A educação em tempos sombrios
Temos acompanhando com interesse e grande preocupação os investimentos do governo Temer e de seus aliados nos órgãos de governo das três esferas administrativas (Federal, Estaduais e Municipais) e na sociedade civil, contra a educação pública. Conforme já salientamos, esse ataque à escola pública é, na verdade, a outra face do Golpe de Estado que ora se consolida no país.Continue lendo.
NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” do dia 07 de novembro de 2016.
Na próxima segunda iremos conversar sobre o Instituto Federal de Minas Gerais, em Ribeirão das Neves. Educadores da instituição irão falar sobre o valor da instituição no município e dos efeitos da reordenação do Ensino Médio e da crise econômica e política atual no instituto.
Segunda também tem Educação em Pauta com o professor Luciano Mendes, a Agenda da Educação, a coluna Pensando Bem e a Sessão Especial Belim Beleza com Libéria Neves.
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM. Você também pode conferir os últimos programas aqui.
ENTREVISTA
“Série Cidades: O que vemos” – Nilo Zack
Encerrando a série de entrevistas sobre a cidade, o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu, no dia 31 de outubro, o artista visual Nilo Zack. O artista que está presente em muros e galerias de Belo Horizonte conversou com a equipe sobre a ocupação visual da cidade, o grafite, o pixo e as artes plásticas.
CONVITE À LEITURA
O ensino de História de Educação na Escola Normal. Entre o prescrito e a realidade escolar – Antón Costa Rico
El presente estudio, situado, pues, en el campo de la historia currícular, que se concentra en una concreta geografía brasileña (que podemos observar en sus segunda y tercera parte) contiene igualmente una primera parte que nos traslada a un debate más general: «Los inicios de la institucionalización y las prescripciones para la enseñanza de la Hª de la Educación».
Em mais uma semana em que muito se discute as medidas de cortes adotadas pelo Governo Federal, o Blog do Pensar continua a compartilhar debates e opiniões sobre o assunto. Exemplo disso é o texto da professora da UFMG, Renata Aspis, sobre minorias, territórios e a forma como as ocupações são determinantes neste momento. O Blog divulgou, ainda, uma nota elaborada pelo Observatório da Juventude da UFMG em apoio aos estudantes do Colégio Estadual Central e das ocupações das escolas mineiras. E para encerrar, o professor Luciano Mendes de Faria Filho publicou um apelo à sociedade internacional contra a tortura de estudantes brasileiros. O texto, que pode ser lido em português, inglês e espanhol, denuncia a autorização do uso de tortura como forma de combater as ocupações.
Educação e Catolicismo, tema da nova edição do Pensar a Educação em Revista– Evelyn de Almeida Orlando e Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Acaba de ser lançado mais um número do periódico de revisão bibliográfica Pensar a Educação em Revista sobre o tema Educação e Catolicismo. Este número nos provoca a refletir sobre a presença da Igreja Católica na educação brasileira e seus desdobramentos nos processos de escolarização da sociedade em diferentes momentos da história.
Um poder legislativo sem ideologia nem convicção – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Comecemos pelo lado que considero positivo: a eleição de quatro mulheres vereadoras. Sai uma totalmente alinhada com a direita e entram duas mulheres de esquerda, Áurea Carolina e Cida Falabella, ambas do PSOL. Isso é muito bom, porém significa uma luta bastante renhida contra 37 machos num espaço que deveria ser, no mínimo, meio a meio.
Parceria Universidade-Escola Básica: Olhares sobre a Educação Infantil – Isabel de Oliveira e Silva – EXCLUSIVO
Ao nos associarmos a esse projeto, tínhamos em vista o fortalecimento de ações que já vinham sendo desenvolvidas naquele território e, em especial, nas UMEIs Grajaú e Silva Lobo. E esse fortalecimento ocorreu naquilo que é competência e dever da universidade: construir conhecimentos sobre a realidade com compromisso com a transformação da realidade e com a construção de uma sociedade mais justa.
“As expectativas para a prefeitura de Alexandre Kalil” – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho
A eleição do empresário Alexandre Kalil para a prefeitura de belo Horizonte deixa algumas dúvidas sobre o futuro da educação na capital mineira. Em conversa com o Jornalista Vinicius Luiz, o professor Luciano Mendes avalia as propostas feitas durante a campanha do então candidato do PHS. A coluna foi ao ar no Jornal UFMG do dia 31 de outubro pela Rádio UFMG Educativa .
OCUPAÇÕES
Ocupações de Belo Horizonte mantém cronograma intenso de atividades – Yolanda Assunção – EXCLUSIVO
Instituições ocupadas em Belo Horizonte realizam programação de atividades extensa e diversificada durante as ocupações contra a PEC 55
Corpo na sociedade: empatia e empoderamento – Tiago Tristão Artero -EXCLUSIVO
Os jovens que ocupam as escolas estão exercendo sua cidadania da maneira mais difícil, por meio da resistência. Urge a discussão, a aceitação e a reflexão sobre o corpo. Este está na política; transita pela arquitetura projetada nas escolas, instituições e por toda a cidade; se relaciona; manifesta sua aparência, sexualidade, raça; sofre assédio, violência e aprisionamento de sentimentos; recolhe-se ou se expande, a partir da educação recebida; é vítima das representações sociais e das convenções, mas também é algoz.
Ocupar, resistir e transformar: o recado dos estudantes da UPE – Virgínia Pereira da Silva de Ávila – EXCLUSIVO
A paralisação das atividades da Universidade de Pernambuco – campus Petrolina ocorreu no dia 10 e 11 de outubro por meio de duas Assembleias Gerais Estudantis lotadas com cerca de 900 estudantes. A decisão foi tomada devido aos problemas que vêm se agravando ao longo dos últimos cinco anos. Essas são as consequências de uma política de sucateamento da educação pública e saúde, em especial, com os cortes orçamentários tanto para o Ensino Superior quanto para a Educação Básica.
