Os números da educação e as políticas educacionais
Uma das grandes ilusões da modernidade é a de que é possível reduzir tudo a números. Da produção material aos gostos, passando pela política e pelos sentimentos, tudo, ao fim e ao cabo, poderia ser reduzido a uma representação numérica. Não por acaso, a estatística (ou estadística) se expandiu e adquiriu grande notoriedade nos últimos séculos. Por meio de seus procedimentos e métodos, suas análise e prospecções, poder-se-ia interpretar e ordenar o presente e projetar seguramente o futuro – desde que a ordem fosse mantida, o progresso estaria assegurado! Leia mais.
NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 03 de abril receberá a Professora Helcimara Telles, do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Vamos conversar sobre as reformas nos campos trabalhista e previdenciário promovidas pelo Governo Federal.
No programa de segunda também tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, as colunas Educação em Pauta e Pensando Bem e a Sessão Especial Belim Beleza, com a professora Libéria Neves.
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.
ENTREVISTA
As pessoas e cidades da universidade – Professora Luciana de Oliveira (UFMG)
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 27 de março realizou uma discussão sobre a relação entre a universidade e a cidade. Recebemos a professora Luciana de Oliveira (UFMG), que falou sobre a importância dos diversos esforços da universidade para o estabelecimento de um diálogo com a cidade, seus atores e suas práticas.
CONVITE À LEITURA
“As experiências de Lispector” – Marcus Taborda de Oliveira
No programa de radio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 20 de março, o professor Marcus Taborda apresentou uma resenha do livro “Uma aprendizagem ou Livro dos Prazeres” de Clarice Lispector.
Lei dos Sexagenários – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Uma reforma que derruba a casa não é reforma. É política de destruição total para ver quem sobrevive. Uma reforma para você se manter com apenas 51% do seu salário: isto é, viver pela metade, não é reforma.
Ações e relações constituídas nos processos de inclusão escolar de alunos com deficiência – Renata Duarte Simões – EXCLUSIVO
Para a inclusão da família, é fundamental levar em conta suas limitações e fragilidades, pensando, desde o começo do ano, em como envolvê-la, para que se aproprie do espaço escolar, estabelecendo, assim, uma relação mais próxima com todos que fazem parte desse cenário.
As pesquisas sobre família e escola nos meios populares – Roberta Poltronieri – EXCLUSIVO
A crescente investigação no campo das camadas populares na escola, tem dado sentido e apresentado discussões importantes na área da Sociologia da Educação, especialmente sobre a participação da família na escola.
Qualidade na educação em meio às mudanças – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Qualidade na educação precede esforço, luta, manifestação, ações garantidoras dos interesses da maioria e isto pode ocorrer de formas distintas.
Em defesa da UERJ, em defesa da educação: o que fazemos e o que produzimos aqui – UERJ – EXCLUSIVO
A mídia vem noticiando amplamente as dificuldades pelas quais tem passado a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pensamos que uma das formas de defender nossa Universidade seria mostrando um pouco do que fazemos e o que produzimos aqui.
Mudanças no ENEM – Educação em Pauta – Marcus Taborda de Oliveira
As inscrições para o Enem 2017 começam apenas em maio. Mas os estudantes já estão atentos às mudanças deste ano. Uma delas é a agenda de provas. Em 2017 a avaliação passa a ser aplicada em em dois domingos seguidos, e não mais em um fim de semana. Em 2017 também terão cadernos de prova personalizados e fim da divulgação de notas por escola. Na coluna Educação em Pauta de hoje, o professor Marcus Taborda conversou com o jornalista Gustavo Cunha sobre as novidades e chamou a atenção para outras mudanças que estão sendo promovidas no ensino.
A terceirização e seus impactos para os professores – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira
Na coluna desta semana, a presidente do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, fala sobre a alteração nas regras da terceirização em andamento no governo federal.
A ANPEd deu um passo importante no diálogo entre a pós-graduação, a pesquisa e docentes da educação básica ao deliberar, em Assembléia Geral de Associados, que professores da educação básica vinculados a grupos e/ou projeto de pesquisa institucionalizados podem inscrever trabalhos em co-autoria em nossas reuniões nacionais de pesquisa e pós-graduação.
PLANOS DE VISTA
Convite para @s amig@s professor@s marianenses – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO
O que vai ser dos planos de educação é, de fato, a pergunta que esse governo ilegítimo que aí se encontra entocado não se fez ao propor tantas e tão perversas PEC, razão pela qual cabe a nós tod@s (que desejamos que o planejamento da educação pública deste nosso Brasil seja levado a sério) que a façamos agora, de maneira a não deixá-la sem resposta.
ENTREMEMÓRIAS
Colégio Estadual Maria Rosilda: Histórias de ontem e hoje – Carolina Machado Moreira e Rafael Souza Bonifácio – EXCLUSIVO
Originalmente, o colégio dispunha de apenas seis salas de aula para atender exclusivamente os alunos da primeira fase do Ensino Fundamental. Em seguida, a fim de atender a enorme demanda da comunidade por vagas na rede pública, ele passou a funcionar em turno intermediário.
PESQUISA EDUCACIONAL
VIEIRA, Estela Aparecida Oliveira, CUNHA, Daisy e MARTINEZ, Marie Louise História da educação a distância no Brasil, algumas provocações – Revista Perspectivas em Políticas Públicas (PPP) – UEMG
O percurso histórico da educação a distância permite observar avanços e retrocessos, baseados nos interesses e políticas vigentes em cada época, e apontam uma reflexão sobre o atual modelo de EaD adotado pelo governo brasileiro.
“É um retrocesso”, diz presidente da SBPC sobre projeto aprovado no Senado que trata da utilização de animais em pesquisas – Jornal da Ciência
Segundo Helena Nader, o parecer do senador Randolfe Rodrigues alterou totalmente o texto aprovado na Câmara. O PLC 70/2014 foi aprovado na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) na quarta-feira, 22.
O reconhecimento da cidade e da universidade – Yolanda Assunção – EXCLUSIVO
Professor Franklin Leopoldo fala sobre a razão de existir da Universidade em conferência sobre a universidade e a cidade.
Quais as consequências da terceirização para a educação? – por Carla Regina Mota Alonso Diéguez – Jornal GGN Educação
Em uma escola ou universidade que terceiriza atividades fins, como a gestão educacional e a docência, a quem caberá a gestão do PDI e do Projeto Pedagógico?
Em derrota de Temer, Câmara rejeita cobrança por pós-graduações – O Povo
O plenário rejeitou PEC que autoriza universidades públicas a cobrar por cursos de extensão e pós-graduação. Foram 304 votos favoráveis e 139 contra, mas eram necessários 308 votos “sim” para aprovação da matéria.
AMÉRICA LATINA
Profesores amenazan con tomar medidas en rechazo a decreto contra piquetes– El Observador, Uruguay
La Federación Nacional de Profesores de Enseñanza Secundaria (Fenapes) amenaza con tomar “acciones jurídicas y de lucha” hasta lograr derogar el decreto del Poder Ejecutivo que impide los piquetes callejeros.
Apesar da grande relevância que muitas mulheres tiveram para a sociedade, seus nomes foram ignorados e, até mesmo, apagados da história. Por isso, as mulheres do Levante Popular da Juventude decidiram trazer essas memórias em um livro que retrate a imagem e a biografia de “100 Mulheres Cabulosas da História”. Programado para ser lançado em março de 2018, o Levante esta realizando um financiamento coletivo para a produção do projeto. Acesse a página e ajude esse livro a se tornar uma realidade e dar visibilidade para grandes histórias de protagonismo das mulheres em todo o mundo.
Vera Lúcia Nogueira – “5 Seminário Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente”, evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação da FaE/UEMG e em parceria com a Pós-Graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Inscrição de trabalhos (comunicação oral) para alunos/as da Pós-Graduação e também mestres e doutores. Também aberto para alunos/as da graduação como ouvintes.
Tarcísio Mauro Vago – A aula “inaugural” da Formação Transversal em Divulgação Científica acontecerá dia 10 de abril, segunda-feira, às 14:00 no auditório da FACE/ UFMG.
Participe do nosso jornal enviando sua indicação para o e-mail:jornalpepb@gmail.com
Participe do nosso jornal enviando sua opinião ou comentário para o e-mail: jornalpepb@gmail.com
TIRINHA
Dum Ilustrador
É permitida a reprodução dos textos exclusivos, desde que seja citada a fonte.
O conteúdo dos textos publicados pelo Pensar a Educação em Pauta é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.
Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022
Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago
Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Coordenação de Pesquisa e Diagramação: Sandra Ribas
Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail: jornalpepb@gmail.com – Telefone: (31) 3409-5355