Muitos brasileiros desconhecem quais as atribuições de cada setor das políticas públicas, como ela surgiu e interfere na vida em sociedade. Um dos setores negligenciados é o de patrimônio e cultura. Saber claramente quais funções e deveres de cada setor das políticas públicas é relevante no processo de escolha consciente dos futuros líderes governamentais. Partindo da necessidade de formar uma geração de eleitores mais conscientes, deve-se estimular o interesse dos alunos em relação à política patrimonial municipal e suas implicações na vida em sociedade. Aproveitando o contexto de eleições no país no ano passado, a regência deve identificar os diferentes cargos políticos e a importância de uma avaliação criteriosa de programas de governo quanto à preservação da memória coletiva e do patrimônio cultural e natural. Nesse exercício, os estudantes serão orientados sobre como identificar os valores embutidos nas propostas dos candidatos, confrontando-as com os seus valores, expectativas e reais necessidades da comunidade.
Assim, o presente texto relata sinteticamente a importância das atividades interdisciplinares da disciplina de História no âmbito dos Ensinos Fundamental e Médio descrevendo brevemente a importância da realização de visitas pedagógicas para a educação básica no sentido de proverem o conhecimento e o reconhecimento da realidade pedagógica e social dos educandos. A disciplina de História pode mediante planejamento propiciar um contato inicial com as realidades externas à sala de aula, através de atividades de observação em campo para percepção do patrimônio cultural e natural. Ampliando os conteúdos antes restritos à regência teórica, leva os discentes à prática pedagógica e ao contato efetivo com seu futuro campo de ação: a realidade patrimonial e a sociedade em que vive, possibilitando troca de experiências. No que tange ao enriquecimento do planejamento de aula e a efetivação do processo de ensino e aprendizagem, a visita técnica é um diferencial cognitivo de extrema relevância. Para tanto, o presente trabalho apresenta breves reflexões acadêmicas sobre os patrimônios ambiental e histórico da cidade de Contagem no sentido de incentivar o conhecimento e a apropriação dos diferentes patrimônios componentes da paisagem cultural local, e, portanto, importantes receptáculos da memória e da identidade desta importante urbe mineira. Segunda maior cidade da Grande BH abriga principalmente indústrias, destacando em sua paisagem cultural a CEASA e o CINCO – Centro Industrial de Contagem.
Os conteúdos previstos no Ensino Fundamental voltam se para a História Geral e a História de Minas Gerais, sendo que os conteúdos inerentes à contextualização histórico-geográfica de Contagem inexistem. A discussão patrimonial muitas vezes é negligenciada nos currículos tradicionais. O planejamento diário de aula é um elemento de suma importância no processo de ensino e aprendizagem, e deve ser estruturado para atender de forma eficiente aos objetivos maiores da educação básica: formar cidadãos críticos e conscientes. Assim à regência com ações pedagógicas direcionadas ao entendimento do riquíssimo patrimônio cultural e natural consolidado como componente da realidade social vivenciada. A ideia de uma regência externa contribui para ampliar conhecimento patrimonial da cidade de Contagem por parte dos alunos, objetivando: conhecer monumentos ecológicos e culturais citadina; inventariar aspectos do patrimônio ambiental e suas conexões; repensar o patrimônio enquanto entidade predominante na identidade da cidade e dos citadinos.
Para uma saída a campo sugerem-se dois requisitos básicos, um pré-campo com slides apresentando aspectos históricos da cidade de Contagem, fotos e informações sobre as regionais; o campo, com a visita às paisagens locais e análise da situação das mesmas; e o pós-campo com discussão com a turma sobre o patrimônio, socialização dos resultados em painéis a serem expostos nos pátios das escolas que empreenderem as visitações.
A escolha do respectivo tema surgiu a partir da observação pessoal sobre as discussões patrimoniais no âmbito das políticas públicas que envolvem o ambiente escolar, e que permeiam a sociedade brasileira no cenário atual. O fato das escolas priorizarem o português e a matemática em detrimento de várias disciplinas faz surgir à necessidade de integrar a questão do patrimônio cultural e natural no processo de ensino-aprendizagem, tornando a formação mais humana, crítica e contextualizada. Outra inquietação sobre a temática é a da própria situação em que se encontram as instituições escolares atualmente com limitações no que se refere aos conteúdos de ciências, geografia e história. Objetivando resgatar a história de Contagem, a noção do seu tempo/espaço, sua utilidade e frisar melhorias na comunidade local no que se refere à salvaguarda de seu patrimônio, a visitação conscientiza o aluno de sua contribuição para com o patrimônio, criando um paralelo com as questões das políticas públicas que regem o país, de maneira a estimular a crítica e o debate, preparando-o para agir, interpretar e ponderar sobre sua realidade, melhorando dessa maneira, a formação deles. Ao integrar escola, estudantes, professores e a comunidade escolar têm por objetivo promover uma sociedade mais justa, igualitária e consciente. A intenção disso tudo não é outra senão a de formar cidadãos propriamente ditos. A ideia é o conhecimento da política patrimonial enquanto elemento de cidadania parte de cinco questionamentos:
- Conceito de cidadania para os gregos e as alterações do conceito no moderno (permanências e rupturas). Atualmente quem tem direito a votar e ser votado. Quais grupos são excluídos de participarem do processo eleitoral.
