolar
Ofício do Fórum Permanente Estadual de Educação de Minas Gerais endereçado à Secretária Estadual de Educação de Minas Gerais.

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EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Riscos de violências contra crianças e adolescentes em isolamento social – Sebastião Everton – EXCLUSIVO
Em tempo de isolamento social, alguns fatores de risco colaboram para uma possibilidade maior de violência dentro de casa e nos convidam a pensar o papel da educação neste contexto. Longe do controle social e de instituições que contribuem para uma estabilidade social, existe um aumento de vulnerabilidade e maior probabilidade de situações de desproteção.

CONVITE À LEITURA
“Eu não posso ser, se os outros não são”:  uma leitura da série Paulo Freire, um homem do mundo – Alexandra lima da Silva – EXCLUSIVO
É preciso que as pessoas que escolheram a docência como profissão, leiam o pensamento de um homem que mesmo tendo sido preso, exilado e perseguido em vida e após a morte, segue presente. Segue nos ensinando.

A primeira página e outros contos mexicanos – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
De um fiozinho de água faz surgir um córrego –  pedido de Raimundo e participação de Santa Bárbara. A coletânea de contos é um duelo de fruições e aprendizados. A ficção se encarrega da vida e da morte, da sede e das rezas, da favela e dos movimentos.

A escola é uma chance! – Ione Ribeiro Valle – EXCLUSIVO
Pascal Plisson mostra que as crianças vivem verdadeiras odisseias para ir à escola e, ao mesmo tempo, nos leva a apreciar paisagens magníficas que contrastam com o medo e o sofrimento, a descobrir relações humanas e familiares sublimes, a admirar a determinação extraordinária dos que buscam, através da escola, realizar seus sonhos.

ENTREMEMÓRIAS
Por vergonha da mãe – Joaquim Ramos – EXCLUSIVO
Meio século depois, essa imagem continua fixada em sua retina. Ninguém sabe a razão de tanta felicidade, certamente era por vê-lo debruçado sobre a escrita, como um pequeno homem das letras… um homenzinho das palavras.

LIVRE EXPRESSÃO
Tramas Pedagógicas – a desigualdade social anula as expressões da cidadaniaIvane Perotti – EXCLUSIVO
Generalizar demandas e recursos pedagógicos é como afirmar que um método é o método, grande imbróglio sobre o acesso ao conhecimento, ao compartilhamento de saberes.

PESQUISA EDUCACIONAL
A valorização da cultura africana em sala de aula – Sabrina Moreira – EXCLUSIVO
A abordagem dessas temáticas em sala de aula, é importante na tentativa de romper com a ideia da democracia racial que existe em nosso país, mas que ao mesmo tempo silencia e extermina a população negra.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Investigado pelo STF, Weintraub deixa MEC e diz que irá para Banco Mundial – UOL
O economista anunciou hoje sua saída do Ministério da Educação e se torna o décimo ministro a deixar o governo de Jair Bolsonaro.

UFRJ diz que aulas presenciais não voltam até que haja vacina e discute retorno remoto – Folha Uol
Universidades federais pelo país, com ensino suspenso, debatem sobre retorno a distância.

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CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Novo formato de boletim com dados do coronavírus está pronto e vai incluir a data da ocorrência das mortes, diz Ministério da Saúde – O Globo
Fontes afirmaram ao Globo que houve pedido da ala militar para não dar ênfase a números acumulados da doença

Fapesp cria repositório de informações clínicas para subsidiar pesquisas sobre covid-19 – Agência Fapesp
Plataforma conta com dados de 75 mil pacientes, 1,6 milhão de exames e 6,5 mil dados de desfecho; iniciativa tem a participação da USP, Grupo Fleury e hospitais Sírio-Libanês e Israelita Albert Einstein

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AMÉRICA LATINA
Entre argentines y brasileres: descontruyendo el lugar común – Jorgelina Tallei e Valdiney Lobo – EXCLUSIVO
Entre Brasil y Argentina hay diversos imaginarios y representaciones. El famoso Maradona es mejor que Pelé o viceversa también surgió en la entrevista. Si ese lugar es común, lo mejor que podemos hacer como docentes decoloniales (o intentando serlo) es descontruirlo o descentrarlo.

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PENSAR INDICA
A Campanha Nacional pelo Direito à Educação lançou seu sétimo guia sobre a educação no contexto da pandemia de COVID-19. Este volume, sobre a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, contou com a parceria de pessoas e organizações especializadas no tema, como Escola de Gente, Mais Diferenças e COLETIVXS, além de membros da rede da Campanha, para aprofundar as especificidades da modalidade da Educação Especial dentro da luta pelo direito à educação.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Telma Silva 
– Está aberta a chamada publica para submissão de artigos para a Revista Abatirá, Campus XVIII da Universidade do Estado da Bahia. A revista recebe artigos em português, inglês e espanhol para o dossiê “Educação Escolar Indígena no século XXI: desafios especificidades e perspectivas.

Aline Gomes – Diante do momento que vivemos, o Coletivo Geral Infâncias iniciou o Projeto “Coletivo em Diálogo“. A iniciativa é composta por duas frentes: uma de escuta, e outra de suporte material e financeiro.

Cesar Castro – Já está disponível o e-book Novos diálogossobre a história da educação dos sentidos e das sensibilidades, cujos autores são Katya Mitsuko Zuquim Braghini, Kazumi Munakata e Marcus Aurélio Taborda de Oliveira. O livro é publicado pela EDUC – Editora da PUC-SP.

Luiz Eduardo Oliveira – É com prazer que compartilhamos a mais nova edição da Revista de Estudos de Cultura, com o dossiê POMBAL EDUCADOR. Este dossiê vincula-se a um projeto de investigação e preparação da obra completa do Marquês de Pombal.

Cláudio de Sá Machado Jr. – É com prazer que anunciamos a publicação do e-book “História da Educação no Paraná: caminhos da pesquisa e do ensino”. O livro é uma iniciativa do Grupo de Trabalho de História da Educação da Associação Nacional de História – Seção Paraná (GTHE ANPUH-PR).

Levindo Diniz Carvalho – O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil da UFMG, está realizando uma pesquisa com o objetivo compreender como meninas e meninos que moram em Belo Horizonte e Região Metropolitana estão vivendo a situação gerada pelo Coronavírus. A partir das respostas de todos, poderemos analisar as rotinas, relações sociais e experiências das crianças ao longo da pandemia e conhecer um pouco mais de suas emoções e sentimentos nesse período de tantas mudanças. Participe!

Priscilla Bahiense – Estão abertas as inscrições para o VII Simpósio Internacional sobre Infância e Instituições, com o tema “Sujeitos e instituições: territórios, fronteiras e exílios”. O Encontro propõe analisar e compartilhar pontos de vista que surgem das pesquisas em diálogo entre as ciências humanas, sociais e da saúde.

Pablo Lima – Convido todas e todos para assistir às Resenhas ao Vivo que eu tenho realizado sobre diversos livros de história, no youtube. As lives ocorrem todas as sextas, às 16:20hs.    

TIRINHA
Ribs