Jornal 276

Ano 8 – Nº 276 / sexta-feira,  15 de maio de 2020

EDITORIAL

As ciências que nos tornam humanos!

Foi lançado recentemente, pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, um extenso relatório sobre a situação das Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes (CHSSALLA) no Brasil. O trabalho resulta de um acordo estabelecido entre o Fórum de CHSSALLA e o MCTIC em 2017, que o encomendou ao CGEE.

Leia Mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No dia 18 de maio, o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai refletir sobre a vivência das mulheres nesse tempo de pandemia. Já se registra o aumento da violência doméstica, assim como a sobrecarga de mulheres que mantêm o cuidado da casa, dos membros da família, o trabalho remoto, o acompanhamento das atividades escolares remotas dos filhos e muito mais. Por isso vamos receber a professora Marlise Matos, pesquisadora de relações de gênero da UFMG.

Segunda também teremos a Sessão Especial #MídianaEscola, as colunas Valorizando o Saber e Pensando Bem e a agenda da Educação com atividades para fazer em casa.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Desigualdades educacacionais – Ione Valle
O programa de rádio do dia 11 de maio recebeu a professora da UFSC para refletir sobre a história de desigualdades educacionais e sociais no Brasil, as políticas públicas para reverter esse quadro e o agravamento da situação no cenário de pandemia.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Quem foram as mulheres que configuram a Educação em Saúde e a Medicina Tropical no Brasil? Notas de uma história invisibilizada – Polyana Aparecida Valente  e Denise Nacif Pimenta – EXCLUSIVO
Foram as mulheres e sua produção científica que durante o pós-guerra, pela primeira vez, uniram as potencialidades da Educação em Saúde (na época sanitária) às demandas de prevenção e controle de endemias no país.

Dos esforços para desqualificar a Universidade Pública – democracia tecnológica como fantasia autoritária – Tainã Pinheiro e Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Segundo se ouvia, a UFSC abandonara alunos ao léu, ignorando-se que ela mesma publicara, no dia anterior, um detalhado plano, disponível inclusive em forma de vídeo, com premissas e propostas para o recomeço das atividades de ensino.

SBPC, instituições e sociedades científicas pedem solidariedade às populações vulneráveis – Jornal da Ciência
Diante da pandemia do novo coronavírus, a SBPC se junta a diversas instituições e sociedades científicas para pedir que todos colaborem com as populações vulneráveis, dentre elas, as comunidades das favelas e indígenas.

Leia Mais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Universidade Rediviva na Sociedade do Conhecimento – Parte II – Tentativa de mudança – Antônio Teixeira  – EXCLUSIVO
Dados do Ministério da Educação revelam média de 21% de evasão da universidade nos últimos 10 anos, ou seja, cerca de 900 mil jovens abandonaram o estudo.

Trabalho e dignidade – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Aí reside o critério da indignidade no trabalho. Atividades que animalizam o ser humano em sua execução. O sistema brutaliza o ser humano ao máximo para então exigir dele esse tipo de atividade.

A escola da fronteira – Aleluia Heringer – EXCLUSIVO
Cada um está em casa ao seu modo, com e sem condições físicas, tecnológicas e humanas. Não existem solução ou respostas que atenderão de maneira satisfatória a mesma comunidade.

Querem emplacar a Pedagogia que Nega a Vida – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
É fundamental superar as contradições de maneira harmônica e integrada à natureza, ao meio ambiente (uma vez que, entendendo-nos como parte do meio ambiente, uma educação integrada a natureza é uma educação pelos direitos da natureza e, consequentemente, pelos nossos).

Educação: Direito ou Privilégio? – Heitor Novaes – EXCLUSIVO
No começo das respostas à pandemia do COVID-19 no Brasil, as escolas foram uma das primeiras instituições fechadas. Nesse mesmo contexto, dois meses depois, parece que quase nada mudou no que diz respeito ao ENEM 2020.

Nelson Pretto diz que a educação remota não substitui importância da escola na formação dos alunos – Muita Informação
O professor da Universidade Federal da Bahia e doutor em Comunicação, é a personalidade entrevistada no podcast do Muita Informação.

‘Aula a distância ameaça direito à educação e aprendizagem’ – Rede Brasil Atual
Coordenadora-geral do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe-RJ) avalia a situação da
educação no contexto da pandemia.

Leia Mais.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Sobre algumas palavras – Carlos Rodrigues BrandãoEXCLUSIVO
Como repensar conhecidas palavras através de um  pequeno vocabulário algo transgressivo em dias de quarentena do corpo e de recolhimento do espírito.

Defender o direito à educação e aos serviços públicos para pensar um outro amanhãJosé Heleno Ferreira – EXCLUSIVO
É momento de defender o direito a uma renda mínima, ao saneamento básico, à saúde, a condições de moradia e todo o suporte necessário para que possamos enfrentar um longo período de isolamento social.

