Educação em Debate, edição 309

A cultura do home office e a pedagogia do vírus – Evelyn de Almeida Orlando – EXCLUSIVO
O excesso de atividades que temos tido não faz o tempo render, ele preenche todo o tempo. A lógica é que, se há economia de tempo, esse suposto excedente deve ser preenchido com mais trabalho.

Comunitarismo e Educação para a Cidadania (II) – Antonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
A concepção comunitarista se revela como um fundamento totalmente consoante ao exercício da cidadania ativa.

É necessário ir além das “etiquetas” no ensino de ciências – Martha Marandino – EXCLUSIVO
Em 1991, no meu mestrado, analisei as tendências do ensino de ciências presentes nas produções acadêmicas da área e identifiquei quatro delas. Destaco duas aqui: as abordagens sociais e o ensino de ciências na escola como fator de transformação social.

A padronização da vida e o combate à diversidade – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Sem ter muita opção, comunidades inteiras são obrigadas a abrir mão de seus territórios, de sua cultura, de suas crenças, de seus processos educativos, de sua medicina (específica de cada região, pois não é difícil entender que cada bioma possui suas plantas, climas e dinâmicas específicas) para proletarizar-se de acordo com interesses eminentemente internacionais.

A deputada Beatriz Cerqueira comenta sobre o retorno presencial das atividades escolares.
“O debate sobre o retorno presencial se tornou ideológico e não escuta quem está na ponta, quem conhece a escola.”. O programa Outras Palavras destaca a fala da deputada estadual e presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, Beatriz Cerqueira, realizada no Plenário da Casa, no último dia 10/2/2021. Assista aqui.

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