Jornal 322

Vol. 9, Nº 322/Junho de 2021- sexta-feira, 25.

EDITORIAL

Fechamento‌ ‌de‌ ‌Revistas,‌ ‌a‌ ‌face‌ ‌visível‌ ‌do‌ ‌obscurantismo.‌ ‌

Se, por um lado, são antigas e amplamente conhecidas, no Brasil, as dificuldades para se manter um periódico científico, não se pode negar que estas aumentaram desmesuradamente nos últimos anos. A luta do bolsonarismo para a destruição de nossas agências de fomento à pesquisa e de apoio à publicação das revistas tem logrado êxito a olhos vistos. O CNPq, a CAPES, a FINEP e muitas das Fundações Estaduais de Apoio à Pesquisa têm sofrido com os sucessivos cortes de recursos para a educação e a pesquisa. Vivemos tempos sombrios e de obscurantismo jamais vistos na história do país nos últimos dois séculos.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil, do dia 28 de junho, conta com a participação do Pensar Jovem em um bate papo sobre cultura do cancelamento e bullying no ambiente escolar.
Além disso, na sessão especial Educação e Música, uma homenagem ao aniversário de Guimarães Rosa. O programa conta ainda com a coluna Valorizando o Saber, parceria com o APUBH, e a coluna Pensando Bem, parceria com o SindUTE-MG.

Todas às segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Acesso e permanência: fantasmas da educação pública brasileiraEdilson da Silva Cruz – EXCLUSIVO
Não imaginávamos que, dentre os efeitos sociais mais visíveis da atual crise sanitária, veríamos o retorno aos debates cotidianos de duas problemáticas que representam os pilares da educação obrigatória no mundo ocidental: o acesso e a permanência.

Educação e défice democrático  – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Faz parte desse défice democrático a redução da política à esfera do entretenimento, como mostraram, há mais de setenta anos, Max Horkheimer e Theodor W. Adorno. Em Dialética do esclarecimento, o encontro entre indústria cultural e totalitarismo é analisado como um dos pilares da experiência histórica de então, processo que de lá para cá só se avolumou.

O ensino da Ditadura nas escolas  (Parte II) –  Antonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
Para o povo argentino este período da história é visto não só como um dever de memória, como um evento que precisa ser sempre lembrado.

Formação de professores: reflexão e açãoRosa Acassia LuizariEXCLUSIVO
Em seu ato de linguagem e com domínio em um campo consideravelmente explorado no meio acadêmico, Kenneth M. Zeichner discute o uso do conceito citado em programas de formação de professores que acontecem mundialmente.

O drama que permeia o retorno às aulas presenciais na pandemia: a comunidade escolar deve retornar neste momento?Estela Costa Tiburcio – EXCLUSIVO
Caso ainda restem dúvidas, a resposta cabível é não, o sistema público de ensino não pode e nem deve pagar a conta por atitudes irresponsáveis das esferas que administram o país e, pasmem, dizem abertamente respeitar a educação.

BICENTENÁRIO EM FOCO
Pobre pedagogos, como bacalhaus de porta de venda (Brasil- Paraná) – Iriana Vezzani EXCLUSIVO
O que se vê representado são escolas públicas fechadas a cadeados e as cinco figuras, representando os/as docentes destas escolas, com pés descalços, vestes maltrapilhas, cartolas surradas, denotam que já tiveram algum prestígio.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Os bilreiros de março (Parte I) – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Março despedia-se em plena floração. Não contasse o mundo com o galope dos medos, os bilreiros passariam despercebidos na Amazônia de meusdeuses. Metros de altura vertendo leite floral.

Educação e Literatura: a Literatura como ferramenta pedagógica – Rafael Muller – EXCLUSIVO
Tratar sobre qualquer tema envolve uma série de recortes e escolhas que são feitas aprioristicamente pelo autor de um texto. Com Educação e Literatura em um artigo de opinião não é diferente e hoje proponho uma reflexão metatextual: pensar o próprio texto a partir do texto.

CONVITE À LEITURA
Um convite a Voz suprema do BluesAlexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Se você procura um filme que se sustenta graças ao talento dos protagonistas, esse é o filme.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Projeto Reconectando vidas: a integralidade do cuidado em saúde em cenaRose Ferraz Carmo, Heliana Conceição de Moura, Larissa Cecília dos Santos, Rafael Sann Ribeiro e Zélia Profeta da Luz – EXCLUSIVO
Em um contexto epidemiológico que aponta para a permanência do HIV/AIDS como problema de saúde pública, é imprescindível o acolhimento às pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA) desde o primeiro acesso aos serviços de saúde para a testagem.

Leia Mais.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
O negacionismo e o direito à verdadeJosé Heleno Ferreira – EXCLUSIVO
Qual a relação entre o negacionismo, o combate ao direito à educação e o genocídio e a violência que vêm sendo vivenciados pelo brasileiro? Em que sentido a memória e a história de Paulo Freire podem contribuir para que possamos enfrentar tão grandes desafios?

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Educar nas encruzilhadas – Flávia Fernandes de Carvalhaes – EXCLUSIVO
A pedagogia das encruzilhadas assume como sul, a importância de se localizar contra o racismo anti-negro e os processos de classificação e hierarquização do mundo em arquiteturas binárias, sendo a diversidade reivindicada como possibilidade de preservação da vida.

