Live “Paulo Freire pelo mundo”: o legado freireano debatido internacionalmente

Débora Souza

Luciano Mendes

No ano de comemoração do Centenário de Nascimento de Paulo Freire (1921 – 2021), o Pensar ao Vivo realizado na quarta-feira, dia 16 de junho às 17h, teve como tema “Paulo Freire pelo mundo”, em formato internacional e interdisciplinar.

Na conversa, convidados e membros do Pensar a Educação, Pensar o Brasil refletiram sobre o legado de Freire no exterior e como suas obras são abordadas nas universidades fora do Brasil. 

Em meio ao intercâmbio de ideias e trajetórias de encontros com Freire, temas provocadores emergiram do debate, revelando a ausência de fronteiras do legado de Freire. Tais tópicos foram do “dispositivo do afeto” na escrita de cartas até o debate sobre o internacionalismo de Paulo Freire, em contraposição aos discursos nacionalistas e xenofóbicos.

Além disso, a educação popular foi debatida através da pluralidade de trajetórias presentes, revelando o papel da mesma na resistência democrática necessária atualmente e na criação de uma noção de responsabilidade social que toda essa herança cultural, educativa e política de Freire carrega.

Deste modo, o encontro, em seu próprio processo, resultou em uma rica bagagem de conhecimentos e vivências acerca do legado de Freire tanto na pedagogia quanto nos demais setores da sociedade.

“Paulo Freire pelo mundo” é, portanto, um debate de suma importância que merece ser visto, revisto e discutido tanto por quem deseja conhecer ou aprofundar seus estudos sobre Paulo Freire e seu legado quanto para quem também deseja ampliar seus olhares para o sujeito, suas demandas e suas potencialidades ao redor do mundo.

 

Conheça (as)os participantes: 

Hernani Sumbo é doutorando em Educação na especialidade de formação de adultos, no  Instituto da Universidade de Lisboa, Portugal. 

Jane Alexandre Mutsuque é de Moçambique e doutorando no Programa de Pós  Graduação em Comunicação Social da UFMG. 

Ana Cristina S.Rodrigues é professora permanente do Mestrado Profissional em  Educação e do Mestrado Acadêmico em Ensino na Universidade Federal do Pampa. 

Inês Sousa é mestranda em Educação na Faculdade de Educação da UFMG e bolsista da  Revista Brasileira Educação Básica. 

Luciano Mendes de Faria Filho é professor na Faculdade de Educação da UFMG e um  dos Coordenadores do Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil.

 

Intérpretes:

Maria Daiane Cordeiro.
Karoline da Silva Andrade. 

 

Para saber mais: 

Acesse a  live aqui


Imagem de destaque: Pensar a Educação, Pensar o Brasil (1822-2022). 

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