Ocupação da reitoria da Unicamp contra cortes no orçamento chega ao 3º dia – Portal UOL Educação
A ocupação da reitoria da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) por estudantes chegou hoje (12) ao terceiro dia em protesto contra o corte de R$ 40 milhões no orçamento da instituição.
Entidades ligadas à educação pedem participação nas decisões políticas – Portal UOL Educação
Diante do novo governo do PMDB, entidades ligadas à educação pedem participação nas decisões políticas ligadas ao setor e o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE).
Conheça as propostas do PMDB para a Educação – Revista Carta Educação
Bônus para professores e foco na diversificação do Ensino Médio estão entre as medidas anunciadas pelo documento ‘A Travessia Social’.
Após pressão de estudantes, Secretaria de Educação anuncia fim do Saerj – Jornal Extra
A Secretaria estadual de Educação (Seeduc) anunciou, na noite desta terça-feira, que a próxima edição do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj), no fim deste ano, será a última.
‘Pátria educadora’: prioridade para o 2º mandato naufraga com governo – Jornal O Globo
A economia do país em recessão, que levou à contenção de programas-chave como o Pronatec, e a crise política, que incluiu a mudança de ministros da Educação — três em menos de um ano —, solaparam o “Pátria educadora” como slogan de governo.
Professores e estudantes fazem ato pela educação – Jornal O Povo
Um ato conjunto em defesa da escola pública e pela valorização dos profissionais da educação reuniu estudantes, professores e servidores da Capital e do Interior na sede da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), no Cambeba.
A cada 1% a mais de jovens nas escolas, homicídios caem 2% – Portal IPEA
Apresentado nesta quarta, estudo do Ipea aponta a educação como a principal política social de redução dos assassinatos.
Governo propõe a criação de cinco universidades federais – Portal EBC Agência Brasil
Pela proposta, serão criadas em Goiás, as universidades de Catalão e Jataí; no Piauí, a do Delta do Parnaíba; no Tocantins, a do Norte do Tocantins e, em Mato Grosso, a de Rondonópolis. Segundo o Ministério da Educação, as novas universidades deverão se juntar às 63 existentes.
Estudantes brasileiros vão disputar olimpíadas de astronomia no exterior – Portal EBC Agência Brasil
Já foram selecionadas as duas equipes que vão representar o Brasil nas olimpíadas Latino-Americana (OLAA) e Internacional de Astronomia e Astronáutica (IOAA) em Córdoba, na Argentina, e na Índia, em outubro e dezembro. As equipes têm cinco alunos cada, escolhidos entre os melhores dos ensinos fundamental e médio, classificados na última Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
Simulado do Enem: química e física são as áreas de maior dificuldade – Portal EBC Agência Brasil
Química e física foram as áreas em que os estudantes tiveram maior dificuldade no primeiro simulado nacional do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado nos dois últimos finais de semana. Ao todo, 711.746 fizeram o exame online, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).
Cotistas farão palestras nas escolas públicas de origem – Revista Gestão Universitária
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, lançou nesta sexta-feira, 6, o programa Vozes do Futuro, que convidará alunos bolsistas das universidades federais e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, oriundos de escolas públicas por meio da Lei de Cotas (Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012), para falar, na escola de origem, sobre a experiência na educação superior
Lei contra ‘doutrinação’ nas escolas de Alagoas é inconstitucional, diz MEC – Portal G1
O Ministério da Educação enviou à Advocacia-Geral da União (AGU), na última terça-feira (10), argumentos contrários à lei que instituiu o programa Escola Livre em Alagoas. Desde que ela entrou em vigor , no dia 9 de maio de 2016, os professores das escolas estaduais são obrigados a manter a “neutralidade” em sala de aula, em questões políticas, ideológicas e religiosas. De acordo com o MEC, é justificável entrar com uma ação direta de inconstitucionalidade.
Alunos mantêm ocupações em protesto por merenda em São Paulo – Portal G1
O Centro Paula Souza informou, em nota divulgada na manhã desta quinta-feira (12), que 13 escolas técnicas estaduais (Etecs) seguem ocupadas por estudantes em São Paulo. Os alunos protestam contra a precarização das Etecs, os cortes na educação, o baixo salário de professores, a falta de refeições nas escolas e o desvio da verba destinada para a compra de merenda.
Em greve, professores da Uerj querem adiar o vestibular 2017 – Portal G1
Os professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) decidiram, em assembleia realizada nesta quarta-feira (11), manter a greve, iniciada há mais de dois meses. Os docentes pretendem, ainda, suspender o atual calendário acadêmico e adiar o vestibular 2017.
Mercadante pede que profissionais da educação se organizem para defender o PNE – Diário de Pernambuco
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nessa terça que o Fórum Nacional de Educação (FNE) e os profissionais do setor precisam brigar pelo Plano Nacional de Educação (PNE). “Ele estabelece diretrizes muito consistentes na educação para as próximas décadas. O que não podemos permitir é um retrocesso e um desmonte do PNE. E vocês têm ouvido vozes que defendem a desconstrução do PNE, isso vai ser um retrocesso muito grande”, disse, sem citar os eventuais críticos do plano.
Câmara aprova proposta sobre idade máxima para educação infantil – Portal da UNDIME
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara aprovou hoje o Projeto de Lei 6854/13, do Senado, que adapta ao texto constitucional o atendimento obrigatório em creches e pré-escolas públicas de crianças previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/90). O ECA assegura esse serviço até os seis anos e a Constituição limita até os 5 anos, o projeto ajusta o estatuto à previsão constitucional.
Alunos brasileiros podem ter bolsas de estudo pagas por Rihanna – Portal UOL Educação
A cantora Rihanna anunciou uma iniciativa global para custear os estudos de alunos que já entraram em uma universidade norte-americana. O programa vale para estudantes do Brasil, Barbados, Cuba, Haiti, Guiana, Jamaica e Estados Unidos.