Ano 2 – nº 050 / sexta-feira, 13 de junho de 2014

Car@ leitor(a),

O Pensar a Educação em pauta chega ao seu número 50. É uma alegria para tod@s nós que o produzimos, sobretudo por sabermos que ele está se constituindo como um lugar de encontro e de interlocução de vários colegas, grupos e instituições. É para isso que nós o criamos!  É a isto que queremos fortalecer cada vez mais! Por isso, em agosto, quando voltarmos de férias, noss@s leitores(as) vão receber um Pensar a Educação em pauta totalmente repaginado: novas seções, novos colaboradores e mais conteúdo inédito. Nessa nova fase, esperamos continuar contando com seu apoio, sua crítica e sua colaboração na produção de conteúdos.
Um grande abraço para todos.

Equipe do Pensar a Educação em pauta

Nesta edição:

Ouça o programa “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” da última segunda-feira, dia 09 de junho de 2014.

Tema: Projeto Político Pedagógico do LECAMPO

Entrevistada: Maria de Fátima Almeida Martins

Ensino a distância no Brasil pode dobrar em 5 anos – Portal Porvir

Com 25% do total de matrículas do ensino superior, o ensino a distância no Brasil deve dobrar o número de alunos em cinco anos. A expectativa é que essa modalidade possa alcançar 45% do ensino superior no país nos próximos anos.

Educadores destacam relevância de projeto de alfabetização de jovens e adultos– Portal da Câmara dos Deputados

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados destacou, em audiência pública nesta terça-feira (10), os dez anos do projeto Mova-Brasil, inspirado no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos, criado pelo educador Paulo Freire.

Ciência sem Fronteiras: aluno é pouco orientado e não tem disciplinas validadas– Portal Último Segundo

Falta de chancela de coordenadores de cursos antes da viagem, livre escolha de matérias por parte do bolsista e resistência de universidades do País na validação de disciplinas cursadas no exterior impedem reconhecimento do que é aprendido lá fora.

Educador defende separação de meninos e meninas na escola – Jornal Gazeta do Povo

A proposta de separar meninos e meninas em escolas diferentes pode parecer polêmica. Mas a ideia tem sido defendida por educadores de renome.

Como saber se o professor dá certo? – Revista Veja

Em primeiro lugar, ele precisa dominar muito bem os conteúdos que leciona. Em segundo, saber ensinar e transmitir os conhecimentos com entusiasmo.

Educação ganha mais verbas e plano ambicioso – Portal Valor Econômico

O Brasil precisa vencer seu vergonhoso atraso na educação e é um bom começo existir um consenso nacional sobre essa missão. Há grandes e complexas dificuldades a serem enfrentadas, porém.

O modelo universitário e a cobrança de mensalidades – Jornal Folha de São Paulo

A distinção entre o ensino superior geral e a formação e o que é oferecido por universidades poderia ajudar a tornar mais produtiva a discussão sobre a proposta de cobrar mensalidades de alunos da USP.

Enem poderá ser obrigatório para estudantes que concluírem ensino médio – Portal da Câmara dos Deputados

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5956/13, do Senado Federal, que torna o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obrigatório a todos os estudantes que concluírem o ensino médio.

Psicopedagogia: a regulamentação necessária – Jornal Tribuna do Norte

Após 35 anos, o exercício da atividade de psicopedagogia está prestes a ser regulamentado no país. O Senado Federal aprovou um projeto de lei para isso.

Rio ganha rede de educação e pesquisa com 85 pontos de conexão – Revista Gestão Universitária

Foi inaugurada, nesta quinta-feira (5), a Rede Rio Metropolitana, que abrange 51 instituições de ensino e pesquisa e conecta 85 pontos e/ou campi dessas instituições na cidade do Rio de Janeiro.

Após três anos, Congresso aprova plano que prevê 10% do PIB para educação – Jornal O Estado do Ceará

O Plano Nacional de Educação foi aprovado, na noite de ontem, pelo plenário da Câmara dos Deputados e foi decidido que despesas como repasse para creches conveniadas e gastos em programas como Prouni e Fies serão incluídas no cálculo dos 10% do PIB para o setor, a ser alcançado até 2024.

Universidade quer garantir música na grade curricular básica – Jornal Diário do Amapá

A Universidade do Estado do Amapá (Ueap), em parceria com o Instituto Accorde Brasil e Escola Modelo Guanabara, promove nesta sexta-feira, 13, o lançamento do Projeto “Meu Canto Conta”, que insere a música na educação básica, séries iniciais, e também do Coral Infantil da Ueap.

No Brasil, salário de professor é metade do que recebem outros profissionais – Portal Último Segundo

Salário médio é de R$ 1.874; enquanto outras categorias com curso superior ganham, em média, R$ 29 por hora trabalhada, o professor brasileiro da educação básica recebe apenas R$ 18.

Laboratório em Porto Alegre estuda ambiente urbano e aproxima escola da comunidade – Portal Aprendiz

Em 1999, professores da rede municipal da capital gaúcha (RS) começaram a adotar em suas aulas o Atlas Ambiental de Porto Alegre, para assim iniciar junto às turmas o trabalho de educação com foco no meio ambiente.

Escrita à mão é fundamental para a aprendizagem infantil  – Jornal O Tempo

A caligrafia importa? Não muito, segundo diversos educadores. Porém, psicólogos e neurocientistas dizem que ainda é cedo para declarar a caligrafia uma relíquia do passado.

Inglês sem Fronteiras abre inscrições para cursos presenciais – Portal Terra

Estão abertas, a partir de hoje (9), as inscrições para cursos presenciais do Programa Inglês sem Fronteiras. Ao todo, serão ofertadas 6.825 vagas em cursos ministrados em universidades federais. 

De leitores a autores – Revista Carta na Escola

Plataformas brasileiras permitem a criação e publicação gratuita de e-books e valoriza a leitura e a escrita de livros digitais.

PESQUISA EDUCACIONAL EM PAUTA 

“Tudo presta a quem tudo precisa”: os discursos sobre a escolarização da infância pobre presentes na “Revista do Ensino” de Minas Gerais (1925-1930) -Paula Cristina David Guimarães

Este trabalho investiga os principais discursos direcionados à educação da infância pobre e veiculados pela Revista do Ensinode Minas Gerais entre os anos de 1925 e 1930. Para tal empreendimento foi realizada a análise documental dos 52 números daRevista e também a consulta de parte da legislação referente às reformas educacionais ocorridas no período. Como referencial teórico-metodológico foram adotadas as chamadas “ferramentas focaultianas”, principalmente aquelas que nos ajudam a compreender as relações de poder e de saber existentes no discurso. Os resultados apontam que a escolarização da infância pobre foi vista como o melhor dispositivo para uma formação mais ampla desse sujeito, condição considerada primordial para que este se tornasse um cidadão produtivo para a sociedade.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

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