A edição atual do Pensar a Educação em Revista, que oferece aos leitores e leitoras uma revisão bibliográfica sobre Educação e Condição Docente, já está disponível na íntegra e de forma gratuita. A revisão foi realizada pela pesquisadora Profa. Dra. Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino, docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Paschoalino faz provocações para pensar a educação e as condições de trabalho docente a partir de gama de imbricações, o que permite mergulhar, segundo a autora, em uma polifonia de definições, conceitos e sentidos.
A pesquisadora traz à superfície questões de extrema relevância que tocam o ato da docência: a complexidade e os desafios de ser professor; silenciamento e trabalho solitário; identidades docentes; sucessivas crises no campo educacional, que reverberam nas subjetividades dos professores; afirmação da condição de ser professor; as condições de formação docente; a reciprocidade da condição de ensinar.
Para pensar na atualidade, reflete sobre a uberização do trabalho docente no Brasil, com uma tendência de precarização; o retrocesso da formação docente, subjacente às políticas e normativas educacionais que impactam a formação docente e suas condições de trabalho; especificidades da condição do trabalho docente no Ensino Médio; e, como não poderia deixar de tratar, a problemática da educação em tempos pandêmicos.
O Pensar a Educação em Revista espera que a leitura do artigo traga reflexões, não apenas sobre as condições de professores e professoras, detendo-se aos desafios e aos avanços, mas, sobretudo, a pensar em proposições para tornar o ato educativo, que constitui a profissão, produtor de sentido. Além disso, a edição tem o desejo de encontrar caminhos para a construção de um trabalho docente assertivo, confortável, desejável e prazeroso, como deve ser!
A edição atual do Pensar a Educação em Revista, Educação e Condição Docente, assim como os números anteriores pode ser encontrada no site: https://pensaraeducacaoemrevista.com.br/