CONVITE À LEITURA
“A Filha de São Sebastião”  – Marileide Lázara Cassoli – EXCLUSIVO
Ainda me recordo, emocionada, do cortejo realizado pelas Irmandades do Rosário, da Funarte à Igreja São José. Lá estava Dona Sebastiana. Descalça, caminhou todo o trajeto emanando força e graça nos passos e cantos de louvação à Senhora do Rosário.

“Você não sabe de muitas coisas sobre mim” Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Ela foge para Berlim sem carregar bagagem. Apenas leva uma foto da avó, o endereço da mãe, o passaporte alemão, pouco dinheiro e um presente da professora de piano que a ajudou a fugir. O presente era uma bússola.

Pós-capitalismo e educação – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
A “moldura para o futuro”, esboçada por Mason, serve-nos para construir interrogações acerca da escolarização e de suas possibilidades para ser reconstruída sob novas configurações.

“Eu vou te dizer duas coisas: uma é sobre a verdade…” – Evelyn de Almeida Orlando – EXCLUSIVO
A História e as Ciências Humanas, de modo geral, confrontam as verdades e, ao fazê-lo, ameaçam a ordem estabelecida. Por essa razão, são territórios em disputa.

ENTREMEMÓRIAS
Sobre (re)começos: 20 anos de UFSC – Elaine Teixeira Pereira – EXCLUSIVO
A notícia de ter passado no vestibular foi uma grande surpresa, uma vez que a maior probabilidade era isso não ocorrer. Durante a infância e adolescência, o prolongamento dos estudos em nível superior sequer fazia parte de meu horizonte de expectativa.

LIVRE EXPRESSÃO
Jogos e Papelões – do homem e do humano – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Meu neto de coração não esperou, enveredou pelos anseios que vinha armazenando: Vó Torta, o que é um humano e um desumano?

PESQUISA EDUCACIONAL
Alfabetização científica e a construção de concepções na contexto de formação de professores – Patrícia da Silva Sessa, Júlio Carvalho de Paiva, Emile Ferreira da Cunha Casasco e João Rodrigo Santos da Silva – Linhas Crítias (UnB)
O presente artigo investiga as concepções sobre Alfabetização Científica (AC) de professores de Ciências de 6º ao 9º ano da rede pública de um município do interior paulista em um contexto de formação continuada.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
UFMG oferta oficinas a distância para aprimorar processos de ensino-aprendizagem – UFMG Notícias
Atividades são abertas a estudantes e professores.

Estudantes da região de Campinas criticam o Enem em meio à pandemia de coronavírus: ‘Injustiça social’ – G1
Jovens se preparam para prova em casa e muitos não têm computador e acesso à internet para facilitar os estudos. Professor dá dicas para estudar em casa. MEC avalia possibilidade de prorrogar data do Exame.

Leia mais.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Debates em “marcha virtual” evidenciam comunicação pública da ciência como um direito dos cidadãos – Valéria Raimundo (Observatório da Comunicação Pública da Ciência) – EXCLUSIVO
A Marcha Virtual pela Ciência, ocorrida no dia 7 de maio, realizada pela Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC) e diversas outras entidades de pesquisa de todo país, alcançou grande repercussão, que foi potencializada pela crise sanitária decorrente da pandemia da Covid-19, vivenciada no Brasil e no mundo.

Da pesquisa pro boteco, do boteco… pra tela? – Maria G. Lara (Observatório da Comunicação Pública da Ciência) – EXCLUSIVO
Os organizadores do Pint of Science Brasil se reuniram pra dividir uma cerveja e muita experiência do sofá de suas casas.

Um encontro com a ciência, para enfrentar a pandemia – Yolanda Assunção (Observatório da Comunicação Pública da Ciência) – EXCLUSIVO
Pint of Science Brasil movimenta pesquisadores de todo o país para que, mesmo à distância e virtualmente, a ciência seja brindada e esteja à disposição da sociedade.

O que você levaria para Marte? – Matheus Augusto de Araújo (Observatório da Comunicação Pública da Ciência) – EXCLUSIVO
Painel virtual do Pint Of Science 2020 expõe as problemáticas da exploração espacial.

Nem isolados e nem surtados – Vanessa Macêdo (Observatório da Comunicação Pública da Ciência) – EXCLUSIVO
O que o comportamento animal pode nos falar sobre esse período de isolamento social? Foi essa a proposta da videoconferência “Isolados e Surtados: o comportamento de humanos e animais isolados” no Pint of Science online, que foi ao ar na última quarta-feira.

Leia mais.

AMÉRICA LATINA
Evalúan apoyo a estudiantes indígenas y sin acceso a internet – CRHoy – Costa Rica
La Defensoría de los Habitantes solicitó a las autoridades del Ministerio de Educación Pública (MEP) conocer en detalle las acciones de apoyo educativo dirigido a estudiantes indígenas.

Emergencia educativa – Clarín – Argentina
Primero el foco de la pandemia en el país estuvo puesto exclusivamente en lo sanitario. Después se sumó la economía. ¿No habrá que prestarle atención, también, a las pérdidas en los aprendizajes?

