Simone Pereira1
Este texto tem o objetivo de apresentar o relato de experiência com a literatura em turmas dos anos iniciais de escolas municipal e estadual de Belo Horizonte. A construção dessa prática pedagógica se deu a partir de diálogos, reflexões e a percepção da importância da literatura na educação.
Semanalmente, nos reunimos na sala de aula, biblioteca ou em algum ambiente aconchegante da escola para realizar o momento nomeado como a “Hora da História”. Esse momento foi desenvolvido com o objetivo de demarcar o espaço da literatura em nossa rotina, promover experiências e ampliar a participação das crianças nas práticas de leitura. Na perspectiva do letramento entendemos a importância de propiciar aos alunos um espaço que compartilhe leituras e o contato com diversas obras literárias. Nesse sentido, Cosson (2014) nos conduz através do conceito de letramento literário, ou seja, processo de apropriação dos textos literários enriquecedor em uma prática pedagógica.
Para demarcar esse momento específico de contação de histórias, criar um ambiente favorável e atrativo para a leitura, são utilizados recursos e estratégias didáticas, tais como: a criação de uma paródia musical, cantada sempre ao início e ao final das histórias, o uso de adereços no momento da leitura, uma manta colocada no chão onde todos se assentam para ouvir a história, e uma caixa enfeitada contendo um elemento surpresa relacionado ao enredo, revelado antes ou depois da leitura. A fim de tornar ainda mais significativo esse momento, em determinadas partes da história, pausas são feitas permitindo a interação das crianças com o texto, possibilitando a escuta de suas percepções. E no final da leitura é realizada uma dinâmica, reflexão ou registro contextualizado com o tema da história.
A escolha dos livros literários acontece com a mediação da professora, a fim de oportunizar leituras para que todos se sintam bem com suas preferências, ao mesmo tempo em que há oferta de outras literaturas que também podem despertar interesse. O contato com literatura de qualidade oportuniza a riqueza em descobrir novas obras, em refinar os critérios e sensibilidade dos alunos.
Todos os livros da “Hora da História”, assim como outras leituras lidas na semana, são direcionados para um local específico na sala de aula. Os alunos têm acesso diariamente a essas leituras. Ao ler para os alunos, oportunizamos a relação das informações do texto com os conhecimentos prévios individuais, sendo possível o desenvolvimento da capacidade de se posicionar, criticar e construir seus próprios pensamentos.
Além de possibilitar a interação com a linguagem, personagens e enredo, estabelecendo um prazer pela leitura. É possível observar que o repertório de leitura foi ampliado e os alunos passaram a se interessar mais pelas obras literárias. Percebe-se que alargar as possibilidades da criança oportuniza vivências significativas e reais potencializando ainda mais a sua aprendizagem. A leitura de obras literárias, por meio da “Hora da História” revelou-se como fundamental para o desenvolvimento, interesse e prazer pela leitura.
1Professora das Redes Municipal e Estadual de Ensino de BH/MG. Especialista em Psicopedagogia pela UEMG (2019), Educação Infantil e Alfabetização e Letramento pelo CEPEMG (2013).
Para saber mais:
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.
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