Jornal 320

Vol. 9, Nº 320/Junho de 2021- sexta-feira, 11.

Pensar a Educação, Pensar o Brasil: Pesquisa e Extensão

É esse entrelaçamento entre a produção do conhecimento e a ação social, entre a pesquisa, o ensino e a extensão, dentre outras características, é que tem feito do Pensar a Educação, Pensar o Brasil (1822-2022) uma iniciativa que busca entender e construir os destinos do país. Ainda que entendamos que a educação não pode tudo, a educação pública, laica, gratuita e de qualidade para todes deve ser um componente fundamental de qualquer projeto Brasil. Que sigamos buscando construí-lo sem medos, sem pandemia, sem autoritarismos e com uma enorme vontade de que a vida seja plena para todos e todas.

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NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil, do dia 14 de junho, conta com a participação do professor Rodrigo Ednilson de Jesus da Faculdade de Educação da UFMG. O bate papo será sobre o livro “Quem quer (pode) ser negro no Brasil?”, um debate sobre cotas e heteroidentificação nos contextos universitários.

Também teremos a sessão especial Ciência e Tecnologia, a coluna Valorizando o Saber, parceria com o APUBH, e a coluna Pensando Bem, parceria com o SindUTE-MG.

Todas às segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

LIVE – PENSAR AO VIVO
No ano de comemoração do Centenário de Nascimento de Paulo Freire (1921 – 2021), o Pensar ao Vivo da próxima semana, a ser realizado na quarta-feira, no dia 16 de junho, tem como tema “Paulo freire pelo mundo”. Na conversa, convidados e membros do Pensar a Educação, Pensar o Brasil refletem sobre o legado de Freire no exterior e como suas obras são tratadas nas universidades e no sistema de ensino fora do Brasil. A Live “Paulo freire pelo mundo” será no dia 16 de junho, às 17h, no canal do Pensar a Educação Pensar o Brasil do YouTube. Haverá emissão de certificados para os participantes.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
A casaescola: hora de começar a aula! – Patrícia Gonçalves Nery – EXCLUSIVO
Para as crianças do segundo ano do ensino fundamental de uma escola estadual da região do Barreiro, em Belo Horizonte, foi neste ano que os encontros com as professoras e professores por meio das telas digitais, especialmente o celular, passaram a fazer parte de suas rotinas diárias.

O lobo e o cordeiro: narrativas que responsabilizam as vítimas pela própria tragédia – Carlos André Martins Lopes – EXCLUSIVO
Sabemos que o lobo possui todos os meios para eliminar um cordeiro sem que precise de qualquer expediente para isso. O lobo da história poderia ter suprimido a vida da vítima sem ter iniciado uma querela com ela. Mas por que será que a fera não usou de imediato sua ferocidade para cumprir seu intento?

Docência além da sala de aula – Islana de Oliveira Silva – EXCLUSIVO
Planejar aulas, elaborar materiais didáticos, avaliar produções, investigar outras metodologias, construir relatórios, pesquisar novas fontes de informação e tantas outras ações, fazem parte da rotina de todo(a) professor(a) implicado(a) com a formação dos(as) educandos(as). Mas, em quais momentos ele(a) faz isso?

Economia a serviço da vida  – Eugênio Magno – EXCLUSIVO
A concretude da vida requer urgência. Mas para que a vida humana sobreviva e não se extinga é imprescindível que toda a vida do planeta sobreviva.

Reconhecer a diversidade para humanização do mundo do trabalho  – Daniel Machado da Conceição – EXCLUSIVO
As entidades qualificadoras são responsáveis pela formação técnico-profissional metódica durante todo período do contrato. Conhecimentos, habilidades e saberes fazem parte do processo de capacitação, que almeja a formação cidadã e profissional.

Distopia educativa – Aleluia Heringer
Arrisco três elementos do presente para a composição do enredo de uma provável “distopia educativa”. O primeiro é o distanciamento da natureza. Segundo: a supressão do contato físico. Por último, em nome da proteção e cuidado, por parte dos adultos, criarmos seres vulneráveis e fragilizados.

BICENTENÁRIO EM FOCO
Associativismos Femininos: caminhos de participação política entre o Estado e a Igreja – Evelyn Orlando – EXCLUSIVO
A história do Paraná, após sua emancipação do Estado de São Paulo, começa em 1853 e pode ser contada e dada a ver sob recortes distintos. Nesta coluna, escolhi pensá-la a partir das mulheres, presença quase sempre invisibilizada em sua participação política.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Amanhecido texto – sob as cobertas do tempo – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Submundo da imaginação. Decoração do mundo. Mundos. Paisagem interna. Externa. Gabarito de ovelhas cruzando a trave. Ponto. Vírgula. Fumaça de apitos. Eco. Crítica. Frase. Sentença final. Advérbio.

Relato de experiência a partir da prática literária em sala de aula – Simone Pereira – EXCLUSIVO
Percebe-se que alargar as possibilidades da criança oportuniza vivências significativas e reais potencializando ainda mais a sua aprendizagem. A leitura de obras literárias, por meio da “Hora da História” revelou-se como fundamental para o desenvolvimento, interesse e prazer pela leitura.

