Jornal 377

Vol. 43, Nº 377/março de 2023 – sexta-feira, 31.

EDITORIAL

Pela REVOGAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO

Há muito tempo, tem sido atribuído ao ensino médio o sentido propedêutico. Quando consideramos as escolas técnicas e institutos federais atuais, percebemos outra formatação, associando ao caráter propedêutico, apresenta-se o caráter profissional, quando habilita estudantes secundaristas para o mercado profissional.

Leia mais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
A atratividade da carreira do professor – Prof. Dr. Roque Lucio – EXCLUSIVO
Discutir os fatores ligados à atratividade das carreiras profissionais em geral exige considerar as mudanças em processo no mundo do trabalho, nas tecnologias e nos contextos político, econômico, cultural e social. Desde a década de 1980, a sociedade vem passando por transformações que alteraram as formas e as relações de trabalho nos diversos campos profissionais.

Questões de Racismo estrutural: a urgência de mudanças na sociedade – Carmem Rodrigues Chaves – EXCLUSIVO
A Africanidade é um fenômeno multicultural. Como se sabe, 52 % da população brasileira se declara negra. Mesmo assim, atrocidades se repetem dia a dia. Racismo acontece quando alguém ofende uma pessoa negra, ou impede essa pessoa de entrar em um determinado ambiente.

O dia 31 de março e a educação – Monica Abranches – EXCLUSIVO
Em todas as comemorações do dia 31 de março, a divulgação de sua relevância e a sua perpetuação passam pelo ato de educar! Através da educação é que repassamos os conteúdos, as tradições, aprendemos a história e fazemos a crítica dos fatos. E, sobretudo, direcionamos o aprendizado das futuras gerações. São os conteúdos programáticos definidos pelas políticas de educação, de cada sociedade, que organizam o futuro das crianças e dos jovens.

Protagonismo na escola: de quem e para quem? – Edilson da Silva Cruz – EXCLUSIVO
A palavra “protagonista”, de origem grega, significa “o competidor mais importante”. Passou para nosso idioma em sentido figurado, designando o personagem principal de uma encenação teatral. Por extensão, também designa todo sujeito que exerce uma função de destaque em qualquer campo ou atividade humana.

Trabalhabilidade na sociedade informacional – Edilson da Silva Cruz – EXCLUSIVO
Dentro do atual contexto social, a legislação que incentiva a assunção das novas skills é aprovada em excelente momento, sobretudo quando se recorda de passado recente, onde o mundo se viu atingido por tragédia pandêmica que obrigou o exercício laborativo dentro de um contexto fortemente facilitado – e, por que não, apenas possível –, através do manuseio tecnológico.

Educar para a democracia: pela memória, contra golpes e celebrações – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Não fosse o Brasil o que é, não fôssemos nós o que somos, seria uma surpresa que o dia de hoje passasse em branco, ou quase em branco, embora faça anos um golpe de Estado que inaugurou a noite que, depois de quase seis décadas, teima em não deixar amanhecer.

Cultura Popular na Ditadura Militar – Bianca Novais Cambruzzi e Lucas de Andrade Ballonecker
O plano de ensino busca a reflexão acerca das resistências às medidas autoritárias, protagonizadas por grupos artísticos, sociais e esportivos. Além disso, abordar o conteúdo da Ditadura Militar brasileira utilizando como base a música, o futebol e o protagonismo da população preta, e demonstrar como foram os processos que envolveram os atores.

EDUCAÇÃO X EDUCADOR: ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE – Marcus Periks Barbosa Krause – EXCLUSIVO
Massacres estão se tornando rotineiros nas escolas do nosso país, a vulnerabilidade do ambiente escolar tem transformado estes locais em verdadeiros campos minados.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Libertas quae sera tamen – Memórias em Movimento – Paixão Sessémeandê – EXCLUSIVO
Liberdade será a palavra que nos guiará nesta viagem, onde em minhas memórias busco memorar uma atividade promovida pelo Cine Baobá, a partir da exibição duas ficções: o curta metragem “Chico” de Marcos Carvalho e Eduardo Carvalho e o filme “Marte um” de Gabriel Martins/Filmes de Plástico.