ESPAÇO FREIREANO
Paulo Freire e educação superior em tempos de pandemia: olhares que me afetam Fernanda Mendes Resende   – EXCLUSIVO
Completamos 15 meses de ensino remoto, imposto pela quarentena da pandemia de COVID-19. Não sabemos quando poderemos voltar ao presencial. Nesses 15 meses, nós nos adaptamos. Alunas, professoras e funcionárias da Universidade se reorganizam todos os dias para que tudo funcione.

EJA EM PAUTA
EJA: uma modalidade de ensino negra! – Natalino Neves da SilvaEXCLUSIVO
O foco na questão racial não tem como pretensão desconsiderar outros relevantes marcadores sociais que incidem sobre o perfil discente, mas sim suscitar o debate, sobretudo, aos profissionais da educação que atuam nessa modalidade de ensino, a respeito dos significados de desenvolver práticas educativas no contexto de uma “EJA popular negra”.

ENTREMEMÓRIAS
Meio século cheio de memóriasSílvia Maria Penno CoppiniEXCLUSIVO
Naquele tempo, a luz era de lampião; poucas casas tinham energia elétrica. No inverno minhas roupas secavam com o fogão à lenha. Não havia geladeira e nossa primeira televisão e rádio foram feitos por meu pai utilizando válvulas.

LIVRE EXPRESSÃO
Poesia de amorEly – EXCLUSIVO
Comecei a amar o seu jeito a voz, alegre

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
A quem interessa o homeschooling? – Carta Capital
A regulamentação do ensino domiciliar, hoje restrita a 0,03% dos alunos, abre as portas para a exploração do ‘mercado cristão’.

Brasil regride em meta para acabar com o analfabetismo e não alcança objetivo de investir mais na educação, diz relatório – G1
O Plano Nacional de Educação foi sancionado em 2014 com prazo de cumprimento até 2024 para melhoria de diversos índices na área.

Leia Mais.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Proposta prevê licença compulsória de patentes de vacinas na pandemia – Câmara dos Deputados
P
elo texto, as licenças serão concedidas por tempo determinado e de forma não exclusiva, sem prejuízo dos direitos do titular.

MEC divulga os nomes do Conselho Superior da Capes – Governo Federal
A recomposição dos colegiados foi um dos compromissos assumidos por Cláudia Queda de Toledo.

Leia mais.

AMÉRICA LATINA
Educación amplía las vacaciones escolares por otra semana – Página Siete/ Bolívia
Esta decisión se asumió por los contagios entre alumnos, profesores y padres de familia y por el frente frío que ingresó al país. El retorno es el 28 de junio.

Educación relegada, Argentina y Chile, propiedad privada – La Nacion / Argentina
Tengo 68 años y 6 nietos, dos de los cuales asisten a escuelas del gobierno de la ciudad. El mayor, a la denominada Remedios Escalada de San Martín, en el barrio de Belgrano.

Leia mais.

PENSAR INDICA
O “I SEMINÁRIO LUSÓFONO DIGITAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS” acontecerá nos dias 3, 4 e 5 novembro. Até o dia 10 de julho, a equipe receberá propostas de apresentação de trabalho. Para participar, acesse aqui

INDICAÇÃO DO LEITOR
João Victor Oliveira – Está no ar mais um episódio da série “Professores falam sobre independências no Brasil” no canal do Portal do Bicentenário no YouTube: “Branquitude e Educação para as Relações Étnico-raciais”. Assista aqui.

D‌‌aniel MatosO Observatório da Comunicação Pública da Ciência passa a organizar o quadro “E por falar em ciência…”. As lives serão transmitidas no canal do Youtube do Pensar a Educação, Pensar o Brasil, quinzenalmente, nas segundas-feiras, às 10h. Para abrir os trabalhos, na próxima segunda-feira, dia 28 de março, a live inaugural será sobre a importância da divulgação científica e o papel do Observatório na comunicação da ciência.

OPINIÃO DO(A) LEITOR(A)
Ilimar Gabriel
em 18/06/2021 (EJA em Pauta, edição 321, A EJA tem cara, cor, classe e força!). Amei o texto Renata ….. Estudar na Eja foi um sonho realizado , na eja aprendi muitas coisas ate fazer auto retrato , onde os professores tem maior cuidado com nos , eles sao muito atenciosos , cariosos dão muita atenção nos ensinan muito bem na eja aprendi coisas muito boas ….Parabens a todos os professores deste maravilhoso projeto.
Josiane Cristina Amorim da Silva em 18/06/2021 (EJA em Pauta, edição 321, A EJA tem cara, cor, classe e força!). Como mulher, negra e fruto da modalidade de ensino EJA, persisto, quando denuncio o descaso das autoridades brasileira, as quais insistem em desvalorizar o caráter emancipatório da educação. Atualmente, graduanda em pedagogia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sigo resistindo, principalmente por meio da escrita.
Geraldo Eustáquio de Souza em 21/06/2021 (Bicentenário em Foco, edição 321, Muitos Brasis dentro de um Brasil: Em 2022, contaremos qual história?). Pensar Educação é, ter determinação e agir sem temer o futuro. Temos cara, cor, classe e força, que nos confere a dignidade como sociedade integrada ao sistema político. Não devemos aderir de forma contrário aos nossos legítimos direitos de cidadãos. Foi Pensar Educação que chequei no E J A. Li todo o texto. Obrigado pela oportunidade.

 

TIRINHA
Cartunista Das Cavernas – Gilmar