Ano 5 – Nº 184 / sexta-feira, 24 de novembro de 2017

EDITORIAL

Vidas Negras Importam! Importam?

Na semana em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra os dados divulgados sobre a população negra no país são estarrecedores. Em praticamente todas as suas dimensões – no mundo do trabalho, da escola, da política, da cultura e, sobretudo, da segurança pública, para não dizer de todas as demais – a sociedade brasileira dá demonstração de um profundo racismo cultural, político, institucionalizado. Leia mais.

A universidade e os espaços para as infâncias na cidade

No dia 30 de novembro o Pensar a Educação, Pensar o Brasil realizará a conferência “Os espaços para as crianças na cidade”. O encontro, que encerra a programação do XI Seminário Anual do Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 2017, cujo tema foi a Universidade e a Cidade.
Foram convidadas para o debate a professora e pesquisadora Maria Cristina Gouvea (UFMG), a doutoranda e chefe do Departamento de Coordenação de Bibliotecas Fabíola Farias (Biblioteca Pública Infantil e Juvenil – FMC) e a professora e divulgadora científica, Débora D’avila (Universidade das Crianças – UFMG). A proposta deste debate é apresentar três pontos de vista acerca das experiências com as crianças a partir da produção do saber acadêmico e das práticas estabelecidas no trabalho das conferencistas.
O seminário do dia 30 de novembro será às 19h, no Auditório Neidson Rodrigues, na Faculdade de Educação da UFMG. O debate terá transmissão, ao vivo, pelo canal do Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil no YouTube. Outras informações em www.pensaraeducacao.com.br, pensar@ufmg.br, Facebook e pelos telefones (31)3409-5355 e (31) 98212-5621. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
Na próxima segunda, dia 27 de novembro, o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai discutir a relação entre a universidade e a Cidade e as características que aproximam e afastam estes dois espaços.
Segunda também tem as colunas Educação em Pauta com o professor Marcus Taborda, Pensando Bem e a Agenda da Educação. Além da turma da Escola Estadual Jovem Protagonista na Sessão Especial.
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela  Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Narrativas Negras – Elisa Nunes e Gabriel Prado
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 20 de novembro recebeu os estudantes e militantes Elisa Nunes e Gabriel Prado. Os convidados bateram um papo sobre as narrativas negras e a necessidade de se ouvir e perceber a população negra.

CONVITE À LEITURA
Miguel Arroyo lança livro sobre Educação de Jovens e Adultos na FaE/UFMG – Cláudia Chaves Fonseca – EXCLUSIVO
Passageiros da Noite, do trabalho para a EJA– itinerários pelo direito a uma vida mais justa” foi lançado na última sexta-feira, 17, em palestra na Faculdade de Educação.

“Mulheres, cultura e política”, de Angela Davis – Marcus Taborda – EXCLUSIVO
O livro de Angela Davis “Mulheres, cultura e política” reúne artigos da ativista dos anos 80. Apesar de ser publicado originalmente em 1990, o livro só foi traduzido e publicado no Brasil em 2017 e permanece atual.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Quem tem medo de Gênero? – João Victor da Fonseca Oliveira – EXCLUSIVO
Essas pessoas fazem desatar o ressentimento, sentimento da massa, fruto de quem se considera vítima, e faz morrer a ação política porque a esteriliza.

Uma escola transbordante? – Elaine Teixeira Pereira – EXCLUSIVO
É a prerrogativa de levar em conta os diversos assuntos pelos quais alunas e alunos se interessam, articulando-os aos famosos conteúdos escolares, que tem feito a escola transbordar?

Estou interessado em alguma ideologia – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Nesses tempos de “Escola Sem Partido”, eu quero uma “Escola Com Partido”. Com todas as letras, com todos os saberes e sabores.