Leia mais.

PENSAR INDICA
Espaço do Conhecimento UFMG está temporariamente fechado para visitação, em função da pandemia de Covid-19, mas as portas continuam abertas no ambiente virtual! Além dos conteúdos informativos e educativos publicados diariamente no FacebookTwitter e Instagram, o museu lançou novos projetos e intensificou a produção de conteúdo para o site e o canal no Spotify. Confira as ações pensadas para o período de distanciamento social e divirta-se conosco em casa. Todas as atividades têm classificação livre.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Joaquim Ramos – A revista Zero-a-Seis convida docentes, pesquisadoras/es e estudantes brasileiras/os e estrangeiras/os a enviarem artigos, até 15 de julho de 2020, para o Dossiê “Professores Homens na Educação Infantil: dilemas, tensões disputas e confluências”. Além de Artigos originais, o dossiê receberá também submissões para as Seções: Entrevistas com especialistas da área, Resenhas de livros e Relatos de Experiência que problematizem questões dos Professores Homens na Educação Infantil: dilemas, tensões, disputas e confluências provocados pelo atual cenário político, social e educacional.

Luciano Mendes – Semana de Ação Mundial 2020 tem inscrições prorrogadas até o fim de maio! Novo formato terá webinários diários de 15 a 22 de junho e atividades autogestionadas no segundo semestre.

Yolanda Assunção – O Núcleo de Estudos sobre Política Local, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora, criou uma série de artigos. Todos os dias dois artigos versando sobre as respostas dos governos municipais ao coronavírus são publicados no portal. Os artigos são elaborados por cientistas sociais filiados a instituições de ensino e pesquisa das cinco regiões do país.

Priscilla Baihense – O Educassauros é um projeto com o intuito de trazer diversão e aprendizado, abordando as disciplinas básicas e contos. Com base em ficção e fatos científicos, o projeto auxilia a transmissão de conhecimentos para crianças.

Tarcísio Mauro Vago – A 8ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG, um evento proposto pela Rede Saúde Mental da UFMG, em parceria com movimentos sociais, sindicais, conselhos profissionais e coletivos, convida para o evento virtual com o tema “Saúde Mental e Direitos Humanos em tempos de COVID-19” de 18 a 22 de maio nas plataformas digitais.

OPINIÃO DO LEITOR
Juliana Daher em 09/05/2020 (Em Casa, Edição 272, Infâncias em quarentena? Sobre desafios e descobertas). Queridas Aline,Larissa e Babita. Obrigada pela escrita de vocês! Tão leve,quase um convite para uma prosa entre amigues! Foi assim que me senti: entre amigas que acolhem as inseguranças desencadeadas por este contexto tão inusitado que vivemos.

Juliana Daher em 09/05/2020 (Em casa, Edição 275, Infâncias e desigualdades sociais: privilégios da quarentena?) Karina⁩ e Luciana O texto de vocês foi cirúrgico. Sério. Tá reverberando aqui dentro <3  Porque é impossível ler e não se questionar: e eu em tudo isso? Um convite não só para reconhecer privilégios. Um convite para a ação reflexiva,para a força comunitária,para sermos todes comunidade.

Matheus da Cruz e Zica em 09/05/2020 (Ciência e Tecnologia, Edição 275, As Humanidades fora da Iniciação Científica: sintoma do fracasso nacional). Caro Alexandre, Contribuição fundamental para pensarmos esse momento de nossa história. As Ciências Humanas são fundamentais para um aprimoramento das sensibilidades, caminho para uma relação mais consciente com o meio social ao qual cada um pertence.

Rodrigo Baeta em 09/05/2020 (Em casa, Edição 275, O brincar e o espaço da casa na quarentena). Ao mesmo tempo que lia o texto e imaginava o quanto de criatividade e paciência têm sido exigidos por parte dos pais/responsáveis, não conseguia parar de olhar a foto do “escalador de portas”!

Babita, Juliana e Túlio em 11/05/2020 em resposta a Jessika (Em casa,Edição 275, O brincar e o espaço da casa na quarentena)Bom dia, Jéssika! Que bom que gostou do escrito! É uma alegria pra nós fazer esse exercício de diálogo e escrita coletiva.

Babita, Juliana e Túlio em 11/05/2020 em resposta a Rodrigo Baeta (Em Casa, Edição 275, O brincar e o espaço da casa na quarentena). Oi Rodrigo!Brincar é bom demais, e não é coisa só das crianças! Sem dúvidas, é preciso flexibilidade para entrar na brincadeira (sozinho ou com os pequenos) e aproveitar toda essa potência. De repente, escalar a porta não parece uma má ideia, né?

Luciano Mendes em 14/05/2019 (Entrememórias, Edição 276, A escola, o museu e o mundo). Divino e maravilhoso texto! Grande em sensibilidade e emoção! Grande!

TIRINHA
Latuff