Eleições e Educação Política
Vivemos no último dia 02 de outubro um momento importante de nossa vida política, as eleições de Prefeitos e Vereadores dos mais de 5500 municípios brasileiros. E a cara do Brasil que sai das urnas, na face dos eleitos e das eleitas, não é representativa daquilo que somos. São poucas as mulheres, negros e LGBTs eleitos(as), por exemplo. E, em contrapartida, são muitos os homens, os brancos, os ricos e os que se assumem como heterossexuais. O poder econômico, a despeito da proibição de financiamento por empresas privadas, fez a diferença mais uma vez. Leia mais.
LANÇAMENTO DA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Em comemoração ao dia do (a) professor (a) o Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022 e o Mestrado Profissional Educação e Docência – PROMESTRE, convidam para os lançamentos da Revista Brasileira de Educação Básica e do livro Formação Docente na UFMG: História e Memória, organizado por Luciano Mendes Faria Filho, João Valdir Alves de Souza e Nelma Marçal Lacerda Fonseca.
O evento também contará com uma mesa redonda sobre as questões atuais da profissão docente. Na discussão estará a equipe editorial da RBEB, pesquisadores do PROMESTRE e os organizadores do livro.
O encontro será ás 16h no Auditório Luiz Pompeu de Campos na Faculdade de Educação da UFMG, no campus Pampulha. Mais informações em www.facebook.com/revista.educbasica
NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” do dia 10 de outubro de 2016.
Vamos dar sequência à nossa série de entrevistas sobre a cidade. Essa é a vez de falar sobre moradia. Por isso vamos receber Thales Viotti, representante do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) Minas.
Segunda também tem Educação em Pauta com o professor Luciano Mendes, a Agenda da Educação, a coluna Pensando bem e a Sessão Especial Cinema Falado com Alexandre Pimenta.
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM. Você também pode conferir os últimos programas aqui.
ENTREVISTA
“Série Cidades: Mobilidade” – Professor Francisco Foureaux – D1 Passo
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 3 de outubro, recebeu o professor Francisco Foureaux membro da campanha D1 Passo. O programa discutiu a mobilidade na cidade a partir dos 6 eixos que norteiam a campanha: Andar e Pedalar; Transporte Coletivo; Transporte de Cargas; Automóveis e Motos; Gestão e Recursos Financeiros; Sensibilização para uma Cidade Sustentável.
CONVITE À LEITURA
Belim Beleza – Professor Tarcísio Mauro Vago
Inspirado na obra de João Guimarães Rosa, o Professor Tarcísio Mauro Vago fez na última segunda feira, um passeio pelo cenário cultural do sertão. Com música, causo e poesia um tempo ‘felizinho de aprazível’ para ilustrar os dias com grandes referências brasileiras como Rolando Boldrim e Manuel de Barros.
O Blog do Pensar a Educação continua a debater a reforma do Ensino Médio imposta por Medida Provisória. Sobre isso, o Blog traz uma discussão sobre o tom catequético dos documentos enviados pela Equipe do MEC aos responsáveis, nos Estados, por interpretar e operacionalizar as determinações da MP do Ensino Médio em seus respectivos sistemas de ensino. Além disso, compartilhamos o Posicionamento da Associação Brasileira de Currículo sobre a Medida Provisória 746/2016 sobre o ensino médio.
Uma refutação ao projeto Escola Sem Partido (Parte II) – Matheus da Cruz e Zica – EXCLUSIVO
Defender ideias pautadas nas nobres garantias de um destino comum satisfatório da comunidade passa necessariamente por participar de manifestações, atos públicos e passeatas. Portanto, podemos afirmar com toda segurança que essa cláusula é apolitizante e antidemocrática.
Meu candidato perdeu, porque o povo é burro! – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Se meu candidato ganha, completou-se a Festa da Democracia. Ficamos felizes e contentes. Vamos para a Rua Facebook – o nosso espaço público atual – e fazemos a maior festa. Então, o povo que nos ajudou a eleger o candidato da minha preferência, que é sempre progressista, é um povo inteligente, ordeiro, sabe o que é e dá valor à Democracia. Caso contrário…
Um fisiologismo descarado – Wojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
O fato da reforma se realizar no âmbito da educação não implica que seus pressupostos principais, ou mesmo suas motivações, se inspirem ou dependam de proposições advindas do campo das ciências da educação, ou seja, geralmente a autoridade proponente não é educacional.
De qual Educação Física estamos falando? – Aleluia Heringer Lisboa – EXCLUSIVO
O ensino do esporte educacional na escola demanda outra lógica na organização e implementação das aulas. É conduzido por um professor que passou por uma licenciatura, daí, falar-se em professor (autorizado pelo MEC) e não técnico; estudante e não atleta. Trabalha-se na escola com grupos heterogêneos, com espaços escolares (e não oficiais), o que requer, muitas vezes, a necessidade de adaptar as regras e espaços para atender a todos.
O IDEB e a realidade do Estado do Ceará: o exemplo de Sobral – Pergentina Parente Jardim e Virginia Pereira da Silva de Ávila – EXCLUSIVO
Em setembro de 2016, com a divulgação dos resultados do IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira, nossos olhos se voltaram para a terra de excelentes humoristas, cantores, intelectuais e poetas. Esse índice é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil.
“As lições no pleito de BH” – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho
Eleições de BH deixam uma lição de educação cívica para os moradores. Na conversa com o Jornalista Vinicius Luiz, o professor Luciano Mendes avalia que a educação infantil será o maior desafio para novo prefeito da cidade. A coluna foi ao ar no Jornal UFMG do dia 03 de outubro pela Rádio UFMG Educativa .
“PEC 241” – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira
Esta semana Beatriz Cerqueira continua a discutir a Proposta de Emenda à Constituição número 241 de 2016. A proposta faz parte de um pacote de reajustes fiscal e prevê, entre outras coisas, a flexibilização da verba destinada à saúde e educação. A presidente do SIND-UTE comenta sobre os impactos da proposta para os trabalhadores da Educação.
PLANOS DE VISTA
A queira bem parlamentar – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO
A fim de que você também possa chama-los (e com agilidade) ao debate aqui, reproduzo-o logo mais abaixo com todos os endereços eletrônicos com @s quais queremos (ou precisamos?) interagir. Bem parlamentar, a palavra está, pois, com você também.
ENTREMEMÓRIAS
Da sombra da magnólia ao porvir do Grupo Escolar Governador Clóvis Salgado de 1956 a 1971 – Luciene Teresinha de Souza Bezerra – EXCLUSIVO
O período de criação e instalação do Grupo Escolar Governador Clóvis Salgado coincide com um momento político em que Juscelino Kubitschek, após tomar posse como presidente da República, lançou seu Plano de Metas, que pretendeu alcançar o desenvolvimento de cinco décadas em cinco anos.
Org. Paulo Carrano. Dossiê “Ensino Médio e juventudes”. Revista Educação e Realidade – UFRGS v. 41, n. 1 (2016)
O numero temático da publicação da UFRGS reúne artigos que expressam tanto o interesse pela temática quanto a ampliação do próprio campo de estudos, pesquisas e reflexão sobre as relações entre os jovens e a escola de ensino médio. Escola esta que deveria ser a casa comum da expressiva maioria dos jovens brasileiros não fossem as históricas e persistentes desigualdades de acesso e conclusão deste nível de ensino que sabemos existir, em especial, para os jovens das classes populares.
A Lei Rouanet da Ciência – Professor Evaldo Vilela/FAPEMIG – EXCLUSIVO
Entrevista com o presidente da FAPEMIG, o professor Evaldo Vilela observa os impactos da possível aprovação do Projeto de Lei 5425/16, conhecida como Lei Rouanet da Ciência.
As humanidades – TV UFMG
O secretário-geral do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas da Unesco, o português Luiz Oosterbeek, concedeu entrevista ao jornalista do Centro de Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais Ewerton Martins Ribeiro sobre questões relacionadas ao campo das Humanidades.
Prestes a ser votada, PEC 241 inviabiliza o direito à educação pública universal– Centro de Referências em Educação Integral
Para especialistas e entidades do campo educacional a aprovação desse projeto é um enorme retrocesso para a garantia de direitos sociais, incluindo a educação.
Humanidades podem ajudar a libertar a sociedade de algum lugar onde a ciência pura já não alcança, defende vice-reitora, na abertura do evento – UFMG Notícias
O reitor Jaime Ramírez defendeu, na manhã desta terça-feira, dia 4, maior envolvimento das humanidades na busca de “respostas mais articuladas para os problemas e desafios do nosso mundo” e lamentou a tendência, nas últimas década, de direcionamento de investimentos e esforços políticos mais expressivos para outros campos do conhecimento.
Con $184.000 millones se fortalecerá plan educativo – El Colombiano, Colombia
Las nuevas aulas y las mejoras beneficiarán a los alumnos de unos 36 colegios ubicados en los municipios del Valle de Aburrá. Alcaldes firmaron los convenios. Pese a las inversiones importantes que ha hecho Medellín en educación no ha obtenido los resultados esperados en las pruebas Saber y el Índice Sintético de la Calidad Educativa, Isce.
LIVRE EXPRESSÃO
Dos dois lados da Avenida Cristal… – Aleluia Heringer Lisboa – EXCLUSIVO
Dos dois lados da Avenida Cristal, encontramos professores que não desistem de seus alunos, nem daquele que aqui está, nem daquele acolá. Contudo, uma diferença dá para notar, se aqui tem laboratórios, quadras, mídia e projetos a executar, acolá, falta isso, aquilo e tudo mais.
A “Câmera Sete – Casa da Fotografia de Minas Gerais”, situada na avenida Afonso Pena, número 737, recebe, de 14 de setembro a 5 de novembro, as exposições “O Jubileu do Santuário”, do francês Marcel Gautherot e “Borda”, primeira exposição individual da mineira Anna Paola Guerra. O recorte do tradicional festival de fotografia “Foto em Pauta”, que acontece em Tiradentes, traz para a capital mineira 75 fotografias, um vídeo e uma instalação. A curadoria é do organizador do evento Eugênio Sávio, que também é curador da mostra O Jubileu do Santuário, ao lado de Cristiano Mascaro. Já a exposição Borda, tem curadoria de João Castilho. Mais informações no site da Fundação Clóvis Salgado.
Suzana dos Santos – Convite para submissão de objetos e relatos de experiência – I Encontro das Licenciaturas UFMG
Wemerson Amorim – Interconexão Brasil: Reforma Curricular Universitária
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Vanin em 30/09/2016 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 138 – 30/09/2016 – O novo ensino médio já nasce velho/Isaac Roitman)
Não consigo entender essas ideologias,perdao pela minha falta do saber,pois quando um aluno a distância de licenciatura como eu ,de uma das melhores faculdades federais do pais tem aquele monte de disciplina e muita cobrança, aí eu te pergunto, eu não vou poder cobrar dessa forma do meu aluno? Ou seja o conteúdo passado!
Pedro Demo em 30/09/2016 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 138 – 30/09/2016 – O novo ensino médio já nasce velho/Isaac Roitman)
Muito bom, Isaac. A reforma passa longe dos mais problemas do ensino médio, porque não faz diagnóstico minimamente honesto. Atirar no currículo é apenas manobra para desviar a atenção – o fato clamoroso de que quase ninguém aprende no ensino médio não se deve ao currículo, mas à pedagogia usada na escola, totalmente ultrapassada.
Felicitações
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TIRINHA
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Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022
Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago
Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Coordenação de Pesquisa e Diagramação: Sandra Ribas
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E-mail: – Telefone: (31) 3409-6167
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