EDITORIAL
O IDEB e as políticas da educação
Na última semana quase tudo que se falou sobre educação básica no Brasil referiu-se aos dados do IDEB, recém divulgados pelo INEP. De um modo geral, pode-se dizer que permanecem as críticas sobre o fato do índice não ser suficientemente abrangente para medir a qualidade da educação. Observa-se, também, a mesma utilização dos dados pelos meios de comunicação para produzir e enfatizar rankings e comparações entre estados, redes, escolas etc. Leia mais.
NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” do dia 08 de setembro de 2014
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5 FM. Para o próximo programa convidamos Luiz Araújo, professor, doutor em políticas públicas em educação pela USP, na entrevista falaremos sobre o poder Executivo Federal. Na segunda hora apresentaremos sons e literatura no ar, com Josiley Francisco e Marco Scarassatti. Teremos ainda agenda educativa, sorteio de livros e muito mais! Você pode ouvir pela internet acessando AQUI.
ENTREVISTA DA SEMANA
Eleições 2014 – O Executivo Estadual e suas atribuições para a Educação
Entrevistada: Marisa RibeiroTeixeira Duarte (FaE/UFMG) – EXCLUSIVO
PENSAR INDICA
O pensar indica dessa semana traz o XX Seminário da Infância na Ciranda da Educação.
EDUCAÇÃO EM DEBATE
Resultados do Ideb – Por Marcus Aurélio Taborda de Oliveira
Desafios para garantir a formação inicial e continuada dos professores de educação infantil – Sandro Vinicius Sales dos Santos – EXCLUSIVO
Professor da Universidade de Pernambuco cria o Grupo de Intervenções e de Performances Poéticas (GIPP): a (in) utilidade da poesia em tempos difíceis – Vlader Nobre Leite – EXCLUSIVO
Carta de Minas pela Educação Infantil – Fórum Mineiro de Educação Infantil
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Brasil investe mais no ensino superior do que no básico – Por Mariana Tokarnia – Portal EBC
No Brasil, as instituições públicas de ensino superior gastam quatro vezes mais por aluno do que gasta no ensino fundamental por estudante.
AMÉRICA LATINA
El futuro y la ética del deseo – Página 12, Argentina
En ese marco, una mesa se dedicó a pensar las necesidades de la universidad en los próximos años y, también, las transformaciones en la agenda de la educación en las últimas décadas.
PESQUISA EDUCACIONAL
A situação do ensino médio em Minas Gerais: uma análise do desempenho no município de Uberlândia – Roberto Valdés Puente, Andréa Maturano Longarezi, Orlando Fernández Aquino
O artigo discute a situação do Ensino Médio em Minas Gerais com o intuito de analisar os impactos das políticas públicas nacionais e estaduais no desempenho escolar desse segmento, em particular, no contexto do município de Uberlândia, a partir da análise de um conjunto de indicadores de qualidade da Educação Básica (abandono, aprovação, distorção idade-série, proficiência, formação de professores e condições de trabalho, etc.).
OPINIÃO DO LEITOR
Participe do nosso Boletim enviando sua opinião ou comentário para o e-mailboletimpepb@gmail.com
Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022
Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail: – Telefone: (31) 3409-5313
Coordenação – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago
EXPEDIENTE
Equipe Pensar a Educação em Pauta
O conteúdo dos textos publicados pelo Pensar a Educação em Pauta é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.
http://www.otc-certified-store.com/brands-medicine-europe.html zp-pdl.com https://zp-pdl.com/best-payday-loans.php http://www.otc-certified-store.com/surgery-medicine-usa.html