Educação em Debate, edição 298

Quem tem medo da política partidária? – Wojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
A presença dos docentes nas próximas eleições não se efetivará simplesmente pelo apelo demagógico dos candidatos, mas sim por sua identificação com aquelas propostas que fortaleçam seus planos de luta.

A automoção vai acabar com os empregos das/dos pobres e (quase) nenhum(a) candidato(a) ou sindicato fala disso – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
O Dieese aponta que 85 milhões de empregos serão extintos nos próximos 5 anos, por causa da automação, mas ninguém fala disso. E daqui 10, 15, 20 anos?

Educação Museal na Pandemia: articulações frente aos desafios atuais – Martha Marandino e Andréa Costa – EXCLUSIVO
Um dos elementos-chave dos museus hoje é a discussão do seu papel como instituição cada vez mais “inclusiva”, em consonância com uma consciência cada vez mais forte com relação aos direitos humanos. Se por um lado tais direitos continuam sendo sistematicamente violados, as iniciativas das instituições museais têm sido cada vez mais fortalecidas.

Trocando o “pneu” do “carro” em movimento – Yure Gonçalves da Silva – EXCLUSIVO
Em tempos de pandemia, o que se torna ainda mais evidente é a necessidade de implementação de políticas públicas que atendam os anseios da população brasileira, equalizando as disparidades encontradas nos diversos extratos populacionais.

Além dos nossos muros – Gustavo Neves – EXCLUSIVO
Quando nos afastamos de toda a trama política, as palavras do presidente permanecem carregadas de uma textura polifônica e plurissignificante. Bolsonaro chegou a se referir ao que chamou de “Cristofobia”. Pois bem, será mesmo que podemos falar em Cristofobia no Brasil?

Título de eleitor: o carisma – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Para o eleitor, o candidato carismático tem promessas totalmente exequíveis: nelas não existem defeitos, pois os defeitos são dos outros.

Pandemia dá chance ao Brasil para reavivar seu sistema educacional, diz diretor da OCDE – Folha
Para Andreas Schleicher, sociedade enxergou nova face da escola e deve cobrar seu fortalecimento.

A fé nas avaliações – Avaliação Educacional
A mentalidade meritocrática que assola os meios educacionais encontra dificuldade para, em tempos de pandemia, lidar com a questão da avaliação. Determina esta mentalidade que as avaliações devem continuar, mesmo neste caos pandêmico, pois qualquer outra forma seria apoiar a implementação da “promoção automática”.

 

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