- Conceito de política pública. Como ela está inserida na vida social, profissional e acadêmica;
- Funções e atribuições dos cargos políticos abaixo: Presidente; Senador; Deputado federal; Governador; Deputado estadual; Prefeito; Vereador.
- O governo brasileiro se estrutura por meio da divisão do estado em três poderes: executivo, legislativo e judiciário. Identificar as funções e atribuições de cada uma desses poderes no que se refere ao patrimônio cultural e natural.
Princípios fundamentais de formação da República Federativa do Brasil, apresentados na Constituição Brasileira de 1988 (artigos 215 e 216);
A articulação entre diferentes saberes no Ensino Fundamental é um instrumento significativo de vivências culturais propiciando vivências significativas e desenvolvendo processos de trocas, cooperação além de oportunizar conceitos, atitudes e saberes coletivos. Do ponto de vista do conhecimento, com a visita pedagógica no ensino fundamental pretende-se garantir uma metodologia participativa com base na observação, desenvolvendo a sensibilidade e a percepção do futuro cidadão. Observar as possíveis limitações da prática docente restrita à sala e aos livros ajuda a identificar as negligências de conteúdos e conceitos históricos, o que não pode e nem deve acontecer. Por fim listam-se os espaços patrimoniais da cidade de Contagem enquanto recortes pedagógicos potencializadores de observação e de novas práticas pedagógicos nos anos finais do ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos oportunizando aulas mais interessantes e gratificantes para todos:
- Área de Proteção Ambiental da Vargem das Flores
- Área Verde do Bairro Arcádia
- Área Verde Três Barras
- Capela de Santo Antônio e Conjunto Paisagístico do Morro Redondo (San Remo)
- Capela de São Domingos de Gusmão
- Capela dos Três Reis Magos
- Capela Santa Edwirges
- Capela Santa Helena
- Casa de Cultura Nair Mendes Moreira/Museu Histórico de Contagem
- Casa dos Cacos de Louça
- Casarão Amarelo da Rua Doutor Cassiano
- Casarão Azul da Rua Doutor Cassiano
- Casarão da Fazenda Vista Alegre
- Casarão Rosa da Rua Doutor Cassiano
- Centro de Apoio ao Programa de Agricultura Urbana Familiar
- Chaminés e Prédio da Fábrica de Cimento (Shopping Itaú)
- Comunidade Negra dos Arturos
- Estação Ferroviária Bernardo Monteiro
- Igreja de São José Operário
- Igreja Matriz de São Gonçalo
- Museu da Indústria de Contagem
- Palácio do Registro
- Parque Ecológico Alto Arrudas
- Parque Ecológico Antônio Pereira Cardoso
- Parque Ecológico do Bairro Sapucaias
- Parque Ecológico do Solar do Madeira
- Parque Ecológico Gentil Diniz. (Pomar das Jaboticabeiras)
- Parque Ecológico José Lucas Filho
- Parque Ecológico Morro da Gafurina
- Parque Estadual da Várzea das Flores
- Parque Linear do Córrego Retiro
- Parque Recreativo Geraldo Inácio de Queiroz
- Parque Urbano da Vila Barraginha
- Parque Urbano Santa Rita
- Parque Urbano Tancredo Neves
- Pomar das Mangueiras (SESI Benjamim Guimarães)
- Quintais e Jabuticabeiras da Sede Municipal (AIURB-3)
- Parque Gentil Diniz

Imagem de destaque: Divulgação/Prefeitura de COntagem
http://www.otc-certified-store.com/eye-care-medicine-usa.html https://zp-pdl.com/emergency-payday-loans.php https://zp-pdl.com/how-to-get-fast-payday-loan-online.php http://www.otc-certified-store.com/men-s-health-medicine-usa.html