CONVITE À LEITURA
Não pararei de gritar: um convite à poesia de Carlos de Assunção – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
A leitura do livro Não pararei de gritar (2020) é um convite para que nunca deixemos de nos indignar com as injustiças, as desigualdades e as opressões.

Entre Mulheres, de Luciano Mendes: um dizer de nós, para ler, ouvir e falar mais – Ivane Perotti  (Brasil de Fato)
Não se sai a mesma, o mesmo, dessa leitura. Morte e vida têm peso. Cheiro.  A obra de Luciano Mendes alcançou o lugar fundante do autor que escritura o mundo. E o reparte. Oferece.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Participação popular no controle da doença de Chagas – Raquel Aparecida Ferreira – EXCLUSIVO
A doença de Chagas é um importante problema de saúde pública em vários países da América Latina, tanto pelo elevado número de afetados quanto pela negligência dos países endêmicos em adotarem medidas de prevenção e controle, tornando-a, hoje, uma das doenças tropicais mais negligenciadas no mundo.

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EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
O ato de estudar em perspectiva freiriana – Aline Vaz, Daniel Chacon, Eliana Silva, Matheus Silva e Raquel  Zarahi – EXCLUSIVO
É necessário que o sujeito assuma o seu papel  no ato de estudar, e isso é fornecido no plano da cultura e do acesso. Por que muitos e muitas não colocam o estudo como um valor intrínseco? Porque não foram, assim, estimulados/as, não foram incentivados(as) e(ou) não tiveram oportunidade.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
A poética política de Rosa Luz – Cauê Assis de Moura e Marcos Ribeiro Mesquita – EXCLUSIVO
De forma interseccional a poética das suas músicas rasga, denuncia, celebra, produz deslocamentos e é eminentemente política.

ESPAÇO FREIREANO
Sarau Paulo Freire: como ver na educação a prática da liberdade? – Rafael Henrique de Resende Marciano – EXCLUSIVO
Através de variadas manifestações artísticas, os convidados puderam expressar como os ideais de Freire, por exemplo, diálogo, liberdade e esperança, os sensibilizavam.

LIVRE EXPRESSÃO
Casa 17 – Thalita Eller de Freitas – EXCLUSIVO
Com muito amor, / Muito vigor / Na casa 17, quem entra nunca / esquece.

ENTREMEMÓRIAS
Do alternativo ao comercial: a minha trajetória escolar – Mariana Rufino Rosa – EXCLUSIVO ensino não deve ser pautado por uma competição para ver quem é mais inteligente, mas sim pela cooperação, a fim de criar uma sociedade menos doente e mais humanitária.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Congresso derruba veto de Bolsonaro a projeto que garante acesso à internet na educação básica – Rede Brasil Atual
PL 3477/2020 garante acesso gratuito à internet e equipamentos para estudantes de baixa renda e professores da rede pública de ensino.

Superação marca trajetórias de enfermeiros formados com apoio de programas estudantis – Estado de Minas
Políticas de inclusão educacional foram a injeção de ânimo de muitos profissionais de sucesso.

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CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Governo pode inviabilizar verbas para a ciência com demora na liberação, dizem entidades – Jornal da Ciência
Especialistas dizem que o governo comete ilegalidades também ao escolher destino de verbas. O presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, frisa a necessidade de liberação dos chamados “recursos não reembolsáveis”, aqueles direcionados a pesquisadores e centros de pesquisa – com exceção dos R$415 milhões para as vacinas contra a covid-19, nada mais foi liberado nesta rubrica.

Garimpo na terra indígena Munduruku cresce 363% em 2 anos, aponta levantamento do ISA – Instituto Socioambiental
Mesmo com a explosão da atividade ilegal no território, Operação Mundurukânia, da Polícia Federal, foi encerrada e invasores voltaram a operar livremente.

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AMÉRICA LATINA
Crece la matrícula en universidades públicas de todo el país – Página 12 / Argentina
Según un relevamiento del Ministerio de Educación, los ingresos a las casas de estudio crecieron 5,3 por ciento en 2020, a pesar del panorama adverso que impuso el coronavirus.

El otro Perú – El Universo / Perú
Con menos porcentaje de votos a favor de lo que tendría un brócoli para terminar en un ají de gallina, Keiko Fujimori y Pedro Castillo pasaron a la segunda vuelta electoral en Perú.

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PENSAR INDICA
A quadragésima reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), ocorre neste ano, online, nos meses de setembro e outubro. Até 15 de junho, poderão ser enviadas propostas de apresentação. Acesse aqui.

OPINIÃO DO(A) LEITOR(A)
Maria Marlete de Souza em 06/06/2021 (EJA em Pauta, edição 320, Educação de Jovens e Adultos, espaços de resistências). Concordo com você, Maria. A EJA exige uma permanente luta para enfrentarmos os desafios da educação nesta modalidade de ensino, na busca por uma educação mais inclusiva e democrática.

Alexandre em 06/06/2021 (Convite a Leitura, edição 317, Você lê o quê? Curtíssimo ensaio sobre o verbo ler). Muito bom!!! Esse é meu Dr.

Dilce Cléia Dias em 09/06/2021 (EJA em Pauta, edição 320, E por falar em currículo na EJA). Gostei muito dos textos.

TIRINHA
Cartunista das Cavernas – Gilmar