Paulo Freire não nasceu PAULO FREIRE (Brasil, 1950/1960)

No ano de comemoração do Centenário de Nascimento de Paulo Freire (1921 – 2021), uma das formas de valorizar e atualizar seu pensamento é entender as condições históricas, sociais, políticas e culturais que presidiram o aparecimento público de Paulo Freire como um teórico da educação.

Sem desprezar os anos iniciais de sua formação, o Pensar ao Vivo desta semana, a ser realizado na próxima quarta-feira, no dia 7 de abril, se detem sobre os anos de 1950 e 1960, momento em que no interior dos debates sobre a educação, discutia-se também os rumos do Brasil. Aqueles foram momentos fundamentais não apenas para forjar os pensamentos e as ações posteriores de Paulo Freire, mas também para desenhar o Brasil atual.

A live “Paulo Freire não nasceu PAULO FREIRE (Brasil, 1950/1960)” tem o desejo de “devolver” o Patrono da Educação Brasileira à densidade dos tempos, dos debates e das angústias de um momento central de sua formação e para aquilo que ele viria ser no Brasil e no mundo nas décadas posteriores.

 

Maria de Nazaré Tavares Zenaide

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação e membro do Grupo de Pesquisa da Pedagogia Paulo Freire (GEPPF/UFPB). É graduada em Psicologia (1980), mestra em Serviço Social (1986) e doutora em Educação (2010) pela, Universidade Federal da Paraíba (2010).

Leôncio Soares

Professor da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Letras (1981) e mestre em Educação (1987) pela UFMG e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Pesquisa e publica na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, abordando a política educacional, a formação docente, a escolarização de jovens e adultos e a história da educação.

Marcos Cezar de Freitas

Professor  do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Doutor (1997) e mestre (1993) em Educação pela PUC São Paulo. Coordena o Projeto de Pesquisa EDUCINEP – Educação Inclusiva na Escola Pública, que abriga a Plataforma de Saberes Inclusivos com colaboradores do Brasil e do exterior.

Cheron Moretti

Graduada em História (2005), mestra (2008) e doutora (2014) em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS. Coordena o grupo de pesquisa Educação Popular, Metodologias Participativas e Estudos Decoloniais (CNPq) e o Observatório da Educação do Campo do Vale do Rio Pardo (ObservaEduCampoVRP). Editora-Chefe da Revista Reflexão e Ação (A4).

Luciano Mendes de Faria Filho

Pedagogo, mestre e doutor em História da Educação e professor na Faculdade de Educação da UFMG. É também o Secretário Regional da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência em Minas Gerais e um dos Coordenadores do Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil.

 

A Live “Paulo Freire não nasceu PAULO FREIRE (Brasil, 1950/1960)” será no dia 7 de abril, às 17h, no canal do Pensar a Educação Pensar o Brasil do YouTube (www.youtube.com/pensaredu). Haverá emissão de certificados para os participantes.

 

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