Os impactos da pobreza na educação escolar Renata Duarte Simões – EXCLUSIVO
Em uma sociedade onde a pobreza e desigualdade são muito evidentes, preocupa não só a injustiça social, mas também as consequências dessas desigualdades para os indivíduos.

Africanidades e inclusão: atividades educativas interdisciplinares – Vagner Luciano Andrade – EXCLUSIVO
Há de se formatar uma prática docente onde não prevaleça a histórica distinção entre brancos e negros, mas, sobretudo, que existam apenas humanos com sua diversidade e unicidade.

Discursos de ódio no Brasil – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Esta semana o jornalista Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre o papel da educação no cenário atual onde discursos de ódio proliferam no Brasil. A coluna Educação em Pauta é produzida pelo núcleo de jornalismo da rádio UFMG Educativa e vai ao ar toda segunda-feira a partir de 12:30.

Por uma educação mais plural e democrática – Pensando Bem – Iêda Leal – Secretária de Combate ao Racismo da CNTE.
Esta semana, a Secretária de Combate ao Racismo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação,  Iêda Leal, comenta como a educação  na América Latina está sendo atacada por um modelo da Direita

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ENTREMEMÓRIAS
Ecos de uma sala de aula – Karina Fonseca Soares Rezende – EXCLUSIVO
Ecos em minha mente afirmam: A educação escolar transcendeu, transcende e transcenderá o próprio espaço físico da escola.

PESQUISA EDUCACIONAL
O ensino de Ciências no ensino fundamental e médio: reflexões e perspectivas sobre a educação transformadora – Alexandre Fernando da Silva, José Heleno Ferreira e Carlos Alexandre Viera – Revista Exitus (UFOPA)
O trabalho discute o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental e nível médio, sua importância na formação de cidadãos e no desenvolvimento social e econômico do país.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Site mapeia periódicos potencialmente predatórios na base QUALIS – Yolanda Assunção – EXCLUSIVO
Existe entre os pesquisadores a percepção que há periódicos potencialmente predatórios nos estratos mais altos da classificação da CAPES. Para entender melhor esta percepção, pesquisadores criaram o Preda Qualis.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Guia de gênero e sexualidade serve de apoio para educadores – Carta Educação
Com linguagem simples, guia conceitualiza questões e oferece abordagens pedagógicas.

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​AMÉRICA LATINA
Reforma educativa en la Ciudad: ¿hay que incluir la tecnología en el aula? – La Nación, Argentina
Tres especialistas debatieron sobre los cambios en la educación que plantea el Gobierno.

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​PENSAR INDICA
A plataforma Faz Sentido tem o propósito de apoiar Redes de Ensino, escolas e professores na construção de um Ensino Fundamental II e Ensino Médio mais conectados com as características, o contexto, as necessidades e os interesses dos adolescentes e jovens do século XXI. A plataforma foi desenvolvida para disponibilizar soluções, orientações e ferramentas, bem como promover processos de troca e colaboração, para apoiar Redes, escolas e professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

​INDICAÇÃO DO LEITOR
Cláudia Chaves Fonseca –  O programa Educação em Movimento vai discutir hoje, dia 24 de novembro, a lei Federal 13.415/2017, conhecida como a Reforma do Ensino Médio. A legislação, ligada à Base Nacional Comum Curricular prevê mudanças importantes como a carga horária escolar e a flexibilização do currículo. Na mesa de debate, junto com a Profa. Sandra Tosta, estão o pedagogo e professor da PUC Minas, Luiz Carlos Rena; e o professor da UFMG e coordenador do Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil, Luciano Mendes. Você não pode perder! É na próxima sexta-feira, às 21h30, na TV Horizonte! Canal 22 da NET.

OPINIÃO DO LEITOR
Janice – 19/11/2017 (CONVITE À LEITURA – Edição 181 – 17/11/2017 – Tchernóbil são muitas)
Parabéns pelo lúcido e ótimo texto!

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TIRINHA
Diogo Nascimento – EXCLUSIVO

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