Ano 2 – nº 056 / sexta-feira, 05 de setembro de 2014

EDITORIAL

Pós-graduação no Brasil: nos limites do modelo?

A CAPES acaba de nomear os Coordenadores das diferentes áreas de conhecimento, os quais terão a atribuição de acompanhar os programas de pós-graduação e coordenar a realização da avaliação trienal da Pós-graduação no Brasil, o principal instrumento de  gestão  e de financiamento do sistema.

A avaliação do  triênio 2013-2015  encontra-se bastante atrasada, já que estamos caminhando para o final do segundo ano e somente agora foi disponibilizado aos coordenadores dos Programas o principal instrumento de coleta de informações sobre o trabalho realizado no ano passado – a Plataforma Sucupira. No decorrer do trabalho que se inicia,   os Coordenadores de Área e o gestores do sistema talvez tenham, também, que buscar saídas para os evidentes limites interpostos pelo modelo de pós-graduação à  pesquisa, à formação de recursos humanos de alta qualidade e, mesmo,  ao desenvolvimento das universidades no Brasil. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” do dia 08 de setembro de 2014
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5 FM. Para o próximo programa convidamos Marisa Ribeiro Teixeira Duarte, que falará sobre poder Executivo Estadual e as atribuições do governador para a educação. Na segunda hora apresentaremos o Cinema Falado com Eugênio Magno. Teremos ainda agenda educativa, sorteio de livros e muito mais! Você pode ouvir pela internet acessando AQUI.

ENTREVISTA DA SEMANA
Eleições 2014 – Senado Federal e suas atribuições para a Educação
Entrevistado: Daniel Tojeira Cara (Campanha Nacional pelo Direito à Educação) – EXCLUSIVO

PENSAR INDICA
A indicação dessa semana é a resenha do filme Nenhum a Menos – Por Ana Lucia Santana – Infoescola
“Nenhum a Menos” revela as condições da educação na zona rural chinesa.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
A Aurora e o Crepúsculo: Educação Rural na perspectiva de Sud Mennucci – Henrique de Oliveira Fonseca – EXCLUSIVO

As urnas e o saber popular: digressão pelos fios da história – Ana Luiza Jesus da Costa  EXCLUSIVO

Violência nas escolas e valorização da carreira docente – Marcus Aurélio Taborda de Oliveira – EXCLUSIVO

Os desafios para garantir o direito à educação no mundo – Por Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais – Carta Capital
A educação é fundamental para superar a pobreza, mas a influência do mercado torna a universalização do ensino mais complexa

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
MEC faz consulta aos estados sobre base nacional curricular – Jornal da Ciência
O objetivo é produzir um estudo que subsidie as discussões em torno da base nacional comum curricular.

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AMÉRICA LATINA
Pobreza y exclusión se superan con educación – La Nación, Argentina
En un momento en el que el gobierno sigue eludiendo su responsabilidad se torna fundamental hacer foco en cómo romper con el círculo de la exclusión.

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CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Professor desenvolve curso de Física para 3ª idade – Por Edna Ferreira – Jornal da Ciência
Ensino da Física do cotidiano atrai pessoas com mais de 60 anos à universidade.

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PESQUISA EDUCACIONAL

EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: QUE RELAÇÃO É ESSA? – Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos

Este artigo apresenta elementos para discussão sobre o papel da educação no processo de desenvolvimento econômico com foco na Amazônia brasileira que, apesar de suas potencialidades de recursos de toda ordem, importantes na conformação que o Brasil tem hoje no concerto das nações, ainda não ocupa posição condizente com sua estatura, que é tratada de forma desigual, em que grande parte de sua população vive em situação de extrema pobreza e para a qual as políticas públicas ainda são incipientes não antecipatórias e mal direcionadas, particularmente, por não serem priorizadas nem consideradas suas especificidades. Não estamos com isso defendendo o regionalismo, mas algumas diferenças no formato das políticas como ponto de partida precisam ser pautadas, especialmente porque congrega populações diversificadas formadas por indígenas, quilombolas, ribeirinhos, dentre outras.

OPINIÃO DO LEITOR

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Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022
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E-mail: 
 – Telefone: (31) 3409-5313

Coordenação – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago 

EXPEDIENTE
Equipe Pensar a Educação em Pauta

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