Independências no Brasil: vivências e memórias

Na semana que a Proclamação da Independência do Brasil completa 198 anos, o Pensar ao Vivo provoca uma discussão em torno dos modelos e realidades de nação que encontramos país afora

O dia 7 de setembro é uma data cívica que gera muitas discussões a respeito do Brasil que é vivemos e é construído a cada dia. De paradas Militares ao Grito dos Excluídos, os grupos sociais e políticos do país se mobilizam, expondo suas visões,  demandas e o Brasil em que acreditam. O próximo PENSAR ao Vivo, no dia 09 de setembro, em parceria com o Portal do Bicentenário, vai estender essa discussão. Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago, coordenadores do Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822-2022 recebem Frederico Rick, um dos organizadores do Grito dos Excluídos em Belo Horizonte, a pesquisadora Rosa Fátima Chaloba e a professora da Educação Básica, Vanderleia Assis. A live propõe discutir e problematizar a efeméride de 7 de Setembro como momento fundador da Nação Brasileira. Buscará entender as diversas narrativas e as disputas de sentido em torno de tema e a dialogar sobre o Bicentenário da Independência, que será celebrado em 2022 sob a direção oficial do Governo Bolsonaro e  em plena campanha para a Presidência da República.

Frederico Santana Rick é sociólogo, graduado pela UFMG, com mestrado em ciências sociais pela PUC Minas, integra o Núcleo de Estudos Sociopolíticos NESP PUC Minas, coordenador de políticas sociais do Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental da Arquidiocese de BH, integra a Consulta Popular e a Frente Brasil Popular.

Rosa Fátima de Souza Chaloba é historiadora, mestre e doutora em educação e professora da UNESP. É presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação e integra como pesquisadora associada a equipe do Projeto Temático Saberes e Práticas em Fronteiras: por uma história transacional da educação.

Vanderleia Reis de Assis ingressou nas Redes Municipais de Contagem e Betim em 1993, como regente de classe e professora do Ensino Fundamental. Mais tarde passou a integrar também o quadro da Rede Municipal de Belo Horizonte. Tem magistério, graduação em História, Especialização em Ciclos de Formação Humana e em História e Cultura da África e no ultimo ano iniciou o mestrado em educação.

Luciano Mendes é pedagogo, mestre e doutor em História da Educação e professor na Faculdade de Educação da UFMG. É também o Secretário Regional da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência em Minas Gerais.

Tarcisio Mauro Vago é professor de Educação Física, mestre em Educação e doutor em História da Educação. Atualmente está da direção da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da UFMG.

A Live “Independências no Brasil: vivências e memórias” será no dia 09 de setembro, às 17h no canal do Pensar a Educação Pensar o Brasil do YouTube. Haverá emissão de certificado para os participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *