Educação em debate, edição 287

A educação remota e nossos propósitos educativos: breves considerações – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
Para além do contexto da educação que ocorre neste tempo (bastante agitado), ou mesmo de uma escolarização pós-pandêmica, precisamos avançar na diversificação de nossas ferramentas conceituais para a crítica política.

É hora de virar o jogo – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO
Se não há, por ora, como adiantar os passos da campanha, há como, para refletirmos sobre caminhos infrutíferos percorridos e evitarmos repeti-los, lançar luz sobre momentos em que se tentou outrora organizar a luta por auditoria da dívida em nosso país.

Quando a ausência de um projeto educacional é o projeto – Raquel Melilo – EXCLUSIVO
Há quem ainda acredite que vá surgir um projeto educacional do governo Bolsonaro. Acreditamos no oposto. A falta de um projeto educacional é o projeto. Em nossa frente se materializa uma política destrutiva da educação e da ciência. E isso significa destruir a estrutura basilar da própria democracia.

O pensamento moderno disse para não prestar atenção neles – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
As contradições da modernidade manifestam-se no epistemicídio… no genocídio epistemológico diário que acompanha a extinção em massa das vidas humanas e de todo tipo de vida.

A oportunidade para um novo normal na educação após os desafios impostos pelo Covid-19 – Pablo Bruzzone – EXCLUSIVO
A dinâmica da educação remota, com a participação dos pais, deixou ainda mais evidente uma dura realidade, a distância entre o interesse do aluno e os conteúdos programáticos de ensino.

Educação Física e Preparo Docente  
Nesse episódio do DEPOIS DA AULA conversamos com Palmira. Ela que é formada em Educação Física pela UFPE e ex-atleta de ginástica rítmica, já foi professora da rede básica de ensino e também trabalhou no curso de graduação nas disciplinas de ginástica, dança e no estágio curricular. A conversa tocou em como Palmira lidou para preparar a pedagogia para profissionais de educação física e suas experiências com os alunos no período em que trabalhou com ensino fundamental e médio.

Um imperativo do presente: Future-se nas estaduais de SP? – Le Monde Diplomatique BrasiL
Há indicativos de que o Future-se está sendo colocado em prática nas universidades estaduais paulistas de maneira parcelada, mas acelerada e com debate bastante restrito durante a pandemia

1,5 milhão de crianças sem creches e 11 milhões de analfabetos: os desafios urgentes para o Brasil ‘passar de ano’ na educação – BBC
Essas metas abrangem, por exemplo, a universalização do ensino, a erradicação do analfabetismo e valorização da carreira de professores.

Do aluno ao epidemiologista: o que pensam sobre a volta às aulas – Nexo
O ‘Nexo’ reuniu depoimentos de membros da comunidade escolar sobre os medos e as dúvidas que movem o debate sobre o retorno das atividades presenciais no Brasil.

Reabertura das escolas? – Roberto Cooper (para o Jornal da Ciência)
Quando uma ameaça a todos poderia nos aproximar de forma humana e solidária, a abstinência do poder federal revela o descaso pela vida.

Por que é imprescindível constitucionalizar o CAQ? – Campanha Nacional Pelo Direito à Educação
Nota Técnica em defesa da manutenção do CAQ (Custo Aluno-Qualidade) no texto da PEC do Novo Fundeb a ser votada no Senado Federal. O Documento explica o que é esse mecanismo de padrão de qualidade da educação básica que une controle social e financiamento adequado.

FONEC condena despejo e fechamento de escola – FORUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO (via Avaliação Educacional)
Fechar Escola do Campo é crime! Despejar durante a pandemia é genocídio! O FONEC repudia o despejo do Acampamento Quilombo Campo Grande e reivindica a imediata suspensão da reintegração de posse e da operação militar para retirar as mais de 450 famílias da vila de moradores e a estrutura da Escola Popular Eduardo Galeano.

Pandemia interrompe educação de mais de 70% dos jovens no mundo – Nações Unidas
O impacto desproporcional da pandemia sobre os jovens aumenta a desigualdade e pode prejudicar o potencial produtivo de uma geração inteira, segundo estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), publicado nessa terça-feira (11).

http://www.otc-certified-store.com/supplements-and-vitamins-medicine-usa.html https://zp-pdl.com/emergency-payday-loans.php https://zp-pdl.com/best-payday-loans.php zp-pdl.com http://www.otc-certified-store.com/osteoporosis-medicine-europe.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *