Educação em Debate, edição 184

Quem tem medo de Gênero? – João Victor da Fonseca Oliveira – EXCLUSIVO
Essas pessoas fazem desatar o ressentimento, sentimento da massa, fruto de quem se considera vítima, e faz morrer a ação política porque a esteriliza.

Uma escola transbordante? – Elaine Teixeira Pereira – EXCLUSIVO
É a prerrogativa de levar em conta os diversos assuntos pelos quais alunas e alunos se interessam, articulando-os aos famosos conteúdos escolares, que tem feito a escola transbordar?

Estou interessado em alguma ideologia – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Nesses tempos de “Escola Sem Partido”, eu quero uma “Escola Com Partido”. Com todas as letras, com todos os saberes e sabores.

Os impactos da pobreza na educação escolar Renata Duarte Simões – EXCLUSIVO
Em uma sociedade onde a pobreza e desigualdade são muito evidentes, preocupa não só a injustiça social, mas também as consequências dessas desigualdades para os indivíduos.

Discursos de ódio no Brasil – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Esta semana o jornalista Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre o papel da educação no cenário atual onde discursos de ódio proliferam no Brasil. A coluna Educação em Pauta é produzida pelo núcleo de jornalismo da rádio UFMG Educativa e vai ao ar toda segunda-feira a partir de 12:30.

Por uma educação mais plural e democrática – Pensando Bem – Iêda Leal – Secretária de Combate ao Racismo da CNTE.
Esta semana, a Secretária de Combate ao Racismo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação,  Iêda Leal, comenta como a educação  na América Latina está sendo atacada por um modelo da Direita

Daniel Cara: sobre a censura a pesquisadores do INEP – Avaliação Educacional
O Brasil vive um momento triste de sua maculada democracia. Por isso, é um dever exigir o cumprimento da Lei, a defesa da observância do espírito público, o respeito à liberdade de expressão e à produção científica.

Avaliações de larga escala e vestibulares prejudicam capacidade de trabalhar em equipe, dizem educadores – O Globo
Os estudantes brasileiros estão entre os piores, em meio a 52 países ou economias com dados disponíveis, em resolver problemas de maneira colaborativa.

Gestão Temer barra artigo científico e provoca crise com pesquisadores– Folha de São Paulo
O Inep, ligado ao Ministério da Educação do governo Michel Temer (PMDB), barrou a exposição de um artigo científico que, mesmo tendo sido avalizado tecnicamente pelo comitê editorial, desagradou a direção do instituto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *