Jornal 314

Ano 9 – Nº 314/ sexta-feira, 31 de março de 2021

EDITORIAL

Repúdio a Todos os Golpes!

Hoje, momento em que lembramos  e repudiamos o Golpe de 1964, é preciso mais do que nunca nas últimas décadas, nos mobilizarmos em defesa do Estado Democrático de Direito, ainda que o “democrático” deste estado de coisas esteja cada vez mais inibido. Avançar e reforçar os canais de intercâmbio entre as forças democráticas de todos os Brasis, de todos os territórios e povos se faz urgente e necessário.

Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil, do dia 5 de abril, conta com a presença de Chica Reis, atriz e contadora de histórias, graduada em Artes Cênicas e mestranda em Educação pela UFMG. A nossa entrevista será sobre a contação de histórias e a importância dessa prática na escola e na vida de crianças e adolescentes. 

Na sessão especial Ciência e Tecnologia teremos um bate papo sobre a formação transversal de divulgação científica. 

Além disso, a coluna Valorizando o Saber, parceria do Pensar a Educação, Pensar o Brasil com o Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (APUBH) e a Agenda da Educação, com os principais eventos da semana.

Todas às segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

LIVE – PENSAR AO VIVO
Paulo Freire não nasceu PAULO FREIRE (Brasil, 1950/1960)
No ano de comemoração do Centenário de Nascimento de Paulo Freire (1921 – 2021), uma das formas de valorizar e atualizar seu pensamento é entender as condições históricas, sociais, políticas e culturais que presidiram o aparecimento público de Paulo Freire como um teórico da educação.

A live “Paulo Freire não nasceu PAULO FREIRE (Brasil, 1950/1960)”, que vai acontecer na próxima quarta, 7 de abril, às 17hrs, no canal do Pensar a Educação, Pensar o Brasil”, no youtube  tem o desejo de “devolver” o Patrono da Educação Brasileira à densidade dos tempos, dos debates e das angústias de um momento central de sua formação e para aquilo que ele viria ser no Brasil e no mundo nas décadas posteriores.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
A docência na linha de frente da pandemia: da queda à virada Marcelo Silva de Souza Ribeiro – EXCLUSIVO
Parece ser ainda especialmente difícil exercer a docência à medida que o medo, a insegurança e a incerteza não são desdobramentos exclusivos de um vírus em mutação, mas também porque vivemos um desgoverno, ou ainda, uma necropolítica deliberada.

A exploração econômica da racionalidade humana – Rafael Muller – EXCLUSIVO
O futuro, para não ser distópico, só pode decorrer de uma revolução que finalmente privilegie a formação idealista e as lutas. Que possamos formar – dentro e fora das escolas – consciências idealistas, não exploráveis, profundamente críticas.

Os IFETs e a Reforma do Ensino MédioWojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
Ciosos de suas origens como Escolas de Aprendizes Artífices há mais de 100 anos, os Institutos sempre lidaram com a complexa relação entre trabalho manual e trabalho intelectual no ensino, sempre tendo como horizonte a formação integral (omnilateral) dos estudantes.

De vilão a herói: O celular no contexto educacional de pandemiaMarcus Periks B. Krause – EXCLUSIVO
O aparelho celular agora é visto como uma ferramenta indispensável no processo de aprendizagem, e sem ele, muitos alunos podem ficar excluídos do processo educacional ou terem maiores dificuldades para participar das aulas no formato remoto. 

Dias de março: rememorar sem alegria, sem alívioAlexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Não há esquecimento, os milhares de desaparecidos são lembrados. Quem caminha por Buenos Aires pode ver no chão pequenas placas metálicas que denunciam o lugar e a data em que houve o sequestro e o desaparecimento de alguém.

BICENTENÁRIO EM FOCO
Celebrações escolares nas notícias do 7 de setembro de 1922Diego Dias SalgadoEXCLUSIVO
Criado pelo tipógrafo parisiense Pierre René François Plancher de La Noé, o Jornal do Commercio, produzido no Rio de Janeiro, mas com circulação nacional, teve sua primeira publicação em 1º de outubro de 1827, sendo esse um dos diários mais antigos do Brasil e da América Latina, estando, ainda, em circulação.

Um médico alagoano e suas histórias de um Brasil independente Edgleide de Oliveira Clemente da SilvaEXCLUSIVO
Tratava-se de um homem das ciências e da vida pública, colecionador voraz de livros, fontes e documentos, escritor de uma História do Brasil peculiar e crítico das narrativas oficiais da Independência brasileira que nos provoca a refletir acerca das díspares formas de fazer história, produzir memórias e inventar passados.

