Literatura infanto-juvenil e meio ambiente

Vagner Luciano de Andrade

A educação ambiental deve ser uma prática docente diária e que permeie todos os conteúdos e áreas da educação básica, não se constituindo em uma disciplina específica dos currículos vigentes a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelecida em 20 de dezembro de 1996. Mas, diante da concepção pedagógica tecnicista vigente, com priorização de disciplinas como Matemática e Português, os conteúdos específicos trabalhados em educação ambiental acabam se limitando às Ciências Naturais e Geografia, restringindo assim a sua abordagem em outras perspectivas teóricas. Infelizmente poucas áreas da educação e abordagens contemporâneas como Artes, Cultura, Cidadania, Esportes, Ética, História, Lazer, Literatura, Religiosidade e Saúde abordam didaticamente os impactos da relação entre homem e natureza comprometendo a riqueza pedagógica da ação docente.  Também os alunos formados em áreas como as de Matemática e Letras, por exemplo, não recebem formação e incentivos para trabalharem a questão em seus conteúdos específicos. Assim, salvo algumas exceções, as redes públicas estaduais e municipais de ensino acabam por não ampliarem os horizontes de percepção e ação de seus alunos contribuindo apenas para a formação mínima, que atenda aos ditames do sistema urbano-industrial capitalista.

Uma das muitas possibilidades didático-pedagógicas encontra-se nas áreas de Língua Portuguesa e Produção Textual, onde, a partir das literaturas, infantil e juvenil, se pode trabalhar a questão do meio ambiente com todas as suas definições e nuances. Um bom exemplo são os vários escritores brasileiros que trabalharam o tema em seus livros. Um dos destaques fica com “A Serra dos Dois Meninos”, escrita por Aristides Fraga Lima, e publicada pela série Vaga Lume em 1980. O cenário literário descreve a ecologia da caatinga e do sertão nordestino, os costumes e tradições dos vaqueiros e camponeses, na histórica região do Cangaço, entre os estados de Bahia e Sergipe.

A história de âmbito infanto-juvenil narra a saga de dois pré-adolescentes nascidos numa cidade grande, cujo pai quer retornar às origens rurais. Assim, o patriarca compra uma grande fazenda, na região onde nasceu, e após inúmeros preparativos, a família percorre cerca de 400 km para chegar à fazenda, com o intuito de passar nela as férias de janeiro. Após a chegada, encanto e ambientação, todos se preparam para uma festa local que aconteceria naquele espaço nos próximos dias, destinada à marcação do gado com ferro quente. Ricardo e Maneca, dois escoteiros e protagonistas da história, se encantam por tudo: pela vida simples e dura do sertão, pela natureza, pelos mistérios e, principalmente, pelo conjunto de serras que se destacam na paisagem. Sobre as respectivas elevações, rondam histórias de gente que tentou desbravá-las, mas que nunca retornaram. Secretamente, os dois alimentam o sonho de conhecer as serras e começam a se planejar e organizar neste sentido. A festança de marcação do gado ocorre, juntamente com a rotina que se estabelece: alimentar-se, conversar com os moradores locais e o recolhimento noturno para dormir. Assim, a cada dia se aproxima a partida dos dois, rumo às serras. Depois de tudo preparado, ambos partem na intenção de retornarem no final do mesmo dia. Levam água, rapadura, farinha, carne para assar, fósforos e muita expectativa. Chegam a uma das serras, se encantam com as belezas e atributos naturais, porém acabam por se perderem. Após um dia extenuante de caminhadas, adormecem na primeira noite no alto de uma árvore, com receio de eventuais onças. Ao acordarem, se reorganizam, com intuito de voltar, mas continuam pelo segundo dia vagando pelas densas florestas que cobrem as elevações. Ao andarem pela serra descobrem uma gruta que servira, no passado de abrigo aos cangaceiros, segundo histórias locais da região. Frustrados e já preocupados com a família que deixaram na fazenda, são obrigados a passar a segunda noite na copa de outra árvore. Enquanto isto na fazenda, pais e irmãos, juntamente com os agregados da fazenda iniciam um processo de mobilização com o intuito de localizá-los vivos ou mortos. Já no terceiro dia, dois mateiros e caçadores experientes sobem as serras para achá-los. Isto será crucial, pois a comida dos meninos já acabara. Após rodarem a serra, encontrando os vestígios deixados pelos meninos, os dois mateiros os localizam, retornando assim para a fazenda. A família fica imensamente aliviada e a rotina de férias volta ao seu normal. Intencionando imortalizar aquele fato e registrar para a posteridade, a coragem daqueles pequenos, uma das serras passou a se chamar Serra dos Dois Meninos.

O escritor deste belo livro é  Aristides Fraga Lima, renomado professor brasileiro nascido em Paripiranga, estado da Bahia, no dia 02 de julho de 1923. Aos cinco anos já expressava aos seus pais, a vontade de se tornar escritor. Diplomou-se em Letras Neolatinas e em Ciências Jurídicas e Sociais, pelas Faculdades de Filosofia e Direito, da Universidade Federal da Bahia. Posteriormente dedicou-se ao magistério, como professor de Línguas (Espanhol, Francês, Grego, Inglês, Italiano e Latim).  Sua predileção, porém, era a Língua Portuguesa, que ensinava no Magistério nos Colégios Estadual da Bahia e Militar de Salvador. Casou-se em 1959, com Solange Pondé Fraga

Lima com quem teve cinco filhos. Suas publicações foram: Os Pequenos Jangadeiros (1984); A Serra dos Dois Meninos (1980); Perigos no Mar (1986); O Menino e o Jegue (1989); Mané Tomé, o Liberto (1990); O Filho do Caminhoneiro (1994); Barqueiros do São Francisco (1992); O Administrador do Rei (1997). O escritor faleceu no ano de 1996.

Exemplos como o livro “A Serra dos Dois Meninos” certamente consolidam a ideia de que a literatura infanto-juvenil pode ser um dos meios para uma abordagem interdisciplinar do meio ambiente e sua importância para a vida humana. Somente assim ampliando horizontes e possibilidades, a educação ambiental será uma prática docente diária, permeando todos os conteúdos pedagógicos e reformulando efetivamente a educação básica.

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