Passar ou agir? – Clifton Arllen – (FAE/UEMG – CBH) – EXCLUSIVO
Não há a possibilidade de evitar ou invalidar a luta de quem escolhe se envolver, pertencer, ocupar e lutar por um espaço público digno e de qualidade. PASSAR não nos traz reflexão, sentimento de pertencimento. AGIR…palavra que é carregada de história. O estado inicial jamais voltará a ser o mesmo.
Não se cale! Chamada para envio de textos das ocupações – Coletivo FALE não se cale
Todos os estudantes, professores e membros das comunidades de escolas e universidades ocupadas podem enviar seus textos.
Ocupações Estudantis – Glaucio Santos – Rádio UFOP
Universitários e secundaristas de diversas regiões do país ocupam as instituições de ensino contra o congelamento de investimentos e mudanças no campo da educação e em outras áreas sociais. Nas últimas horas, as instituições públicas ganharam o apoio de estudantes da PUC Minas.
O informe dos advogados sobre o movimento secundarista do DF – Jornal GGN
Diante de tantas arbitrariedades, a comissão jurídica de assessoria às ocupações recorre das decisões, tentando suspender o uso da violência contra um direito constitucional, que é o direito de reunião, manifestação e organização daqueles que se sentem ameaçados por retrocessos de direitos fundamentais, como o direito à educação.
PLANOS DE VISTA
O PNE e os Tribunais de Contas – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO
Nunca é demais lembrar, embora do conhecimento de todos, que para cada real investido em educação pública em nosso país os municípios contribuem com R$ 0,42, os estados com R$ 0,40 e a União com R$ 0,18. Sendo assim, a luta dos Ministérios Públicos de Contas é luta de tod@s nós que acreditamos em um PNE PRÁ VALER.
ENTREMEMÓRIAS
Escola de administração de empresas de Ituiutaba – Maria Aureliana -EXCLUSIVO
É certo que essa instituição, atuante por mais de quarenta anos na região, contribuiu, sobretudo, para o desenvolvimento do mundo dos negócios no Pontal Mineiro, marcando a história de Ituiutaba e região.
ALCÂNTARA, Cláudia Sales de; BEZERRA, Jose Arimatea Barros. O lúdico, a escola e a saúde: a educação alimentar no gibi. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v.14, n.3, set./dez. 2016.
Este artigo objetiva investigar o livro Almanaque Maluquinho: Julieta no mundo da culinária, reconhecendo o papel pedagógico das histórias em quadrinhos, a fim de perceber se essa publicação possibilita discussões que explorem diferentes áreas pertinentes à educação alimentar, podendo tornar-se uma estratégia para a sensibilização do tema com o público infantil.
Blog FCHSSA
O Blog do Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas reúne notícias, documentos e opiniões da comunidade científica e os temas e acontecimentos que à afetam. Esta semana o site publicou Carta do Fórum de CHSSA contra a reforma do MCTIC. No documento a associação protesta contra reforma do Ministério e defende a manutenção do status institucional do CNPq e da FINEP. Além disso, o blog também reproduziu a Nota dos Pró Reitores das Universidades do Rio de Janeiro em defesa do Orçamento do CNPq.
Tecnologia: a nova tradição mineira – Minas Faz Ciência/FAPEMIG
A Feira Tecnológica do Inatel acontece anualmente com a exposição de projetos dos alunos de Engenharia e Tecnologia do Inatel. O desafio é que eles desenvolvam soluções inovadoras e aplicáveis para o mercado atual ou futuro.
“Aqueles que votarem contra a educação estarão com suas mãos sujas por 20 anos” – Centro de Referência em Educação Integral
A irracionalidade dita pelo governo Temer foi a expansão das universidades federais como nunca aconteceu no Brasil, a expansão dos institutos federais de educação técnica, a expansão de creches e pré-escola – ou seja, a constituição do Fundeb. A PEC 55, na realidade, vai fazer com que o direito à educação seja secundarizado no Brasil”, resume Daniel Cara.
Unión de Padres quiere estar en clases de sexualidad – Milenio, México
La Unión Nacional de Padres de Familia argumenta que varios tratados internacionales protegen el derecho de los padres a escoger el tipo de educación para sus hijos.
O Travessia – Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de História da UFMG, convida para o II Seminário “Temas Contemporâneos em Ensino de História”, que acontecerá no dia 11 de novembro, na Escola Estadual Dom Pedro II (Avenida Professor Balena, 523 – Centro), entre às 13:30 e 19h. As oficinas terão um número limitado de participantes, sendo 25 pessoas para cada, portanto, é necessário se inscrever, gratuitamente, através do formulário. Para a participação na mesa e na conferência é necessário o preenchimento do seguinte formulário. As inscrições serão encerradas no dia 08 de novembro. Haverá certificado para os participantes.
PROEX UFMG – Convite “Um ano de contaminação do Rio Doce & um século de luta Krenak” – 07/11/2016
Otávio Henrique – Livro: “Fóruns de Educação no Brasil”
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Marriene Freitas em 29/10/2016 (EDITORIAL – Edição 142 – 28/10/2016 – As lições que as(os) alunas(os) nos dão!
Muito bom!
Ribamar Júnior em 29/10/2016 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 142 – 28/10/2016 – As Razões Pedagógicas para a MP 746/2016/Dalvit Greiner)
Caro Dalvit, ótima reflexão… parabéns!
Patrícia Rocha em 30/10/2016 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 142 – 28/10/2016 – Era uma escola muito engraçada…/Aleluia Heringer Lisboa)
Ótimo texto. Parabéns!!!
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TIRINHA
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