O amor fica , a leitura também –  um tanto que vem lá do Pedro Américo – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
_ Profe, onde me sento? / _ Escolhe um lugar, Pedro! / _ Qualquer um? / _ Qualquer lugar desocupado…

Inconsequência e inconsciência – Gazy Andraus – EXCLUSIVO
Esta é uma crítica advinda de um relato que tracei no ano de 2012, mas que é atual devido ao tema-objeto criticado: a inconsciência e inconsequência atinente ao ser humano em geral.

CONVITE À LEITURA
CONVITE A UM ENCONTRO COM GILLES MONCEAU – Maria Lúcia de Resende Lomba – EXCLUSIVO
Gilles Monceau é professor em Ciências da Educação e da Formação na CY Cergy Paris Université, França. Este pesquisador possui doutorado em Educação pela Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis, período em que foi orientado pelo conhecido pesquisador René Lourau.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
31 de março: “A noite que durou 21 anos” – Luiz Carlos Castello Branco Rena – EXCLUSIVO
O título que encabeça esse artigo é uma paráfrase do documentário brasileiro, dirigido por Camilo Galli Tavares, sobre a participação do governo dos Estados Unidos na preparação, desde 1962, do golpe de estado de 1964 no Brasil, que tem como título “O Dia que Durou 21 Anos”.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Cenários em transformação: promoção da saúde sexual e mobilização social – Daniela Barsotti Santos – EXCLUSIVO
O cenário dinâmico da pandemia da COVID-19 nos convida à reaproximação das práticas de ensino presenciais em diálogo com as tecnologias de informação e de comunicação. No processo de aprendizagem universitária, faz-se necessário tomar uma perspectiva histórica da produção do conhecimento, assim como de fazer pontes com os contextos sociais onde a vida acontece.

INFÂNCIAS EM PAUTA
Por um Coletivo: no rio sagrado do feminino e na companhia das criançasAline R. Gomes, Babita Faria e Mariana Borchio – EXCLUSIVO
Um grupo quase todo de mulheres, mas não é coincidência / Um Coletivo para se sentir segura, dar a mão / Onde o fluxo de respeito, afeto e convivência / Transformam-se em história de luta e mobilização / Mulheres, cidadãs de força e de fragilidades / Que respeitam as ancestralidades

PENSAR JOVEM
Violência contra a mulher – Ana Karolina Alves Pereira – EXCLUSIVO
Produção textual realizada em sala de aula com a Professora de Português Leila Caeiro. A autora escreve um texto sobre a necessidade da população se alertar e dar voz às mulheres que são vítimas da violência nas suas mais diversas formas.

PENSAR INDICA
A ditadura militar na sala de aula – Portal do Bicentenário – EXCLUSIVO
Em 2022 completam-se 58 anos do Golpe Militar de 64. Em meio à censura que ainda nos cerca, como recentemente no festival de música Lollapalooza Brasil, é importante rememorar o que esta data significou e quais foram os efeitos que carregamos até hoje em nossa conjuntura política.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Fiocruz e PlantForm assinam parceria para medicamento contra câncer de pulmão – Agência Fiocruz
A cooperação científica e tecnológica tem o objetivo de trazer o biossimilar pembrolizumabe de baixo custo para o Brasil e desenvolver até cinco futuros produtos para atender à demanda por medicamentos de alto valor agregado mais acessíveis ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Saúde pública reflete as desigualdades – Jornal da Ciência
Especialistas apontam como o SUS – o único acesso à saúde para mais de 70% da população brasileira – vem encolhendo há duas décadas com escolhas políticas que levaram ao desmonte e desfinanciamento

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Caso Vila Sônia: o que prevê a lei para o adolescente autor do atentado a escola – Carta Capital
O adolescente de 13 anos cumpre internação provisória na Fundação Casa e vai passar por audiência de apresentação no próximo dia 4.

Combate à violência na escola começa por escuta e acolhimento de estudantes, professores e funcionários – Porvir
Entre os alunos consultados, 48% afirmam já ter sofrido alguma agressão, e 19% dos professores também passaram por elas.

Leia mais.

TIRINHA
Família em Tiras