Educadores do Brasil: Bem-vindos ao Oiapoque-AP – Nilton Ferreira Bittencourt Junior

Educadores do Brasil: Bem-vindos ao Oiapoque-AP

Nilton Ferreira Bittencourt Junior

Educadores do Brasil é com grande responsabilidade que assumo a missão de ser um articulador do Projeto “PENSAR EDUCAÇÃO É PENSAR BRASIL”. Neste primeiro texto quero apresentar o lugar que falo. Sou Mineiro, de Belo Horizonte, formado pela Faculdade de Educação da UFMG e mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG.

Desde outubro de 2014 assumi o cargo de professor do magistério superior no curso de pedagogia da Universidade Federal do Amapá, campus Binacional – Oiapoque – AP. Mais do que um cargo, acredito que a educação deste país precisa ser revitalizada em todos os seus cantos. Assim, a opção de trabalhar no Oiapoque vai além do cargo, transformando-se em uma espécie de missão de difundir o conhecimento pelos rincões do Brasil.

A UNIFAP, instituição de ensino superior com sede no campus Marco Zero (na linha do equador) na cidade de Macapá (AP), atualmente possui outros campi criados com o programa REUNI. O Campus Binacional do Oiapoque é um destes campi e foi instituído oficialmente pelo Conselho Universitário em 2013. Em 2014 houve o ingresso das primeiras turmas nos 7 novos cursos criados – sendo 05 cursos de licenciatura: Letras – Francês, História, Geografia, Pedagogia e Ciências Biológicas, e 02 cursos de bacharelado: Direito e Enfermagem.

Por que novos cursos? No município já funcionava desde julho de 2007 o curso Licenciatura Intercultural Indígena, no formato de módulos que tem seu período letivo de janeiro a março e no mês de julho, com oferta de 30 vagas anuais. Este formato permitia uma formação especifica para professores indígenas que já atuavam como regentes de classe nas escolas das respectivas aldeias. Desde a sua implantação já formaram 52 acadêmicos do referido curso, atendendo às 9 etnias do Estado do Amapá.

A transformação deste curso avançado, juntamente com a criação dos outros sete cursos, criou o Campus Binacional que tem como missão “ser uma fonte geradora de saberes e práticas nas diversas áreas do conhecimento por meio da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo para o desenvolvimento regional amapaense e amazônico”. Também se insere neste contexto

a binacionalidade, devido à questão fronteiriça com o território ultramarino Francês (Guiana Francesa), fomentando o intercâmbio acadêmico-cultural.

Atualmente são contabilizados 851 estudantes, 70 docentes e 38 técnicos. O perfil dos discentes apresenta média etária entre 35 à 40 anos (temos alunos com 64 anos), a maioria de classe baixa e que tem, pela primeira vez, a oportunidade de ingressar em um curso superior. Vale dizer que podemos considerar a maioria esmagadora do corpo discente como cotista, uma vez que este corpo é composto por pessoas descendentes de negros e índios, além da baixa remuneração per-capta familiar.

O Estado do Amapá tem um território de 145.815 Km2 dividido em 16 municípios. 72% desta área são destinados a unidades de conservação e terras indígenas. A população do Estado é estimada em 750 912 habitantes. O município de Oiapoque possui uma área de 22,625 km²; e sua população, de acordo com as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2014 era de 23 628 habitantes. O campus Binacional está inserido em uma região onde a universidade mais próxima encontra-se à 574 Km de distância. O município mais próximo do Oiapoque é o município de Calçoene, à 216 Km de distância.

Segundo dados do INEP, no Estado do Amapá há 835 escolas de educação básica, sendo 51 no município de Oiapoque, a maioria em aldeias indígenas e ribeirinhas devido a extensão do município. O IDEB 2013, nos anos iniciais da rede pública ficou em 3,9. O município de Oiapoque possui o IDEB de 3,3. A meta era de 6,0. (Informações mais detalhadas podem ser pesquisadas no site QEdu.org.br).

O desafio atual é consolidar estes cursos e ampliar a infraestrutura possibilitando o pleno desenvolvimento dentro das características cultural, regional e amazônico, garantindo o acesso ao ensino superior de qualidade, mas sem perder a identidade.

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