Tintas, carne e ossoFabrício de Sousa Morais e Nayana Rodrigues Cordeiro MarianoEXCLUSIVO
Os retratos do imperador foram um dos principais artifícios para representar o poder imperial em lugares onde o chefe da nação não poderia ir. Parece que a ideia era fazer com que essas imagens se tornassem presentes no cotidiano da população.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Literatura como um caminho para enfrentar as adversidadesJanayna Alves Brejo – EXCLUSIVO
No filme, a leitura foi o alicerce para que aquelas pessoas conseguissem suportar os horrores da guerra e do pós-guerra. Hoje, a escolha de boas leituras pode nos ajudar a driblar a triste realidade que o Coronavírus nos tem apresentado, sobretudo do Brasil, onde a pandemia já ceifou mais de trezentas mil vidas.

Obituário – Gustavo Neves – EXCLUSIVO
Fosse a sua morte hoje, você fez ou viveu tudo o que gostaria? Sua vida é ou foi realmente significativa? Se arriscou? Experimentou? Se permitiu, ousou, amou o suficiente? Foi amado? Disse o que precisava ser dito? Ou deixou levar pelo correr das circunstâncias? É sobre isso. É sobre a vida e não a morte!

Interpretação – essa personagem (II parte) – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Sophia embrenhou-se em leituras. O irmãozinho à cola. Lia em voz alta. Levantava a voz para ler. Arrastava Arthur para os laboratórios de pesquisa no jardim. Conjecturas. Considerações. Foram dias de muitas conversas entre ela e o irmão menor.

CONVITE À LEITURA
Uma carta para Françoise EgaAlexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Com você, Françoise, aprendi que “as misérias dos pobres do mundo inteiro se parecem como irmãs”. Aprendi que a escrita é também, para mulheres como nós, prática de liberdade. Apenas lamento ter demorado tanto tempo para conhecê-la. A escrita nos uniu.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Antropoceno e justiça ambiental  – Natascha Stefania Carvalho De Ostos –  EXCLUSIVO
Tendo como marco inicial o período da Revolução Industrial, em meados do século XVIII, o Antropoceno se caracterizaria pelo crescimento populacional humano, pela escala gigantesca de exploração dos recursos naturais e pela disseminação gradual, e desigual, de um modelo econômico fundado na expansão de bens de consumo.

Leia Mais.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Educação: Por “el derecho de vivir em paz”Alfredo Johnson Rodríguez – EXCLUSIVO
Talvez, a configuração social do Brasil esteja prestes a uma disrupção similar à do Chile, Desde a deflagração da “Operação Lava Jato, em março de 2014, passando pelo Impeachment sem crime da Ex-Presidenta Dilma Rousseff, em 2016, pela condenação sem provas do Ex-Presidente Lula, em 2018, pela controversa eleição de Bolsonaro, também em 2018, agravando-se nos últimos doze meses, desde que a pandemia do Coronavírus, atingiu também a população brasileira, o Brasil vivencia a pior tragédia de sua história.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
A sexualidade como direito à jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internaçãoMario de Oliveira Neto e Ruth Tainá Aparecida Piveta – EXCLUSIVO
O que se observa é que as dimensões relacionadas à vivência da sexualidade, muitas vezes, circulam no plano do discurso moral, da disciplina dos corpos e desejos, ou, até mesmo, são negadas, expurgadas e silenciadas nas práticas de equipes e das experiências das/os jovens. 

EJA EM PAUTA
As mensagens do Whatsapp que você mandou para mim: EJA e as redes sociaisRamuth MarinhoEXCLUSIVO
Não basta ressignificar o uso do celular/informática nos processos formativos da EJA. É preciso um processo ainda mais complexo, de construir uma nova percepção e relação com o mundo atual, tendo por intermedio as possibilidades de compartilhamento de arquivos e experiências concretas e virtuais.

ENTREMEMÓRIAS
Memórias da Escola 23Cleide Maciel – EXCLUSIVO
Ao longo da minha trajetória na docência, fui deixando “pegadas” nos mais diferentes lugares: da pré-escola ao ensino superior, tanto em escolas públicas quanto particulares. Por um bom tempo, pensei que minha vida profissional tivesse a aparência de uma colcha de retalhos!

Escola e memória: qual escola queremos?  Sander Palmer Batista Marques – EXCLUSIVO
A escola é lugar de disputa, disputa essa que tem modelado sua forma na busca de modelar os sujeitos que ali estão. A escola foi, é, e  pode ser uma das instituições que imprime com mais facilidade o modelo de nação a ser escolhido e por quem é escolhido. 

LIVRE EXPRESSÃO
Sobre classesRaphael Machado – EXCLUSIVO
Seria/humano, se imaginasse seu lugar/em meio aos proletários e burgueses,/tomando nota de tudo.

PESQUISA EDUCACIONAL
Infraestrutura das creches e pré-escolas em Belo Horizonte: condições de oferta e distribuição territorial
Franceline Rodrigues Silva, Daniel Santos Braga, Lívia Maria Fraga Vieira – Revista Educação (UFMS)
Este artigo tem como objetivo discutir as condições de oferta da educação infantil em Belo Horizonte no tocante à sua estrutura física e distribuição territorial. Foram utilizados como fontes de dados o Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do ano de 2018 e o Atlas Brasil. 

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Mordaça paira sobre a pesquisa científica no Brasil – Jornal da Ciência
A comunidade acadêmica e especialistas em política ambiental e científica estão alarmados com a decisão, que, afirmam, pode significar uma tentativa de censurar a produção científica brasileira.

Após ação movida pelo PSOL, STF proíbe Bolsonaro de indicar diretores interinos para os CEFETs – Gazeta do Povo
Por dez votos a um, os ministros entenderam que a medida viola a autonomia dos institutos.

Leia mais.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Como a ficção científica ilumina a realidade pandêmica – Nexo Jornal
Estratégia de despertar um ‘estranhamento cognitivo’ ajuda leitores a entender e refletir sobre o presente. Busca por livros do gênero aumenta com a crise da covid-19.

Como a Butanvac pode ajudar no plano de imunização nacional – Nexo Jornal
Apesar de divulgar que o imunizante será 100% nacional, Doria omite que tecnologia é americana. O Ministro de Bolsonaro divulga iniciativa com financiamento federal logo em seguida, alimentando disputa política entre presidente e governador paulista.

Leia mais.

AMÉRICA LATINA
La educación mexicana en la pandemia – El Universal / México
Futuro incierto, el México-mañana se nos desdibuja, se nos escurre como agua de las manos.

93 secretarías de educación en Colombia iniciaron el proceso de alternancia – La Opnión / Colômbia
4.793 instituciones educativas iniciaron un proceso de alternancia. 3.017 colegios privados y 1776 colegios públicos.

Leia mais.

PENSAR INDICA
O Programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022 está em processo de avaliação. Estão todos convidados a participar desse momento de reflexão sobre os legados do Programa PEPB e contribuir com o planejamento para o seu futuro. Participe aqui.

INDICAÇÃO DO(A) LEITOR(A)
Priscila Bahiense – Em agosto, acontece o Seminário Internacional “Diversidade e desigualdades em educação: polissemia e complementaridade na pesquisa”. O evento ocorrerá entre os dias 23 e 27 de agosto de 2021, em modo remoto. Participe aqui.

João Victor Oliveira – A última aula do curso “Educação e Nação no Bicentenário da Independência”. Na aula de 01/04, às 9h00, o professor Flávio Oliveira (PBH) falará sobre as Artes e Educação das Sensibilidades no Brasil nos últimos 200 anos. Assista aqui.

OPINIÃO DO(A) LEITOR(A)
Maria Clara Alves Pires Silveira em 27/03/2021 (Educação e Literatura, edição 313, Interpretação – essa personagem (Parte I)). Eu gostei muito da historia, achei interessante principalmente a parte da bigorna eu não espera por isso, pensei que tinha sido algum movimento que eles fizeram que acabou quebrando tudo.

Pedro Rocha em 27/03/2021 (Educação em Debate, edição 205, A pesquisa como metodologia de ensino). A tecnologia avança a cada dia por isso no pais devemos ficar de olho no que nossos filhos acessam no celular, eu tenho um programa instalado no celular do meu filho que me da acesso a tudo que ele esta fazendo é muito bom baixem e proteja seus filhos.

Wanderson da Silva Paulino em 27/03/2021 (Convite à Leitura, edição 280, “O amanhã não está à venda”: diálogos com Ailton Krenak). Muito bom.

Josiane Cristina Amorim da Silva em 28/03/2021 (Editorial, edição 314, Justiça que tarda, falha!). Olá! O texto nos convida a refletir acerca de questões relevantes para nossa sociedade, como justiça social também entendida, como equidade social. Se boa parte da população brasileira, principalmente a juventude negra, encontra-se encarcerada como o já dito no presente texto, é preciso levar em consideração que outra grande parcela da população negra, já desceu a sepultura ou está sendo morta paulatinamente, em virtude da fome, racismo institucional, Covid 19, fobias, opressões e por aí vai.

Josiane Cristina Amorim da Silva em 28/03/2021 (Convite à Leitura, edição 314, Uma furtiva lágrima: um convite à leitura de Nélida Piñon). Olá, Alexandra Lima! A literatura como um lugar de refúgio… Ademais, o seu texto nos leva a pensar na leitura e na escrita, como atividades constitutivas da nossa humanidade…

TIRINHA
Armandinho