A efeméride de 2022 diz muito e representa tanto quanto aqueles e aquelas atentos/as às festividades e às comemorações em torno da narrativa dos 200 anos de Independência desta nação. Juntamente à chegada do Bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022), diferentes projetos vêm sendo organizados no sentido de propor e divulgar histórias sobre o acontecimento.
Com o objetivo de entrar na disputa de representações que envolvem os diferentes processos de independências – dos povos e territórios brasileiros –, um grupo de pesquisadoras e pesquisadores de diferentes áreas está articulado, pensando os desdobramentos entre o campo científico e o escolar, com vistas a produzir, editar, fazer curadoria, organizar e disponibilizar conteúdos que envolvam os diferentes campos de saberes, de forma interdisciplinar, permitindo repensar e rememorar os 200 anos de Brasis não representados.
Para além do Brasil oficial, a intenção direciona-se para a promoção de conteúdos didáticos que valorize uma sociedade igualitária, democrática, inclusiva, não violenta, antirracista, anti-homofóbica e laica; com engajamento no combate a todo e qualquer tipo de discriminação e violência, notadamente, aquelas que são motivadas pelo gênero, raça, etnia, orientação sexual, religião, região, profissão e engajamento político das pessoas.
Nem mais certeiro nem mais esperançoso podia ser o título do projeto que promete ser a porta de entrada para repensarmos e problematizarmos a versão universal de “Independência”: PORTAL DO BICENTENÁRIO.
Nossa expectativa é a de que o Portal seja construído por meio do diálogo entre professoras e professores da Educação Básica e do Ensino Superior, das mais variadas áreas, do campo e da cidade, indígena e quilombola, bem como junto com os Movimentos Sociais, Artísticos, Sindicais e Organizações Estudantis. A proposta é mobilizar, além das/os profissionais da educação, as alunas e os alunos de todo sistema de ensino para produzir e divulgar projetos e ações que contemplem as comemorações/discussões dos 200 anos de “independências” no/do Brasil.
Pensado com a intenção de promover o debate sobre o Brasil atual a partir do Bicentenário da Independência, a ser comemorado em 2022, nossa programação será versátil. Teremos seções de planos de ensino, sequências didáticas, materiais didáticos e materiais paradidáticos, programas de áudio-vídeo, cursos, seminários, podcasts, bibliotecas, espaços para o leitor/a, diferentes colunas para textos acadêmicos, resenhas, jornais. De forma interdisciplinar, todo esse conteúdo estará distribuído em diferentes “trilhas” dentro do Portal, contemplando dezenas de núcleos temáticos a partir dos múltiplos eixos de pesquisa desenvolvidos por pesquisadores e pesquisadoras de todo os Brasis. Para tanto, você, professor ou professora, pesquisador ou pesquisadora, tem um papel relevante para nós. Venha fazer parte do Portal do Bicentenário. Seja um colaborador, um membro interno ou externo, venha só ou traga seu grupo de pesquisa, articule suas ações às nossas. Precisamos que todas as forças se unam, já que acreditamos em uma história onde todos, todas e todes tenham reconhecimento e legitimidade.
Neste caminhar, a Coluna Bicentenário em Foco cumpre um papel significativo e que vem sendo acolhido por nossa sociedade. Como partícipes do Portal, assumimos o compromisso de circular por todo o Brasil. A partir da seção Giro do Bicentenário, a cada mês, estamos em um estado brasileiro, trazendo narrativas históricas sobre determinada região, a partir de diferentes olhares, diferentes pontos de análise, contando com a participação de historiadores/as e historiadores/as da educação para problematizar os sentidos de independência. Unindo forças de trabalho, vamos juntes falar sobre outras independências, outros sujeitos, outros territórios, outras educações, muitas novas histórias.
As expectativas são grandes. Vem aí: PORTAL DO BICENTENÁRIO. Somos, hoje, uma ação institucionalizada pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, com a parceria de mais de 70 instituições científicas. O Portal está em processo de construção, sendo idealizado, projetado e edificado por muitas redes de apoio. Estamos unindo forças para fazer um 7 de setembro com outras “caras”, “projetos” e “sentidos”. Abram suas portas, nós estamos chegando!